Estive a ler o Grab com atenção por causa da estupidez de ser tão difícil eu e o Jade Spider agarrar alguém, por exemplo e cheguei a uma conclusão que já devia ter chegado antes... >_<
Bonus de multiattack/critical hits (entre outros) aplicam-se também ao Grab.
Resumindo então como funciona um grab:
- Faz-se o ataque normal (usando-me como exemplo: d20+14 contra parry) e depois o efeito é como se fosse uma affliction com dois graus resistida por dodge ou strenght com DC = 10+str (16 no meu caso) e o efeito é o efeito do grab: Restrained (immobile + vulnerable) -> Bound (defenseless + immobile + impaired)
Como é um ataque normal, o DC é afectado por coisas como multiattack ou critical hits, ou seja, pode subir acima do 10+str
Com a vantagem Fast Grab a coisa fica melhor ainda:
- Faz-se o ataque normal (d20+14 no meu caso), dá-se o dano normal (DC21 no meu caso + bonus variados) e depois, como free action podes tentar agarrar como acima (DC16 no meu caso + bonus variados).
Nota: Os "bonus variados" podem ser coisas como o multiattack, o critical hit ou um team attack (no caso do team attack o bonus só se aplica a um dos efeitos - ao DC do dano, ou ao DC do grab, dependendo do que querem ajudar).