Bom, depois de muito analizar, e ler os foruns, consegui por fim perceber a lógica retorcida por trás das acções sem nexo da White Wolf.
A primeira questão é: PORQUÊ? Porquê dar-se ao trabalho de perseguir o "Little Man"? Porque alienar grupos de jogadores, irritá-los e habilitar-se basicamente a que eles lhes façam um manguito e continuar a fazer como fizeram até aí? Afinal, imagine-se que se diz a um jogador "Olha pá, isto é ilegal, mas é isso ou pagar 20 Euros por ano MAIS o dinheiro para jogar conosco?" -- decerto que o jogador prefere quebrar a lei irritante.
Então PORQUE? É dificil senão impossível perseguir os pequenos grupos. É impossível acreditar que alguém vai pagar 20 euros por ano para poder comprar uma pizza em conjunto com os amigos durante a sessão de tabletop.
Foi aí que consegui perceber a questão. Os grupos de jogo pequenos que existem por todo o mundo não são o objectivo da White Wolf. Ele não são estupidos. Eles sabem que é quase impossivel enforçar esta politica. O objectivo deles é algo muito maior.
São os grandes grupos americanos. Grupos decididamente anti-Camarilla (a organização oficial de LARP da WW) -- que são tão bem organizados ou melhor e bem mais populares. Grupos que enquanto existirem, são uma ameaça para a WW porque apresentam melhores condições, menos exigências e menos cretinisse (que é uma coisa que até os membros da Camarilla se queixam) por um preço bem mais barato (porque sim, para seres parte da Camarilla pagas 20 Euros por ano e os beneficios são.... seres parte da Camarilla... e .... recebes 20% desconto em produtos WW durante Cons... ena ena que bom. Em contrapartida e para alem de pagar, és obrigado a dobrar-te ás regras deles, jogar a história ditada por eles, e apresentar relatóriios exaustivos).
Sei de grupos destes que têm centenas de pessoas. Centenas de pessoas que (obviamente) têm que ser alojadas em locais alugados para o caso (uma coisa é conseguir lugar para 30/40 pessoas --sempre há garagens -- agora tentem meter 80 ou 90) -- por isso o desejo deles de especificar que "QUALQUER GANHO DE DINHEIRO" e não "QUALQUER LUCRO". Porque estes grandes grupos roubam gente à Camarilla.
Estes grupos grandes têm 2 maneiras de reagir: ou se negam a pagar (logo não podem jogar, logo menos concorrência para a camarilla) ou pagam, e de repente temos 100/200 pessoas a pagar 20 Euros por ano para poder jogar (ou seja 2.000 a 4.000 por ano -- nada mal). E note-se que isto é um grupo só. Que existam 10 grupos destes... façam os calculos. A WW sai a ganhar na mesma.
E a desvantagem destes grupos grandes é que não se podem esconder como os grupos pequenos de algumas dezenas de pessoas. Organizar jogos para 100 e muitas pessoas requere espaço, tempo, organização... e claro, publicidade. É impossivel não gerar dinheiro com isto (para jogos deste calibre, está fora de questão os GMs pagarem do proprio bolso mesmo que queiram). Por isso é facil para a WW manter-se em cima destes rivais -- eles necessitam da publicidade para sobreviver... e se publicitarem, é facilimo para a WW cair-lhes judicialmente em cima.
Não são os peixinhos que eles querem -- a sua falta de preocupação por eles demonstra-o, visto que é impossivel poderem monitorizar isto (sobretudo do outro lado do Atlantico). O que eles querem é os tubarões em águas nacionais... e não lhes importa estarem judicialmente correctos ou não. O que lhes importa é que podem levá-los a tribunal, e fazer com que estes sejam obrigados a retrair-se por falta de capacidade de pagar os custos legais de um julgamento deste calibre.
Basicamente, a WW usa o seu braço judicial para atemorizar os seus rivais directos para ou deixarem de existir, ou submeterem-se e pagarem.
Land of the free indeed....