O Wave é um novo sistema da Google para trabalho colaborativo, que permite manter conversas em tempo real, partilhar documentos e imagens, e manter um registo permanente de tudo o que é discutido e feito pelos participantes.
Aparentemente, inclui até jogos e um sistema de “lançamento” de dados.
Parecem todos os requisitos para se jogar satisfatoriamente RPGs online. A este propósito encontrei estes artigos que falam das vantagens e desvantagens do sistema:
O problema: o irritante sistema da Google só permite o acesso por convite (como já tinha acontecido inicialmente com o Gmail e com o Orkut). Alguém tem amigos que possam arranjar convites para se experimentar o sistema?
Também estou desejoso de experimentar o Wave para jogar RPG. Acho que fazia maravilhas no nº de campanhas de RPG em que eu podia participar. Mas o raio dos convites… pfff!
[quote=jrmariano]Também estou desejoso de experimentar o Wave para jogar RPG. Acho que fazia maravilhas no nº de campanhas de RPG em que eu podia participar. Mas o raio dos convites... pfff! :|[/quote]Também digo, mas compreende-se que a Google tem este hábito de testar ideias diferentes e de andarem em beta por muito tempo.
Nunca tinha ouvido falar de tal coisa. O que vou agora experimentar com Scion é a versão IRC... Nunca joguei de forma nenhuma senão a tradicional de cinco marmanjos sentados a uma mesa com muita fasta food e coisas que fazem mal :P
Eu já estou lá e estou à espera dos convites cujo envio não é imediato pelo que parece.
Quem me quiser adicionar use o jrnmariano arroba googlewave ponto com
Vou começar a jogar Changeling: the Lost via GW e parece-me que o grande problema é ainda se pensar na ferramenta como um Instant Messenger ou Fórum. Devia ser mais escrita colaborativa num único documento que iria sendo alterado à medida que se vai jogando e da disponibilidade de cada um.
[quote=neonaeon]E não se arranjam uns convites?[/quote]Já 'tás convidado Surf's up!
O mar ainda está um bocado turbulento, ainda não consegui criar folders e ás vezes é preciso reabrir as waves. Como é costume na Google, o potencial é imenso.
[quote=neonaeon]Obrigado. Vamos lá a ver como é que isto funciona com RPGs.[/quote]
Ainda não percebi como é que se arranjam mais extensions ou robots, por isso não estou a ver como que é que se rola dados :) Entretanto, ele ainda demora a processar os convites, por isso temos de dar o devido desconto beta. Já foi abaixo com duas mensagens de erro.
Adicionas o Random Lee e depois vais à pagina de info que ele te dá onde tens os códigos para um monte de sistemas diferentes. E é bastante simples (número de dados)d(tipo de dado)(duasletras que compõem o código)(dificuldade).
Parece que o Dicy([email protected]) ainda é melhor. No jogo de Changeling: the Lost em que participo basta convidar o Dicy e escrever “nwod:número” e ele rola o número de d10s usando as convenções do NWoD.
Além disso pode-se mandar private replies dando apenas informação que apenas um dado jogador tem acesso. Ou colocar applets com mapas do google que se podem anotar ou imagens facilmente acessíveis aos viewers.
[quote=jrmariano]Parece que o Dicy([email protected]) ainda é melhor. No jogo de Changeling: the Lost em que participo basta convidar o Dicy e escrever "nwod:número" e ele rola o número de d10s usando as convenções do NWoD. Além disso pode-se mandar private replies dando apenas informação que apenas um dado jogador tem acesso. Ou colocar applets com mapas do google que se podem anotar ou imagens facilmente acessíveis aos viewers. [/quote]
O Dicy parece ser mais fácil de usar porque não tens de aprender a notação para os dados tipo 2d10ke5 que o Random Lee usa, mas não permite a mesma variedade de sistemas. Para Burning Wheel ou Inspectres, é melhor o Random Lee.
Com todas as funcionalidades que é preciso integrar, qualquer roleplayer tem de se tornar um surfista de primeira água no Wave :)