Partindo do tópico "O mercado do RPG em Portugal":
[quote=Rick Danger]Parafreseando os Buggles, "Internet killed the RPG star".[/quote]
[quote=Tiago]O problema que o Rick sugeriu também deve ser um dos factores, com a internet muitos destes jogadores sacam o pdf e não compram material, ao contrário dos board games que apesar de possível são um pouco mais difíceis de "piratear".[/quote]
[quote=Lord Sauron]Realmente para ter mercado, precisa da oferta.... e se continuar havendo PDF´s disponíveis, aí é k não ah mesmo mercado!!! os próprios jogadores podem acabar com um mercado que nem começou, e reclamam depois![/quote]
[quote=jrmariano]Não acho que os PDFs levem o mercado do RPG à ruína. Quem descarrega os PDF ilegalmente da Internet provavelmente nunca iria realmente comprá-los ou deseja fazer uma compra informada e aprecia a prévia completa. Além de os PDF terem permitido muitos criadores independentes lançar os seus jogos sem grandes custos.[/quote]
[quote=Lady Entropy]Não podia concordar mais com o mariano em relação a isto, e já tive discussões ad nauseam com o Rick sobre o assunto. Pirataria não vai matar o RPG. A crise talvez, mas não a troca legal (e ilegal) de PDFs. Para começar, relembro que recentemente um grupo ingles independende realizou um estudo (para DVDs e musica acho) que comprovou que os "piratas" são o grupo com mais tendencia de comprar o original depois de downloadarem uma copia ilegal.[/quote]
Acho que é difícil saber ao certo qual é o efeito da livre disponibilização de conteúdos digitais sobre o mercado dos RPGs. Se, por um lado, é relativamente fácil de contar o número de vendas que se conseguiram fazer porque o cliente pôde ver o material no seu computador - por outro lado, é bastante difícil de saber quantas vendas se perderam porque o cliente considerou que imprimir/visualizar o PDF era suficiente.
Recentemente, a famosísssima Wizards of the Coast declarou estar preocupada com a crescente pirataria no hobby e que, por cada cópia que se venda de um livro, há dez cópias que são pirateadas (podem ouvir esta entrevista no podcast TGTT).
Agora, é certo que, para os autores independentes, os PDFs são uma benção caída do céu, permitindo-lhes publicar os seus jogos com muito menos investimento de capital e uma muito maior margem ganha por cada livro descarregado.
O que é que vocês acham?