Opinião sobre jogos

Nos ultimos 2 fim-de-semanas intruduzi 2 casais amigos na paixão pelos boardgames. Eles estão a adorar e apenas jogaram 2 jogos. Começei pelo carcassone e depois o catan. O primeiro gostaram, o 2º assim-assim.

A opinião que peço é qual o passo seguinte. Eu tenho o Puerto Rico e o Through the age, mas tenho receio de dar um passo maior do que o desejavel. Também tenho alguns jogos desportivos, mas as meninas ja torceram o nariz (formula de e leader 1).

Neste momento estou inclinado para comprar 1 destes jogos, mas estou aberto a todas as susgestões:

Stone age (nunca joguei,mas parece um pouco identico na mecanica com o puerto rico)

Caravelas

Vintage

Qual a vossa opinião?

(o objectivo final, a médio/longo prazo, será eles terem interesse por jogar um Dominant Species por exemplo :))))

Eu avançava para o Puerto Rico. Se explicares bem e com calma (com um ou dois turnos a fazer de conta para eles perceberem a mecânica), não terás grandes problemas. E evitas comprar esses jogos que pelo que ouço são bastante medíocres.

O Puerto Rico não será um passo demasiado grande se tiveres cuidado a explicar o jogo, levar a explicação com calma mas sem demorar demasiado.

Pude ver que estás localizado no Porto. Uma boa opção será aparecerem num dos encontros regulares. Se avisares antes podem ser levados jogos mais intermédios para experimentarem e verem como se dão com eles. Tenho vários títulos que podem ser adequados à habituação a mecânicas diferentes.

Boa sorte!

Puerto Rico é, de facto, uma boa opção para cativar a atenção a possíveis "presas".

Agricola, Power Grid e Steam / Age of Steam são outros jogos que emocionalmente deixam a sua marca, mostram todo um brilhantismo que já os tornou verdadeiros clássicos neste mundo de jogos de tabuleiro modernos.

Os que referes são títulos que não serão tão abrangentes no que toca a avaliações. Não faz deles maus jogos, longe disso.

Como normalmente se recomenda, tenta experimentar antes de comprar.

[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Obrigada pelas vossas prontas respostas.

Acho que vou mesmo arriscar o Puerto Rico. Tenho jogado muitas vezes este jogo no https://en.boardgamearena.com/#!welcome . Aliás se quiserem uma partidinha lá...Tongue out

Maligur obrigado pela sugestão. Um sabado que tenha livre à tarde (normalmente trabalho) vou aceitar o convite.

Já agora aproveito para puvir as vossas francas opiniões/experiência sobre o rallyman e dominion.

Obrigado desde já.

Nada a agradecer.

Nota que os encontros de Sábado são, normalmente, só no último Sábado de cada mês.

Quanto ao Rallyman, nunca joguei ao vivo. Experimentei o módulo Vassal mas não fiquei muito convencido.

Não sou grande adepto de Dominion, nem de nenhum outro deck building, com a possível excepção de Famiglia, se se considerar esse um jogo desse tipo. Embora perceba porque tantos gostam tanto do jogo, o Dominion, a mim não me entusiasma.

Para além do que já foi dito, adiciono o seguinte:

-Ticket to Ride

-Pandemic

Eu não gosto do Ticket to Ride, nem de jogos do género, mas é capaz de ser o 3o maior gateway game do mercado e é um sucesso com o sexo feminino (que não percebo mas ok).

O Pandemic serve tanto como gateway como jogo regular. Os outros (Catans, Carcassones, Tickets to Ride) jogas umas vezes, achas piada e passas para os próximos, o Pandemic jogas umas vezes, gostas, jogas outra vez, jogas outros jogos, voltas ao Pandemic... :)

Das "alternativas" só experimentei o Stone Age e fica muitos furos abaixo de outros jogos semelhantes como o Agricola.
O Puerto Rico é "O Jogo" segundo alguns (não eu!), é sempre uma aposta segura, mas somente após a introdução dos gateway games. Apesar de ser "a moda" o Dominion é um bocado make-or-break... o facto de ser um jogo só com cartas não apela aos iniciantes, só depois de umas sessões de outros jogos é que inseria o Dominion ou um outro jogo de cartas.

Das novidades frescas do mercado asseguro-te que Quarriors! é o next-Gen dos gateway games. Faz sucesso em qualquer grupo, sejam ou não jogadores.

Pandemic: Joguei umas vezes.. e gostei... mas dá-me a escolher entre um pandemic e um catan e eu não penso duas vezes... a ilha ganha... Wink

mas isso são gostos...