Olá a todos

Olá a todos,

serve este post para me apresentar. O meu username aqui corresponde ao nome da minha primeira personagem numa MUD, nos idos de 94, que depois ficou comigo durante muito tempo, em diversos jogos diferentes, incluindo o Baldur's Gate que ainda estou a tentar terminar :-).

Jogo RPGs há vários anos, principalmente à mesa e em computador. Nunca fiz LARP e, se considerarmos as Aventuras Fantásticas como RPGs, também já me passou a fase. Mas ainda leio fantasia.

Se tiverem paciência para continuar, vou descrever-vos neste post a minha experiência com RPGs, o que vou fazendo e, em suma, apresentar-me à comunidade. Sinto falta de partilhar um pouco com outras pessoas, e penso que este pode ser um bom meio. O site, pelo menos, parece-me excelente.

É verdade que vejo poucas mensagens recentes nos fóruns de D&D em particular e RPG mais em geral, mas aqui fica o meu contributo.

Gosto de RPGs, mas tenho que dizer que o único que joguei até hoje, em mesa, foi D&D. Tenho alguns livros de regras de Pendragon, que é um jogo de que gosto bastante (mas detesto algumas coisas da mecânica) mas nunca consegui convencer os meus amigos a jogar.

O primeiro contacto que tive com os RPGs, muito indirecto, foi quando aos 6 anos li o E.T. e soube que havia uma coisa chamada D&D. Aos 14 conheci as Aventuras Fantásticas, que só deixei muito mais tarde (de vez em quando ainda compro um livro, só para coleccionar, mas tb já não se publicam mais, pelo menos no original). Só aos 17 é que tive um livro de D&D pela primeira vez na mão, o PHB da Caixa Vermelha do D&D Básico traduzido para português. Foi a minha introdução, passei uma tarde na biblioteca municipal do Porto a copiar as regras mais importantes para um caderninho que levava comigo. No entanto, só uns 4 anos mais tarde é que comecei a jogar D&D com uns amigos de faculdade... já lá devem ir uns 12 anos (e já podem saber a minha idade, tsk, tsk).

Desde aí, temos jogado sempre D&D, com um grupo alargado de amigos que chega às 15 pessoas ou mais espalhadas por diversas campanhas. Começámos com AD&D 2nd Ed num mundo criado por nós, passámos uns 6 anos em Ravenloft em 3.0 e 3.5 (em que fui o DM), entretanto houve outras campanhas em que não participei, em mundos criados pelo DM e agora sou jogador (já tinha saudades!) em Dragonlance, na campanha da Era dos Mortais. E com efeito, acabámos o primeiro livro a semana passada, após 2 anos de jogo.

Nunca me cansei de jogar. Tive, sim, muitas desilusões com o meu próprio grupo e o meu próprio jogo, e a dura lição de como não fazer uma campanha. Mas isso abriu-me os olhos, e hoje tenho uma filosofia diferente e uma campanha começada há poucos meses baseada em mini-aventuras e que dê tempo para os PCs aproveitarem a sua fama sem andarem sempre em aventuras.Incomoda-me bastante, actualmente, aquela situação que vemos na campanha de DL em que estou (e que adoro!) em que um PC sobre de nível 1 para nível 9 em um mês, ou o BG, em que num ano um zé-ninguém se transforma num deus ou quase.... depois, no resto da vida, não fazem nada?! E como explicar aqueles heróis que são famosos porque andam aí há muito tempo?

Mas isso era só um à parte. Estava a dizer que comecei uma campanha com alguns amigos meus, tentando iniciar no jogo um velho amigo de longa data, que foi, aliás, quem me apresentou às Aventuras Fantásticas... seria um fechar de ciclo. Esta campanha só teve, para já, uma aventura. Estando supostamente nós num sistema de rotação de DMs, estão dois amigos meus a preparar as próximas aventuras :-)

Em geral, gosto de jogar, mas tenho sempre o apelo irresistível de ser DM. Terminei a minha campanha por falta de motivação e porque achei que ela estava mal estruturada, e já era pouco interessante para os jogadores. No entanto, mantive um relato das sessões todas que está online, embora ainda incompleto. Mas gosto tanto de escrever relatos que também tenho escrito um da campanha DL actual, embora numa perspectiva totalmente diferente: é mais o diário privado da minha personagem.

Finalmente, actualmente jogo também em Play By Forum um jogo de Ravenloft no site referência da comunidade, desde que o Secrets of the Kargatane "ardeu".

Provavelmente, estou a ser demasiado específico, mas se houver aí mais pessoas interessadas em falar de D&D, e em particular destes mundos, contem comigo. Conheço pouco dos outros, mas vou tendo uma cultura geral que chegue para saber do que se fala, à excepção de Eberron.

Tenho interesse em partilhar as minhas aventuras convosco, mas não sei se o meu estilo de escrita se adapta a fóruns. A experiência anterior que tive (a minah campanha de RL) não teve comentários quase nenhuns.

E bem, espero poder continuar por aqui muito tempo e encontrar muitas discussões interessantes. Não vou ler posts atrasados porque demora sempre muito uma pessoa a actualizar-se. Já dei uma vista de olhos e fiquei com a sensação de que estava a ler só coisas com anos de idade...

Bom, até à vista por aí.

Espero que encontres aqui um sítio onde partilhar as tuas aventuras e as do teu grupo.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Olá, eu sou o Pendilhe... tambem eu tenho alguma necessidade de falar sobre esta triste doença, que um dia, por acaso, apanhei de um amigo... isto já la vão 18 anos... enfim. Estou sem jogar há já algum tempo, talvez 5 anos... e a doença foi perdendo a sua força... no entanto de há um ano para cá... comecei a fazer algo que já me tinha desabituado... arranjei um caderninho, onde vou apontando pequenas ideias, cenas de acção que vejo num qualquer filme, uma personagem que pode ser util, algum pormenor hist´rico, ou qualquer lenda que possa ser aplicada numa sessão de D&D... este habito sempre me foi muito util... sempre me ajudou a preencher aventuras, a dar mais cor a uma descrição, ou mais intensidade a uma cena de acção...

Depois comecei a procurar na internet e dei de caras com a 4ª edição. Este facto levou-me a pensar que afinal ainda poderia voltar a jogar, talvez com a nova edição o pessoal com quem jogava sentisse o chamamento... nada mais falso. Dos poucos que encontrei, nenhum mostrou interesse... aparentemente as suas vidas estão demasiado preenchidas com coisa importantes ou então já não têm paciencia para jogos de miúdos..

Então pensei... o que não falta ai é pessoal a jogar. Pois é, mas ninguem que eu conheça... OK... uso a internet... e vou á procura de pessoal que precise de jogadores... e já passaram alguns meses e não encontro ninguem...

Os que jogam, são muito poucos e não precisam de mais ninguem... depois há uns quantos como eu que querem muito jogar ou experimentar e não encontram ninguem...

Ao que me parece o D&D em Portugal morreu, ou para lá caminha como um doente terminal...

MUD ... bons velhos tempo ... Ainda me lembro quando o meu nick era Deos e andava a transformar a raça dos jogadores em pedra para não se conseguirem mexer .... grandes gargalhadas ....

------------------- Jogos Recentes: [img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=sgrovi&numitems=15&text=none&images=small&show=recentplays&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

[quote=aileigc]E bem, espero poder continuar por aqui muito tempo e encontrar muitas discussões interessantes. Não vou ler posts atrasados porque demora sempre muito uma pessoa a actualizar-se. Já dei uma vista de olhos e fiquei com a sensação de que estava a ler só coisas com anos de idade...[/quote]Benvindo ao abreojogo, aileigc. Já vi que te inscreveste no Roleplayers - Porto, mas encontraste este thread? Está actualizado.

Nos RPGs em particular, este site pode te parecer um pouco parado, mas a verdade é que temos um acumular de muitas e diversas discussões sobre os mais diversos jogos, sessões, etc. (não só nos fóruns, como nas páginas de livro, artigos, blogues e múltiplos grupos). Todos os membros já se conhecem, por isso não é costume voltarmos a falar de coisas já discutidas. No entanto, agora tem havido uma nova vaga de utilizadores e espero que todos, tal como tu, se dêem a conhecer e lancem os seus tópicos.