Para os amigos do GNS

Ora façam-me lá um sistema para isto, fachavore:

Shadow of the Colossus

Este jogo não existe, na verdade; o jogo da PS2 existe, sim, e esta é a capa criada para um "jogo" que não existe por um leitor na rpg.net, daí o meu desafio.

Acho interessante a parte onde se diz "cria a historia do teu personagem em jogo ao partilhar historias do seu passado com os teus amigos".

E vocês? Aceitam o desafio de criar o rpg disto ou não?

menz, reduz a pic de entrada que tá bué grande!

Qd entras no site deixas de ver a coluna do lado direito!!! 

Grande é o teu rabo e não oiço ninguém a queixar-se!

Além disso, a pic é grande no TEU computador, porque no MEU está do tamanho ideal. ;)

Esperava que as respostas fossem mais apropriadas ao tema pedido, não ao tamanho do documento (que toda a gente sabe não interessa, apenas o que se faz com ele).

Vá, beijinhos.

Curiosamente ou talvez não, na rpg.net começou a fazer-se algo deste tipo.

Podem ver aqui.

É com alguma pena que vejo que isto não suscitou curiosidade nenhuma.

Eu achava piada um jogo destes; se já temos jogos sobre cowboys puritanos que chegam a uma cidade e partem tudo, jogos sobre corcundas que querem ao mesmo tempo fugir do seu mestre e encontrar alguém que goste deles mas não conseguem porque são feios como as portas, porque não ter um jogo sobre amigos que se juntam a uma fogueira a contar histórias sobre antigamente? Podia pegar-se na ideia apresentada pelo JMendes, e se algum deles morresse, então eram os outros que se estavam a lembrar das histórias deles. Os jogadores podiam inclusivé interromper a narrativa uns dos outros para dizer: "Epá, isso não foi nada assim, eu é que sei..."

Enfim, não teve interesse, morre prematuramente.

Uma palavra para quem pos a imagem em attach, que não se identificou mas julgo ser o Ricardo, que me parece ser o único com poderes para o fazer: a minha ideia para por a imagem desse tamanho foi para que as pessoas tivessem imediatamente acesso ao texto na contracapa. Ter que clicar mais uma vez para ter acesso à informação afasta muita gente, e isto eu sei por experiência (sou web-designer, lembram-se?). Podias facilmente ter falado comigo e perguntado se eu achava bem ou não por a imagem noutro tamanho; como só uma pessoa se queixou, julguei que não houvesse problema. Uma solução assim parece-me mais de dono e menos de moderador.

Tenta ver alguma coisa sobre Polaris. Acho que faz parcialmente isso que falas. E tenho a forte impressão de que existe mais um ou dois nessa onda mas agora não consigo fazer isso passar a ser algo mais do que uma impressão.

Anyway, eu pelo menos não estou interessado em fazer nada disto já que o jogo em si não me apela minimamente! ;) 

Se a temática é os jogadores contarem a história á sua maneira, porque não fazer-se um jogo tipo Rune, em que em cada sessão há um DM diferente? Assim cada um teria a hipotese de fazer uma historia parecida mas essencialmente diferente, e o objectivo passaria a ser quem teria a melhor história. Parece-me fazer sentido.

 Esta é a 1ª vez que vejo o jogo, não o conheço. Vi uma vez uma referência a ele num web-comic, em que parodiavam o facto de se poder escalar o colosso (o heroi via-se forçado a parar a escalada na zona traseiras das ancas, e ser levado pelo colosso) mas não me cativou. Agora com essa descrição poderei mudar de ideias, até porque a arte desse falso livro parece-me estar muito boa. É bem possivel que se consiga adaptar um sistema para ele, visto ser ambiente medieval/fantasia. Ou alguém quer fazer mesmo um sistema de raiz? E se assim for, o que acham ser mais apropriado? RPG á antiga com montes de stats, ou algo mais indy q vá ao cerne da questão e deixe tantos pormenores de lado.

 


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

Olá Watcher, e obrigado pela tua resposta.

Eu originalmente tinha pensado em fazer algo completamente Narrativo, apesar de desconhecer na quase totalidade a teoria GNS, mas pareceu-me que um jogo baseado em histórias do passado se dava bem com esse tipo de coisa. Por isso a mim não me parece adequado ter um sistema que priveligie o lançamento de dados, com muitos stats, combate etc, mas antes algo que possa benificiar com uma história contada, onde todos os jogadores possam intervir se acharem que a coisa não está a correr como gostariam.

Não joguei ainda o jogo da PS2 (falta de guito...), mas a mim dá-me impressão que o "Matar Monstros Do Tamanho De Prédios" é apenas o mote para algo muito maior, já que este jogo é dos criadores de Ico, por isso pode realmente haver muito mais do que o simples matar o monstro, ficar com o tesouro (ou a glória), mas não o saberei ao certo até o jogar.

Em sistema, e aqui precisava mesmo da ajuda de alguém mais perito na matéria, tinha pensado para a mecânica de contar a história em algo do género Screen Presence de PTA; claro que isso teria que ser muito bem pensado; eu não sou a maior autoriadade em criação de rpg's e não conheço o suficiente de Narrativo para mandar postas de pescada, mas aquilo parece-me bem.

Opiniões?

Sobre Rune fala com o Jmendes. O gajo e + algum ppl experimentaram o jogo ha algum tempo atras!

Acho que não causou muito boas impressões!

Oi, :)

Tás a brincar, Rune é GENIAL!

...

Apenas não é um RPG...

(Ou melhor, pode ser um RPG, mas as regras não puxam por isso...)

Quanto a PTA, again, não o considerei um jogo narrativista, apesar de as pessoas passarem a vida a dizer que sim...

Já agora, já houve quem sugerisse PTA com rotating producer. Basicamente, toda a gente faz personagens, passa a existir o Screen Presence zero, o número de episódios fica igual ao número de jogadores, dois jogadores não podem ter zero na mesma sessão, quem tiver zero hoje é o producer. Go!

[quote=JMendes]Quanto a PTA, again, não o considerei um jogo narrativista, apesar de as pessoas passarem a vida a dizer que sim...[/quote]

Em duas frases: O Narrativismo vem dos Issues e das instruções sobre como usar o jogo. Tanto um como a parte relevante do outro foram completamente ignorados ou desrespeitados por nós (porque se leram as regras à pressa e na diagonal, e porque obviamente haviam preocupações muito maiores para uns jogadores batidos como nós, como dominar o Scene Framing, os Conflitos, a partilha de Narração, etc... ).

Se quiseres discutir mais a fundo, abre outro tópico e eu passo por lá quando puder. Abraços a todo o pessoal; espero voltar a fazer-vos companhia na internet e em pessoa em breve a 100%!

O que se quer fazer em concreto? Um jogo sobre matar colossos, ou sobre historias de quem matou colossos? Tem de se delinear bem isto logo de principio, senão há uma grande confusão.
Se calhar ainda não percebi bem o que é que está escrito na imagem. O jogo é feito á volta dos aventureiros que matam os colossos ou das historias que eles contam entre si. Se bem que a 1ª parte é tipicamente D&D, a segunda já é mais subjectiva. Como é que se faz um RPG em que se joga contando historias? Cada um conta as aventuras á sua maneira e espera que o outros dêem uma mãozinha? Cada um conta a sua historia toda e só depois os outros contam as deles? Cada historia é algo para ser encenada pelas PCs dos jogadores? E usa-se as historias contadas como desculpa para voltar atrás quando algo corre mal nelas (a la save game)?

Parece-me que se for só contar historias, ou toda a gente pode meter o bedelho nelas quando quiser, ou então é chato e desmotivante. Imaginem, cada jogador conta a sua pequena historia em 20m, e quando pode voltar a contar mais, já se passou mais de 1h! Agora cada um poder ter um papel na historia contada por alguem, isso parece-me melhor. É mais parecido com PTA, mas também são jogos muito diferentes. Em PTA praticamente não há surpresas, todos sabem o resultado da cena. Se contares uma historia gostas de deixar os outros em suspense quanto a pormenores e/ou o desfecho, por isso copiar PTA parece-me fora de questão.

Na minha opinião fazia-se um jogo como de costume, até podia ser d20 como se tem de matar monstros. Depois incluiam-se ferramentas de DM á disposição dos jogadores, de modo a eles poderem intervir na realização da historia (para dar um ar de amigos a contarem a historia e a dizerem "não foi nada disso que se passou" ou "o que vocês não sabem é que..." e etc.) Podia ir-se mesmo ao ponto de rodar DMs para historias diferentes, ou criar 2 PCs: o contador de historias e o aventureiro delas. Era essencialmente o mesmo de sempre, mas com uma maneira diferente de abordar as sessões. 

 


Light allows us to see, Darkness forces us to create...