Paladinos - 4ª Edição

Olá Pessoas.

Uma pergunta, assim estúpida, mesmo, mesmo, mesmo estúpida...

Para a 4ª Edição de D&D... os Paladinos perderam o "Detect Evil"? Eu e o meu grupo estamo-nos a preparar para experimentar 4ed, e eu vou ceder "o trono" de DM a um dos jogadores, e vou jogar com um paladino anão, e depois de ter o bicho feito... notei que não encontro o "detect evil aura".

Queria confirmar, apenas porque há uma data de cenas que foram alteradas nas regras, como o caso do "identify" (para o qual agora basta pegar no objecto, et voilá... ficou fatela) e o "detect magic" (que agora passou a ser um skill check), e não sei se isso estará escondido nalgum outro sítio que me tenha passado despercebido.

Se de facto "perdi" o meu "auto-targeting of evil-doers"... ME DWARF'S AN ANGRY N' GRUMPY PALADIN! Yell

De facto, 4a edição fica bastante confuso se partires do ponto de vista de 3.x, nomeadamente nos exemplos que deste.

Um paladin agora é um guerreiro em nome de qualquer deus, pelo que o seu alinhamento e respectivos "detects" deixam de ter tanta importãncia.

OK. Obrigado.

Mas de facto é quase impossível não partir do ponto de vista 3.x. Estes exemplos, além de fazerem parte do "núcleo" de identidade de D&D, sempre foram encarados minimamente como "desafios". 4ed parece-me ter vindo automatizar muito algumas coisas - não estou a dizer que isto seja mau - e isso faz-me ter alguma dificuldade em ler a dinâmica do jogo.

Enquanto DM, vejo com bons olhos a simplificação do sistema, mas cheira-me que 4ed vai ser uma edição cheia de "house rules" para quem quiser manter uma certa "exigência" no aspecto do "role" propriamente dito.

 

"Blog - As Crónicas de Balazanar" (D&D) https://balazanar.blogspot.com/

"Campanha D&D" https://jrc589.googlepages.com/

[quote=Psygnnosed]>Mas de facto é quase impossível não partir do ponto de vista 3.x. [/quote]Compreendo. Acho que, do meu ponto de vista, é mais fácil porque - apesar de já muito ter jogado de terceira edição - a primeira vez que li os três corebooks do princípio ao fim foi com 4a e é também a primeira vez que estou a mestrar D&D. No entanto, acho que tudo o que eu gosto neste rpg está nesta edição bem destacado.