Os Patronos do Mês do Grupo Boardgamers Porto

O que é um Patrono?

Um patrono é alguém que Protege e Defende algo e num sentido mais alargado, alguém que testemunha a iniciação de alguém, como se de um Padrinho ou Madrinha se tratasse.

É neste sentido que se convidam os Membros do Grupo Boardgamers Porto a aderir a uma iniciativa que busca sensibilizar e premiar a vinda de novos membros para o Grupo.

O Patrono e os Protegidos

O Patrono será sempre alguém que frequentou pelo menos 2 sessões de jogos (Semanais, Mensais ou Nacionais), e que propõe alguém novo ao Grupo e às sessões.

O Protegido será sempre alguém que nunca tenha ido a uma sessão do Grupo e pode ser apresentado pelo Patrono ou, no caso de não ser apresentado por um Patrono, ser-lhe designado um Patrono.

O que se ganha, tornando-se Patrono?

Antes de tudo, mais um jogador à mesa! Mas sim, há qualquer coisa no final.

Em 1º lugar, tornar-se Patrono obriga a um pequeno investimento de 4 VPs.

Mas não se assustem, estes 4 VPs são um investimento numa Bolsa, e só se investe com o primeiro Novato que se apresenta num Mês, podendo durante esse Mês apresentar vários Novatos.

Qual o retorno?

O retorno da benfeitoria é uma agradável surpresa. No início do Mês seguinte vamos dividir o valor apurado pelos Patronos numa proporção 60/40, sendo que o Patrono irá beneficiar da Parcela maior.

Entre todos os Protegidos apresentados, iremos sortear um deles para ser o feliz contemplado com a parcela menor.

Mas atenção que não é o valor que vai ser distribuído! Serão escolhidos 2 jogos pelo Patrono (dentro dos valores apurados) e estes serão adquiridos para serem entregues, 1 ao Protegido sorteado e o outro ao seu Patrono.

O Patrono pode abdicar de parte ou todo do seu valor em benefício do Protegido, assim como pode escolher jogos acima dos valores, tendo que cobrir o montante em falta.

E se o valor não for significativo?

Quando o valor total apurado não é significativo, todos os Patronos decidem se vai haver sorteio ou não. Caso o valor seja suficiente para adquirir um jogo e os Patronos concordem, realiza-se o sorteio e apenas o Protegido recebe o Jogo.

Se finalmente o valor não justificar o Sorteio, acumula para o Mês seguinte, sendo que os Patronos e Protegidos transitam também para o Mês seguinte.

Recém-chegado e sem Patrono?

Quando alguém chega ao Grupo sem que tenha passado por um Patrono, é-lhe atribuido um Patrono de entre os presentes que manifestem vontade de o ser. Caso existam vários pretendentes a Patrono, tira-se à sorte a Honra, lançando um D6 cada um dos pretendentes - o valor mais alto fica com a Honra.

Dúvidas? Exponham-nas aqui!

Está na hora de entupir o trânsito à Porta dos encontros semanais e mensais!

Toca a levar os amigos aos jogos - pode valer um jogo!

Atenção que os VPs mencionados acima são mais linguagem pictórica, no mundo real é pilim mesmo.

Se a ideia não resultar, não se perde nada. Todos recuperam os seus VPs e continuamos a nossa vidinha.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

As minhas desculpas pelo mailing ilegível!

Espero que a iniciativa seja do vosso agrado.

Precisa-se voluntário para tomar conta do "pilim". Vou preparar umas brochuras de introdução à iniciativa, e umas fichas de registo dos Novatos.

As fichas de registo vão servir para no final do mês sabermos quem vai a sorteio e ficar com um contacto das pessoas, para as podermos informar do desfecho.

As entradas de Patronos e Protegidos e o resultado será actualizado e anunciado aqui mesmo.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

É como dizes, não se perde nada em tentar - para além do teu trabalho, como de costume! Para mim não vai ser fácil arranjar um Protegido, mas vou esforçar-me.

Ainda vais arranjar maneira de irmos todos presos!! Parecem aqueles esquemas da pirâmide ou o jogo da bolha! :P

Tou a brincar!

Por mim podemos tentar, pode ser uma forma de cativar o pessoal para angariar mais membros, e ao mesmo tempo ganhar uns jogos.

O protegido, para ser considerado protegido também não deveria participar num numero minimo de sessões?

Quando é efectuado um sorteio e atribuido um jogo, não seria melhor excluir o sorteado pelo menos do próximo sorteio, a fim de aumentar as probabilidades de quem não foi comtemplado?

O ideal, no meu ponto de vista, seria excluir os sorteados até todos serem contemplados, mas no caso de estar sempre a entrar pessoal novo talvez se torne pouco motivador para quem já foi agracejado pela sorte...

Deixo aqui estas minhas dúvidas e sugestões caso as queiras tomar em conta, mas a iniciativa parece-me bem.

Vamos ver o que o resto do pessoal diz.

Eh pá, é para o que me deu nestes últimos tempos!

O que proponho é um Protegido que vai a sorteio a dada altura, não poderá voltar a entrar num sorteio como Protegido, mas sim como Patrono.

Ou seja, só se é protegido para um sorteio, nunca para mais do que isso, dpois pode é tornar-se Patrono.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Ok, não tinha percebido assim. Dessa forma é mais justo.

Acho a ideia inteligente é sempre uma forma de cativar mais pessoas, mas tambem acho que o protegido deveria ter de estar presente num numero minimo de sessões nem que fosse 2, seria mais justo e mais real para se evitar as pessoas irem e não voltarem, a ideia é a permanencia pelo que entendi e não o sasonal, daí ser necessario cativar pessoas sim mas com o sentido da contunuidade...penso eu.

Ou....

Poderia-se fazer com um jogo por mês para o protegido para uma maior cativação e anual para os patronos, por exemplo os 5 que angariassem mais pessoas ou qualquer coisa nesse sentido, apostar na continuidade.

Quanto a ideia acho excelente.

Já agora quanto ao mail ilegível estas desculpado de vês em quando é sempre bom ler Chinês...brincadeira.....

Não é relevante se o novato só vem aquela vez em que se torna protegido, até porque se lhe calhar um joguito ele volta.

Vou dar um exemplo de como pode funcionar.

Trazes "Fulano" pela primeira vez a uma sessão e passar a ser o seu Patrono. Nesse mês há sorteio. Ele não voltou a aparecer entretanto.

No sorteio "Fulano" ganha um jogo e tu também. Maravilha!

"Fulano" volta para receber o seu jogo, e eventualmente volta porque quer jogá-lo de novo, mas traz um amigo. Torna-se Patrono do amigo.

Por uma feliz coincidência o seu amigo tem a sorte de ser o bafejado pela sorte e receber um Jogo (assim como ele).

Em 2 meses recebe um jogo de "borlex" e outro por apenas 4VPs. (Isto é hipoteticamente!).

Não me parece que haja necessidade de obrigar os novatos a virem "X" número de vezes às sessões. A ideia é passar a mensagem e ao mesmo tempo poder ser premiado por isso.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»


Não entendeu alguma palavra, expressão ou abreviatura? Vá aqui!

Visto dessa forma parece-me bem, acho que pode realmente ser uma solução interessante.

Aparece mais vezes.

"Se o hábito faz o monge e o mundo se diz iludido, que dirá quem vê de longe um ladrão bem vestido." - António Aleixo