Os mal-amados Aspects

Há quem diga que, em qualquer RPG, cada folha de personagem é uma carta de amor para o GM onde os sonhos e os sentimentos de cada jogador são expressos em relação aquilo que vão jogar. Se isso for verdade para folhas que são só um conjunto de números ou bolinhas, ainda mais é verdade com os Aspects de Fate. Mais do que meras anotações na margem da folha, os Aspects são a parte central deste sistema e, por isso, são os parágrafos mais significantes das suas “cartas de amor”. Por isso, é bom evitar aqueles dramas em que o mestre-jogo diz com a voz embargada pela emoção “mas tu escreveste-me isto na folha” e o jogador responde indiferente “se calhar, já nem me lembro”. Da parte de cada jogador, os Aspects representam aquilo que supostamente querem ver invocado e compelido em jogo. Entre todos os jogadores, o conjunto dos seus Aspects, na sua forma e no seu conteúdo, determina respectivamente o tema e o assunto da campanha que vão jogar.


No nosso caso, como seria de esperar, a dificuldade que vocês têm em criar personagens faz-se notar mais quando chegamos aos Aspects. Além disso, como vocês normalmente fazem as personagens sozinhas e têm gostos diferentes, o conjunto dos vossos Aspects tende a ser heterogéneo com praticamente nenhum ponto em comum, ou seja, assim torna-se impossível para mim criar cenas que engatilhem Aspects das duas personagens. Claro que, nem oito nem oitenta, os Aspects devem expressar a individualidade de cada personagem, mas também não pode chegar ao ponto em que se olha para as folhas das personagens e não se percebe como é que elas podem pertencer à mesma campanha.

Deste modo, aqui fica este tópico para tratarmos dos aspectos da nossa campanha. Com muito amor :wink:

Eu irrito-me com os aspects porque:

a) Tenho dificuldades em exprimir o quão grande e complexa é a minha personagem em meia dúzia de pequenas frases, sobretudo em PORTUGUÊS.

b) Tu nunca gostas do que eu escrevo, e na personagem anterior tivemos que escrever, reescrever e contraescrever até ao ponto que eram os aspects que tu querias, e não eu.

Logo, n me lixes, pq foste TU que me fizeste odiar Aspects. E btw, se eu quiser escrever uma carta de amor ao GM, escrevo uma GRANDE, com palavras e frases, não aspects e bolinhas.

___________________________________________

https://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

[quote=LadyEntropy]a) Tenho dificuldades em exprimir o quão grande e complexa é a minha personagem em meia dúzia de pequenas frases, sobretudo em PORTUGUÊS.[/quote]Por isso, agora vamos experimentar em Inglês. E uma dezena de pequenas frases sempre é mais do que normalmente se escreve sobre uma personagem numa character sheet. Mais até do que, por exemplo, Primetime Adventures que também tem algo semelhante nos seus Traits + Issue.

[quote]b) Tu nunca gostas do que eu escrevo, e na personagem anterior tivemos que escrever, reescrever e contraescrever até ao ponto que eram os aspects que tu querias, e não eu.[/quote]Não cheguei a pensar do ponto de vista do meu gosto, mas sim preocupado com o que poderia vir ou não a compelir mesmo só em relação à tua personagem ou em consonância com a da Inês. No fundo, estamos todos a aprender como é que os Aspects funcionam.

Hight Concept: Favored by Destiny
Apesar do sistema ser por vezes complicado, a verdade é que, por a+b+c, os aspects dão ao jogador o poder de fazerem a sua própria sorte e ditarem o destino do seu personagem, ou seja, quando os aspects começam a acumular, não há mau lançamento que resista aos múltiplos re-rolls e bónus +2 que essencialmente permitem que cada jogador use os seus fate points para escapar ás probabilidades e garantir um mínimo de sucesso.

Trouble: You Don't Know Me
Claro que, para ganhar fate points, é preciso que a personagem corresponda ao destino que está para ela traçado - algo que seria bastante restritivo se esse destino não fosse escrito pelo próprio jogador e possivelmente alterado por ele de sessão para sessão. O problema aqui é que nenhuma personagem se pode dar ao luxo de ser indecifrável ou ambígua, aquele eterno enigma para toda a gente que está na sessão menos para o jogador que a criou (e, se calhar, até para ele). Pode até ser isso in-character, mas se o mestre-jogo não perceber o que os aspects da personagem querem dizer e como os pode compelir, ela não vai ter fate points e isso é como ter um belo carro para andar mas não ter combustível.

Other Aspect #1: Not Set in Stone
Criar uma personagem antes de se começar a jogar até é fácil, o difícil muitas vezes é criar-la durante o jogo, é conseguir desenvolver-la e fazer-la evoluir ao longo de circunstâncias inesperadas e decisões difíceis a partir das quais não é possível voltar atrás. Felizmente que, no mínimo, é sempre possível alterar um Aspect por sessão, ou seja, a lista de Aspects que é criada inicialmente não tem que - nem deve - tentar encapsular tudo o que uma personagem foi, é e alguma vez poderá ser ao longo de uma campanha. Pelo contrário, um jogador pode mesmo pensar neste ou naquele Aspect mais de curto prazo que reflictam alguma situação que esteja a passar-se muito recentemente e que talvez até se resolva já na próxima sessão ou história.

Other Aspect #2: Mark My Words
Muito mais do que uma anotação que um jogador escreve na folha da personagem para se recordar de como ela é, os Aspects são principalmente uma forma de transmitir a nossa personagem ás pessoas com que estamos a jogar. Mais do que isso, em todas as suas variantes, os Aspects são uma forma garantida de ninguém à mesa se esquecer de qualquer coisa importante que tenha sido dita sobre o que se está a passar in-character. Tudo o que o mestre-jogo ou qualquer jogador disser sobre o mundo em que se está a jogar pode eventualmente se tornar num Aspect e servir assim para sublinhar algo de relevante, interessante ou divertido.

to be continued... ;)

Other Aspect #3: I Make My Own Rules Não há regras, apenas conselhos sobre que aspects será melhor criar. A única condição que obviamente necessita de ser cumprida é eles servirem tanto para ganhar fate points como para gastar-los. De resto, um jogador pode optar nomeadamente por só criar Aspects mais sociais ou só sobre as posses da sua personagem. Os Aspects não têem qualquer número que os classifique, mas vários Aspects podem ser criados para diferentes facetas da mesma coisa relevante para a personagem, como, por exemplo, ter três Aspects para definir a magia que a personagem é capaz de fazer.

Other Aspect #4: Not Like Everyone Else
Ao contrário das skills, nos Aspects, um jogador não customiza números mas sim palavras que tornam a sua personagem única. Por isso, colocar, por exemplo, só “Forte” num Aspect é desperdiçar uma oportunidade para expressar algo que diga respeito apenas a esta personagem. “Forte” em quê? Ou graças a quem? Ou até que ponto?

Other Aspect #5: Be Careful How You Say It
Para além de serem únicos no seu conteúdo, os Aspects são também personalizados na sua forma, na linguagem que é utilizada pelo jogador. Por exemplo, “Rightful Sovereign of Westeros” e “Da Big Boss 'Round Here” podem até referir-se à mesma coisa, mas não parecem dizer respeito à mesma campanha de tão tematicamente diferentes que são. Os jogadores devem, por isso, ser coerentes nos seus Aspects tendo em conta os Aspects uns dos outros.