Olá a todos e Ajuda

Olá a todos! Sou a Lady e desde que vim de férias que ganhei uma curiosidade imensa sobre RPGs. Estive no Brasil e aparentemente lá toda a gente joga. Assim, procurei informação e indicaram-me este fórum.



Não faço ideia de como começar nem como posso encontrar um grupo de pessoas para jogar (nem que jogo jogar). Por isso venho pedir-vos indicações. :wink:



Espero poder envolver-me com este tipo de jogos, que é completamente novo para mim, e conhecer pessoas interessantes.



Obrigada!

Olá Lady e sê bem-vinda ao Abre o Jogo!



Por acaso ultimamente tenho tido contacto com os fãs de RPG do Brasil e realmente eles lá têm muita gente a jogar. É contagiante não é? :slight_smile:



No Porto e em Lisboa temos organizado Encontros Mensais de Roleplayers onde nos juntámos em sítios públicos a jogar e a conviver. Os encontros também servem para experimentar jogos novos e mostrá-los a quem queira conhecê-los. Estás desde já convidada a aparecer.



Os Encontros Mensais em Lisboa são sempre no segundo sábado de cada mês e apesar de ainda não estar anunciado o próximo será no dia 8 de Setembro a partir das 14h e provavelmente terá lugar no Centro Comercial Alvaláxia do Estádio do Sporting.



O Abre o Jogo também têm umas áreas chamadas Grupos e para o efeito temos também o Grupo dos Roleplayers de Lisboa para o qual te convido desde já. Se fores mais adepta das redes sociais também temos um grupo no Facebook e no Google+. Aparece por lá e faz-te ouvir!, eh eh.



Aprender a jogar RPG pode passar por duas coisas: ler um livro de RPG ou jogar num grupo de jogo que te ensina a jogar. Contudo apesar de existirem alguns aspetos que se mantém de RPG para RPG existem jogos mais diferentes do que outros.



Felizmente existem jogos de RPGs de todos os géneros e feitios. Se não puderes vir jogar connosco nos encontros eu sugeria que procurasses um jogo que tratasse de uma temática de que sejas fã e do qual tenhas muitas referências através de romances e filmes e tal pois muitos dos RPGs focam-se em interpretar personagens e criar histórias. Juntas então um grupo de pessoas que goste desse género de ficção e que possa estar atraída pelo jogo e apresenta-lhe a ideia geral de que é um jogo narrativo e de simulação que se passa como se fosse uma longa conversa onde se imaginam coisas e se usam regras para tornar o uso da imaginação emocionante e organizado.



Pelo teu avatar eu reparo que és capaz de gostar de anime/manga. Existe uma editora americana que tem bastantes RPGs de inspiração japonesa, a Cel*Style. Tenho por aqui alguns dos jogos deles e a maioria é fácil de aprender e ensinar além de que são acessíveis na leitura e alguns têm bandas-desenhadas no próprio livro a ensinar como se joga e tudo.



De qualquer modo vai lançado por aqui as tuas questões que nós vamos respondendo. :slight_smile:


Muito obrigada pela resposta!



Segundo a minha agenda dia 8 está livre, por isso o mais provável é aparecer! Espero que estejam à espera de pessoas que não saibam jogar… :stuck_out_tongue: Digam-me só como vos reconheço, para não andar a perguntar a toda a gente que lá esteja, haha.



Sugeriram-me já que fosse ler livros de regras, mas há /tantos/ que não faço ideia por onde começar. E tenho medo de me empolgar com algum que ninguém jogue. Gostaria de alguma coisa que realmente tivesse muita complexidade, porque criar histórias é uma coisa que realmente gosto muito. Recentemente li um dos livros de DragonLance (os dragões da primavera ou algo do género), que apesar de não ser muito bom tem um conceito muito engraçado e é algo por aí, que dê um livro de 500 páginas, que procuro. Não sou muito fã de universos fantásticos (a realidade real tem tanta coisa gira…) mas estou pronta a experimentar qualquer um.



Juntei-me aos grupos que sugeriste e estou a ver esses jogos meio japónicos, mas parecem-me todos meio esquisitos (samurais a andar de mota, hein? xD)

Não há de ser difícil: vamos estar no 1º piso, em frente à Cervejaria Nacional e por cima da "loja verde". Além do mais devemos ser uns quantos com livros e dados espalhados por cima das mesas.



Devemos estar a anunciar os detalhes do encontro de setembro, cedo cedo.



Por acaso os romances de Dragonlance são baseados no primeiro RPG de todos, o Dungeons & Dragons. Claro que isso não quer dizer que todas as campanhas de D&D se transformem eventualmente numa série de gigantesca de romances, eh eh.



Existem RPGs que jogam durante muito tempo criando coletivamente histórias atrás de histórias e outros que se jogam de maneira mais casual. E também dependa da vontade do grupo, claro.


Pronto aqui está anunciado o próximo Encontro Mensal. Aparece! :wink: