À uns meses atrás fui iniciado nestas andanças dos jogos de tabuleiro por um conjuncto de amigos que me convidaram para uma jogatana de Settlers of Catan.
Depois de muitos re-encontros foi-me oferecido neste Natal um jogo chamado Carcassonne mais expansão. Investiguei um pouco sobre o jogo antes de o abrir e esse jogo não me pareceu que valesse uma prenda de Natal e decidi trocar ambos por "Os Descobridores de Catan" pois sendo eu já viciado no jogo tinha de o ter e "premiar" quem o desenhou.
A versão que comprei, é a versão portuguesa da Devir, uma versão esteticamente diferente da versão que tinha estado a jogar. Só depois de abrir notei algumas diferenças que me deixaram preocupado:
- As cartas parecem ser mais pequenas.
- Os hexagonos têem imagens diferentes.
- ...
O meu problema é que pretendo comprar as expansões (que penso não existirem da Devir) e seria muito mau ter por exemplo cartas de tamanhos diferentes das expansões. Também lí algures que se vendem as cartas à parte, mas gostava de saber opinões de gente mais experiente que eu nestas andanças...
Ainda há umas semanas atrás alguém comentava algo sobre as diferenças entre as várias edições do Catan; já não me recordo do que diziam, mas és capaz de ter razão e precisar apenas de substituir as cartas da versão portuguesa. Vamos ver o que o pessoal te responde.
Infelizmente tens razão. A versão portuguesa é baseada na versão alemã e não na versão americana da rio grande. Pelo que por esse motivo as cartas são diferentes.
A Devir já editou uma expansão seafareres of Catan que, na minha opinião não traz nada de novo ao jogo. A única expansão que merece a pena ter é Cities and Knights, que ainda não joguei, mas que os meus amigos viciados em catan afirmam que é muito boa. Desde que passaram a jogar Cities and Knights não jogam mais à versão original.
Seja como for, as cartas são diferentes e nesse aspecto ficas com a vida dificultada. Vais ter umas cartas maiores que outras.
É verdade que a expansão do Citie and Knights é a melhor, mas a seafarers tambem vale a pena porque vem com barcos/agua o que te permite fazer ilhas.
Quanto às cartas: estou na mesma situação que tu (base portuguesa, expansoes inglesas). O que eu fiz foi pegar em cartas de magic e atribuir uma cor a cada matéria prima. Não é bonito mas funciona.... E é mesmo verdade: depois das expansões já não voltas atràs
Pois, parece que vou ter de gastar mais 8€ alem dos 39€ que este jogo me custou... Um erro que não se percebe desta edição de Catan...
Quanto às expansões, já joguei aos Seafareres e acho que vale a pena. Segundo li o autor deste clássico tinha esta expansão incluida no jogo inicial, mas a editora quis simplificar o jogo desiquilibrando um bocado o mesmo. É que se jogarmos só aos Settlers iremos reparar que as ovelhitas são o elo mais fraco dos recursos, sendo só aproveitadas quando na expansão nos fazemos ao mar e construimos vias marítimas (barcos).
Do Cities and Knghts muitas coisas boas li e ouvi dizer... Dizem que acrescenta mais estratégia ao jogo e estou desejoso de experimentar...
Se alguem tiver umas expansões para vender em bom estado que não se sinta rogado em contactar-me :P
PS: Sou de Lisboa e trabalho bem próximo de onde fazem os encontros de boardgames, e por isso prometo passar por lá, mas só para fevreiro que ando ainda com exames a morderem-me os calcanhares.
em relacao as cartas posso tambem ajudar de uma outra maneira as cartas para o settlers em ingles tambem podem ser compradas a parte.
Nos na loja mandamos vir estas cartas so por encomenda.
Abraco
Phillip Moringer & Regina Fernandes
Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa
Desculpas, desculpas! Assim não vais lá! Aparece uma destas quartas-feiras durante uma horita ou duas; não é por isso que vais chumbar, eheh. (Vais é chumbar depois, quando ficares viciado e começares a aparecer todos os dias para muitas horas de jogatana, LOL.)
Acho que há lá um Settlers e uma expansão Cities & Knights abertos (e também um Settlers of the Stone Age) para o pessoal usar a seu bel-prazer, portanto a diversão é garantida!
Não sei se as pessoas não pensam que teem de comparecer àquela hora exacta e ficar exactamente até às 22. Podes mudar o texto das quartas?
- 23:00 em vez de 22
- aparece nem que seja por 1 hora, que o pessoal arranja sempre maneira de mudar o jogo ou propor um diferente. Duas horas então é perfeito.
- podes aparecer a seguir ao jantar, mas se apareceres antes das 20:00 combina-se sempre pizza ou um restaurante proximo ou sandes no local
- não precisas de conhecer absolutamente ninguem: a maior partes dos presentes começaram assim..... Se tiveres curiosidade e/ou vontade, já estás integrado automaticamente
Parabens pela aquisicao do Catan! Eu tambem comprei no inicio uma copia em portugues da Logojogos que era igual à versao alema. Vale bem a pena as versoes alemas uma vez que os preços sao metade dos americanos quando se encomenda de uma loja online alema (há muitas, basta dar uma olhadela ao BGG.CC).
Um conselho de quem por lá passou, o investimento em expansoes para o Catan é um pouco perigoso, por um lado mata-se a vontade de continuar a jogar um jogo fantastico, por outro lado podia-se investir em titulos novos e com mecanismos diferentes. Por 20€ que é o preço médio de uma expansão em alemão compram-se coisas INCRIVEIS!
A insistencia em continuar a jogar Catan durante muito tempo custou-me alguns adeptos para a modalidade que já estavam fartos do raio do jogo. No meu caso, com à vontade uma centena de Catans jogados, continuo a gostar do jogo, mas sempre que posso não lhe pego mais. Tornou-se uma boa recordação.