Para o grande INVICTACON 2009, queria primeiro organizar uma sessão aberta a quem nunca jogou um RPG (contando também com a ajuda/participação de quem já joga). Pensei em várias hipóteses e fiquei virado para esta:
Quem não se lembra dos Ghostbusters dos anos 80? As incrições estão abertas para novos caça-fantasmas dispostos a vencer o sobrenatural com um sorriso nos lábios. A sessão deverá começar por volta das 15:00 do dia 12 de Setembro e terminar pelas 19:00, contando com a participação de quatro a oito jogadores. Pré-inscrevam-se já respondendo neste tópico. Não é preciso levar nenhum material, só vontade de jogar.
À noite, estava a pensar fazer algo completamente diferente, orientado para o design de RPGs nacionais, na linha do que se tem discutido aqui no abreojogo ultimamente. O RPG WORKSHOP será um encontro de mostra-e-conta onde cada participante levará um projecto seu para ser apresentado e discutido por todos os participantes. Tanto pode dar para apresentar jogos já practicamente prontos como ideias embrionárias - o importante é entrarmos em contacto, reconhecermos os trabalhos uns dos outros e eventualmente aprendermos alguma coisa.
Outro objectivo deste RPG Workshop é potenciar uma eventual colaboração dos participantes em projectos nos quais os seus talentos se complementem. Lembrem-se que publicar um jogo é algo que involve não só construir mecãnicas como também escrever de forma expressiva e criativa, elaborar design gráfico/web, encontrar a melhor forma de o distribuir, etc.
Para mostrar, os participantes poderão levar qualquer material que já tenham feito para o jogo, desde folhas de personagem a anotações para um livro, mapas, artwork, fotografia, inspiração avulsa, hand-outs, etc.
O mostra-e-conta começará em ambiente descontraído por volta das 21:30, dependendo da hora da janta no INVICTACON. A duração do evento dependerá do número de participantes, por isso pré-inscrevam-se já respondendo neste tópico.
Para ambos os eventos, as pré-inscrições servem para eu me preparar conforme o número de pessoas e para podermos discutir possíveis alterações que queiram fazer aquilo que que propus.
Queria também lembrar que estes são apenas os meus planos para o dia 12 de Setembro. Outras pessoas poderão organizar outras coisas, pelo que - espero eu - poderão haver muitos outros eventos de RPG no INVICTACON.