Desde o ria con já fiz mais uns quantos jogos e não queria deixar de deixar aqui o meu feedback.
Estas são as alterações introduzidas com base na opinião de todos os playtesters desde essa data.
Alterações ás regras:
Setup:
Cada região só leva 3 castas de cada vinho em vez de quatro. Passa a ter 6 tiles no início em vez de 8
Casta especial do Vinho do Porto:
O seu valor na produção do vinho passa a ser de apenas dois pontos em vez dos 3 anteriores. Mas continua a valer 3 no score final como está escrito no player aid.
Quadrel:
O movimento no quadrel não mudou (o primeiro movimento é à borla e o segundo custa uma moeda paga ao banco), mas o valor pago pelo uso das casas ocupadas por outros jogadores, passa a ser pago aos jogadore em vez de ser pago ao banco.
Pode parecer injusto, mas dá mais piada ao jogo e deixa as movimentações no quadrel um pouco mais estratégicas. (palavras do nuno, :p )
Vendas:
Quando o mercado das exportações estiver cheio, o(s) jogadore(s) que tiver(em) maioria nas vendas ganha(m) um numero de pontos igual ao número de vinhos exportados. (numero de marcadores que lá estiverem).
A maioria nos estabelecimentos (vendas a dinheiro) continua a ser 2 pontos e em caso de empate 1 ponto para cada jogador.
Nos turnos da feira (3,6 e 9) os estabelecimentos que estiverem cheios (incluindo o mercado de exportações), só são limpos depois da feira, a razão disso é o uso das cartas de vinicultor, (winemarker award cards), nessa altura.
Adega:
Para incentivar o uso da adega as regras passam a ser as seguintes:
Enviar vinho para a adega usando a acção respectiva, passa a custar 3 moedas em vez de 2 por cada vinho. ( o preço das pipas aumentou, :) )
Só se pode ter um vinho de cada vez em cada adega.
Deixa de haver custos de manutenção do vinho em reserva (isto deve acelerar um pouco o ritmo de jogo e é um incentivo ao jogador para colocar mais vinho na adega, pois este investimento fica pago em apenas num turno).
O mercado negro:
Como esta mecânica não foi muito usada no jogo com o Nuno por causa do preço da adega na manutenção e poderá suscitar algumas dúvidas:
O jogador quando coloca um vinho na adega, recebe uma ficha com o numero de anos do vinho (assinalado no lado esquerdo das vinícolas (wineries) ) e uma pipa que representa uma das pipas do lote de vinho que se envia para a adega.
Essa pipa funciona como uma acção extra de venda ou um joker e a ideia é desenrascar o jogador quando este precisar de dinheiro.
O jogador em qualquer altura pode entregar essa pipa no mercado negro para fazer a venda de um vinho que não esteja em reserva.
Só é permitido vender no mercado negro uma vez por turno.
A representação temática é a seguinte:
'O jogador oferece a um comerciante do mercado negro uma pipa de um dos seus melhores vinhos e em troca esse comerciante compra-lhe um vinho da sua escolha.'
( é importante perceber que quando o jogador entrega uma das pipas, o lote do vinho continua na adega.Ele entrega só mesmo uma pipa.)
O preço oferecido pela venda deste vinho é sempre igual ao valor da qualidade do vinho. ou seja este não tem a influência da publicidade.
Muito bom para vinhos com qualidade acima de 7 (valor máximo pago pelo mercado) e para vinhos com publicidade negativa e mau para vinhos com publicidade positiva e de baixo valor.
Dúvidas:
O mercado de venda está a limpar apenas no final do turno. Há queixas quanto a isso por tornar o jogo muito apertado. concordam com essa afirmação?
para já existem duas hipóteses para corrigir esse gap (se for caso disso):
1- limpar entre rondas de acção em vez do final do turno. (ou seja, se estiver cheio durante a primeira acção o estabelecimento é limpo para a acção seguinte)
2 -Limpar sempre na totalidade a seguir à 2ª feira de vinhos, (independentemente de estar cheio ou não).
Existem certamente outras... :)
Deixem-me as vossas opiniões em relação ao que sentiram durante o jogo, como não houve tempo de falar com a malta que jogou o jogo na Ria con, (só querem é jogar e não tem tempo de conversar, lol) gostava de ter algum feedback em relação a estas alterações introduzidas, assim como à sua jogabilidade, tempo de jogo, ritmo, falhas, AP, etc... Estou mais interessado em saber os pontos fracos do que os fortes. Pois são precisamente as fraquesas do jogo que pretendo melhorar. No fundo pretendo saber o que não gostaram e como mudariam essas partes do jogo. O que está mal no jogo e o que não gostaram,porque é que não o tornavam a jogar ou só voltariam a jogar se o jogo...(no caso de ser o jogo todo é mais complicado, :))
Se tiverem algum tempo e não se importarem de dizer alguma coisa sobre isso ficarei bastante agradecido.
vital
"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"