Pagar para jogar

Aqui fica um quote de um texto sobre as novas politicas da white wolf:

[quote]Talking of White Wolf


White Wolf is once again the gaming company that's getting all the folks on line a flutter in recent days, thanks to it's new Pay to Play policies. It seems that they are once again trying to extend the concepts of copyright for themselves, and try to make up for monetary shortfalls, by forcing LARP and tabletop groups (except at conventions) to pay for memberships in the Camarilla (their fan organization) in order to run games!

This policy evidently is being applied not just to Commercial LARPS, but any game where a group of players gather that requires a sharing of space rental fees etc. They want to basically TAX players for the privilege of Using their rules, materials etc that they have already shelled out for previously to them. So there is the 'Purchase Fee' of buying the game books, and an Annual Membership Fee for the members to actually use the material.

In other words, they want to be your gaming equivalent of a cable company that sells you the cable box and then charges you actually use it!

It's money, though they claim it's "copyright protection" of their materials.
[/quote]

Podem ver o resto e comentários aqui

De facto, esta questão trouxe grandes problemas no forum da White Wolf (agravados pelo facto que nenhum dos senhores da companhia se dignou a responder aos fãs no seu proprio forum, indo em vez disso, responder à questão quando foi colocada no RPG net).

Aparentemente (e por algum motivo idiota) esta coisa de Pagar para Jogar só se aplica a jogos que tecnicamente geral dinheiro. Por um lado, a intenção é boa (evitar muitos jogos que eram utilizados como "porquinho mealheiro" dos GMs, incluindo casos onde os GMs vendiam XPs - 1XP por 1 Dolar). Supostamente, ao obrigar que os GMs de ditos jogos fizessem parte da Camarilla (a associação oficial do LARP da WW), os GMs tinham grandes relatórios a apresentar e tais maroscas tornavam-se mais dificil de aplicar.

No entanto, eles não tiveram (ou quiseram ter) o trabalho de distinguir "gerar dinheiro" e "gerar lucro" . A maioria dos jogos de Larp pedem dinheiro que é utilizado para pagar o aluguer do local onde se joga, a comidinha para quando a fome ataca, impressões de folhas de personagem, roupa (sobretudo para jogos num setting não moderno), por isso dificilmente haverá lucro (se bem que há excepções).

O problema é que para apanhar as excepções, a WW está disposta a danificar as regras (que geram apenas dinheiro, não lucro). Outro caso e que prova o quão ridicula é a cruzada deles, é que, por exemplo, se toda a gente juntar dinheiro para mandar vir pizza, estão tecnicamente a gerar dinheiro (isto foi um exemplo dado por eles, admitindo sem lugar para duvidas QUE SIM, PARA PODER FAZÊ-lO TÊM QUE PAGAR A LICENÇA PARA JOGAR À WHITE WOLF).

Ou seja estamos a fazer tabletop, temos fome. Toda a gente dá 5 euros para comprar pizza.

Tecnicamente isto é ilegal e vamos ter os advogados da WW á perna, se não tivermos a licença especial (e formos membros da Camarilla).

Eles dão uma no cravo, outra na ferradura.

O exemplo da pizza roça o ridículo. Para nos protegermos legalmente, fazemos uma paragem e decidimos combinar jantar juntos. No entanto, se entretanto qualquer um dos participantes segurar numa fatia de pizza com uma mão enquanto lança dados com a outra é bom que tenha o cartãozinho da Camarilla!

Americanos... 

Deixa-me ver se percebo: a WW está a tentar fazer com que os jogadores se inscrevam na Camarilla (cuja inscrição não é barata), dizendo que se jogarem em qualquer recinto alugado/comercial, ou em qualquer evento pago, é obrigatório que sejam apenas membros do clube?

Parece-me um pouco estúpido estarem a fazer esta regra quando não têm fundamento legal para isso. Se alguém organizar um LARP em Portugal com entrada paga, usando regras da WW, eles não têm legitimidade de virem dizer que é uma actividade ilegal se os jogadores não forem da Camarilla. Ou há alguma lei do código internacional penal que me está a escapar?

 

Eles podem é recusar-se a aceitar reports/dar apoios/sancionar eventos se estiverem jogadores não registados na Camarilla, mas não estou a vê-los poder fazer muito mais...

- - - - -

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

Bom, depois de muito analizar, e ler os foruns, consegui por fim perceber a lógica retorcida por trás das acções sem nexo da White Wolf.

A primeira questão é: PORQUÊ? Porquê dar-se ao trabalho de perseguir o "Little Man"? Porque alienar grupos de jogadores, irritá-los e habilitar-se basicamente a que eles lhes façam um manguito e continuar a fazer como fizeram até aí? Afinal, imagine-se que se diz a um jogador "Olha pá, isto é ilegal, mas é isso ou pagar 20 Euros por ano MAIS o dinheiro para jogar conosco?" -- decerto que o jogador prefere quebrar a lei irritante.

Então PORQUE? É dificil senão impossível perseguir os pequenos grupos. É impossível acreditar que alguém vai pagar 20 euros por ano para poder comprar uma pizza em conjunto com os amigos durante a sessão de tabletop.

Foi aí que consegui perceber a questão. Os grupos de jogo pequenos que existem por todo o mundo não são o objectivo da White Wolf. Ele não são estupidos. Eles sabem que é quase impossivel enforçar esta politica. O objectivo deles é algo muito maior.

 São os grandes grupos americanos. Grupos decididamente anti-Camarilla (a organização oficial de LARP da WW) -- que são tão bem organizados ou melhor e bem mais populares. Grupos que enquanto existirem, são uma ameaça para a WW porque apresentam melhores condições, menos exigências e menos cretinisse (que é uma coisa que até os membros da Camarilla se queixam) por um preço bem mais barato (porque sim, para seres parte da Camarilla pagas 20 Euros por ano e os beneficios são.... seres parte da Camarilla... e .... recebes 20% desconto em produtos WW durante Cons... ena ena que bom. Em contrapartida e para alem de pagar, és obrigado a dobrar-te ás regras deles, jogar a história ditada por eles, e apresentar relatóriios exaustivos).

 Sei de grupos destes que têm centenas de pessoas. Centenas de pessoas que (obviamente) têm que ser alojadas em locais alugados para o caso (uma coisa é conseguir lugar para 30/40 pessoas --sempre há garagens -- agora tentem meter 80 ou 90) -- por isso o desejo deles de especificar que "QUALQUER GANHO DE DINHEIRO" e não "QUALQUER LUCRO". Porque estes grandes grupos roubam gente à Camarilla.

Estes grupos grandes têm 2 maneiras de reagir: ou se negam a pagar (logo não podem jogar, logo menos concorrência para a camarilla) ou pagam, e de repente temos 100/200 pessoas a pagar 20 Euros por ano para poder jogar (ou seja 2.000 a 4.000 por ano -- nada mal). E note-se que isto é um grupo só. Que existam 10 grupos destes... façam os calculos. A WW sai a ganhar na mesma.

E a desvantagem destes grupos grandes é que não se podem esconder como os grupos pequenos de algumas dezenas de pessoas. Organizar jogos para 100 e muitas pessoas requere espaço, tempo, organização... e claro, publicidade. É impossivel não gerar dinheiro com isto (para jogos deste calibre, está fora de questão os GMs pagarem do proprio bolso mesmo que queiram). Por isso é facil para a WW manter-se em cima destes rivais -- eles necessitam da publicidade para sobreviver... e se publicitarem, é facilimo para a WW cair-lhes judicialmente em cima.

Não são os peixinhos que eles querem -- a sua falta de preocupação por eles demonstra-o, visto que é impossivel poderem monitorizar isto (sobretudo do outro lado do Atlantico). O que eles querem é os tubarões em águas nacionais... e não lhes importa estarem judicialmente correctos ou não. O que lhes importa é que podem levá-los a tribunal, e fazer com que estes sejam obrigados a retrair-se por falta de capacidade de pagar os custos legais de um julgamento deste calibre.

 Basicamente, a WW usa o seu braço judicial para atemorizar os seus rivais directos para ou deixarem de existir, ou submeterem-se e pagarem.

Land of the free indeed....

 Depois de ler o comunicado oficial da WW fiquei mais esclarecido. Podem lê-lo [url=https://www.wolf-spoor.org/Article717.html]aqui[/url].

É enorme, mas vem esclarecer muita coisa. E se juntarmos a isto o facto de que a inscrições da Camarilla vendidas na loja da WW são só para os EUA, começamos a notar que vamos ser muito pouco afectados por isto. Realmente é como a LadyEntropy diz, eles estão a ver se ganham algum com os eventos enormes que se realizam periodicamente nos EUA. Para tal estão a dizer que vão dar apoios, como publicidade no site, material, e histórias oficiais. Não sei quanto a vocês, mas eu tive um grupo de jogadores de Vampire que eram devoradores de história 'canon' do jogo. De certeza que eles gostariam de ter um apoio assim, só para dizer que jogaram como deve ser.

 

Eu por mim deixo-me ficar por aqui na polémica, acaba por só afectar o outro lado do Atlantico e por cá os eventos LARP são tão escassos e escondidos que a WW nem se daria ao trabalho de dizer alguma coisa. 

- - - - -

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

https://forums.white-wolf.com/viewtopic.php?t=19615
https://www.livejournal.com/community/roleplayers/853985.html
https://www.livejournal.com/community/roleplayers/851279.html
https://www.boingboing.net/2005/07/08/white_wolf_cuts_own_.html
https://www.rpgnews.com/article.php?sid=4003
https://forums.white-wolf.com/viewtopic.php?t=19702

--------------------------------------------------------------

[B0rg]

We r all as one!!

We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

 

If freedom is outlawed, only outlaws wil

Aparentemente, e devido à reacção violenta dos fãs, a White Wolf decidiu revogar a sua política de Pay-per-Play, num comunicado oficial no forum da WW, que podem ver aqui:

https://forums.white-wolf.com/viewtopic.php?t=20161 

Parece que afinal os meninos sempre têm respeitinho pelos fãs, e mostrarm-se muito compreensivos quando às reacções que tinham causado. 

argh, ia postar isso agora, venceste-me por uma hora e meia! Blah :p

 

--------------------------------------------------------------

[B0rg]

We r all as one!!

We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

 

If freedom is outlawed, only outlaws wil

[quote=Rick Danger]

O exemplo da pizza roça o ridículo. Para nos protegermos legalmente, fazemos uma paragem e decidimos combinar jantar juntos. No entanto, se entretanto qualquer um dos participantes segurar numa fatia de pizza com uma mão enquanto lança dados com a outra é bom que tenha o cartãozinho da Camarilla!

Americanos… 

[/quote]

Deixem-me fazer paste a tres pequenas passagens do texto que gerou tanta controversia:

primeira - White Wolf is requesting that those who wish to charge players to play White Wolf games

segunda - The license is not necessary in order to play our games. It is necessary in order to charge others money to play with you.

terceira - Even though you aren’t making a profit, you are still collecting and disbursing money — money earned through the use of White Wolf games and settings.

 

Com isto permitam que vos diga, e depois de ter lido o license agreement, que eu organizaria um jogo numa tenda alugada a porta da white-wolf com pizzas e colas compradas a descrição, em que inclusive convidaria o senhor de marketting em questão, e a WW não teria qq motivo para agir legalmente contra a minha pessoa.

E acabo a dizer que, e isto independentemente do erro colossal de PR cometido pela WW, cada um tem o direito de entender o que quiser relativamente ao que le.