Oops! - Posts incompletos após upgrade do site

Estava aqui a fazer pesquisa nos meus escritos antigos de Dirtside, e reparei que muitos deles estão cortados a meio. Isto parece ter acontecido durante o upgrade ao portal, há cerca de um mês atrás. Já andei por aí a espreitar, e até agora só encontrei textos meus neste estado, todos eles muito antigos e integrados nas páginas das "campanhas". Não sei se mais alguém teve problemas, mas se repararem em algo de estranho, avisem aqui.

De qualquer maneira, os textos completos estão felizmente disponíveis em backup, e estou a estudar a melhor solução para os copiar automaticamente para cima dos actuais sem ter de andar a fãze-lo um de cada vez e, sobretudo, sem precisar de andar a fazer trabalho de detective para descobrir todos os posts que ficaram cortados. Quando a coisa estiver regularizada, apito aqui.

Ah! Então foi isso que aconteceu aqui:
https://www.abreojogo.com/forum/publicacao_de_um_rpg_portugues/2005/05/imperio_rpg_apresentacao_e_discussao
…no primeiro comentário.

Para já, só encontrei esse corte. Ainda bem que está tudo em backup.

Império RPG

Pois, nesse primeiro comentário e parece que em pelo menos mais um teu comentário nessa thread. Obrigado pelo aviso; só me ocorreu depois que o problema também poderia ter afectado alguns comentários.

Parece que o problema é de uns caracteres especiais, que confundem o script de upgrade e o fazem passar à frente do resto do texto. Comigo deu-se bastante com posts antigos porque naquela altura eu escrevia muito offline, em Word ou Outlook, e as aspas direitas que esses programas criavam parecem ser as culpadas da maioria dos meus problemas.

Contigo já não tenho tanta certeza... parece que no caso daquele teu primeiro comentário, por exemplo, o erro se deu num simples caracter maiúsculo e acentuado, "Às"... weird.

Enfim, mais uma razão para fazer o update como deve ser a todos textos antigos e copiá-los por cima dos actuais, tendo em atenção para não fazer desaparecer nenhum deles que por acaso tenha sido actualizado desde então. Hei-de apitar daqui a alguns dias, quando a coisa estiver resolvida. Até lá, se encontrarem mais exemplos, vão postando aqui... sempre ajuda.

Bom, quanto a este assunto, está finalmente resolvido. Tínhamos cerca de 30 posts (de um total mais ou menos 1100) e 15 comentários quebrados (de um total de quase 4000), e já foram todos restaurados à sua glória inicial.

Tenho quase a absoluta certeza que não escapou nada, mas ainda vou fazer uma prova dos nove por outros métodos para confirmar. No entanto, se notarem alguma coisa de esquisito por aí, já sabem, apitem!

Já agora, por curiosidade, o problema eram dois símbolos/caracteres cujo código se corrompeu algures e que quebravam o script que fazia o upgrade à base de dados.

Os posts afectados eram essencialmente meus e bastante antigos, pois um desses caracteres (aspas curvas direitas) vinha de transferir para cá por copy&paste textos escritos noutros meios (word; outlook express), coisa que eu fiz bastante nos inícios do site quando não tinha internet disponível fora de casa. O outro caracter, curiosamente muito menos comum, é o "À", que por alguma razão volta e meia se transformava em "ÿ", que esse sim dava cabo do script.

Mas pronto, não precisam de se preocupar com nada disto. A base de dados usa agora um formato de codifição para os carecteres especiais muito mais robusto e que se tornou o standard mais usado. Foi exactamente a conversão dos dados do antigo para o novo formato que originou os problemas ao encontrar caracteres mal codificados.

Boa, menz!
Sempre em cima do acontecimento! :wink:

Da minha parte n detectei nada, mas é bom ver que tás sempre atento a esses pormenores.
Vou continuar (a fingir que tou) a workar.

té logo