Caros, vou amanhã (Domingo, 14 de Julho) para o Algarve e só estarei de volta dia 22 (Segunda-feira). Conto com todos vocês para manterem isto animado, que o têm feito bem melhor de que eu, e de boa saúde.
Qualquer problema técnico grave (ou não) que surja, não hesitem em apitar-me para o 91 7842257.
Tinha aqui algum trabalho de casa para deixar ao Costa… uma parte está já discutida aqui, por outro utilizador que teve a mesma ideia (e que pode ajudar, ou possivelmente ficar responsável pelo work todo com um bocadinho de supervisão):
Outra iniciativa que eu tenho em mente há semanas ou meses que ainda não tive tempo de implementar/discutir é esta: um concurso de reviews de jogos de tabuleiro/guerra!
Tenho uns tantos cupões para aquisição de microbadges no BGG, que é uma mercadoria altamente desejada pelos cromos dos tabuleiros que passam a vida lá (quem não passa nem deve saber do que estou a falar, LOL). A ideia era, por exemplo, sortear/oferecer uns três entre toda a gente que submetesse reviews de boardgames desde agora até final de Agosto. Nomeadamente:
sorteariamos um entre todos os participantes (com igual chance de ganhar para todos);
sorteariamos outro como que por rifas em que cada review publicada daria direito a uma rifa (ou duas, se a review aparecesse aqui em exclusivo durante uma semana antes de aparecer em mais algum lado)
dariamos um terceiro microbadge à review que fosse eleita a melhor, por votação em segredo de todos os participantes;
para dar um estímulo extra às reviews de jogos de guerra, que são muito poucas por cá, podiamos sortear um 4o microbage exclusivamente entre os poucos que participassem com pelo menos uma review de um jogo de guerra.
A ideia é ficar em https://www.abreojogo.com/reviews/tabuleiro com todas as reviews alguma vez publicados pelos suspeitos do costume. Devemos frisar que queremos as reviews antigas que ainda não cá estão (há por aí muita coisa nos blogues dos jogadores de tabuleiro que os autores não chegaram a republicar cá, e isto seria um estímulo para o fazerem)… e claro, queremos estimular a produção de mais reviews com aquela cena de de lhes dar o dobro das rifas por reviews novas em folha que não apareçam em mais nenhum lado durante 7 dias.
Que achas, Costa? Podias pensar no assunto e tratar de anunciar algo assim em nome do abreojogo.com? Tu conheces o público-alvo da iniciativa melhor do que eu e até fazes parte dele, portanto… se tiveres o tempo livre para fazer o anúncio na minha ausência (nos moldes que achares melhor, não precisa de ser tudo como eu disse) e fazer-lhe um pouco de publicidade por aí, eu tenho os microbadges para dar.
Não quer dizer que tenhas de ser tu a fazer isto, mas por default és o homem mais indicado para a tarefa aqui entre os admins (e talvez o único que sabe o que é um microbadge BGG e o quanto são cobiçado pelos geeks do BGG)… se não quiseres ser tu a tomar as rédeas disto, talvez arranjar alguém em quem delegar a tarefa?
Não sei se alguma vez cheguei a comentar contigo, Costa, mas um dos meus objectivos para o portal era torná-lo atraente o suficiente para ter cá o pessoal criativo dos blogues a postar (nomeadamente o pessoal dos blogues dos boardgames, que blogues de RPG quase não há, muito menos com posts regulares).
Acho que já não sou ingénuo ao ponto de pensar que vamos conseguir fazê-los abandonar os blogues e virem para cá de armas e bagagens montar arraial, mas pronto… no mínimo gostava que pensassem suficientemente em nós para republicarem cá o material sem termos de os andar a lembrar disso constantemente.
Será que podes reflectir sobre o assunto, falar por exemplo com o pessoal do Spiel, e dar-nos umas dicas sobre o que devemos melhorar? Evidentemente há muito trabalho a ser feito… já estivémos pior (basta lembrar que o Spiel Portugal já foi criado muito depois do abreojogo existir e exactamente quando eu andava a namorar o pessoal dos blogues para vir para cá montar arraial… falhanço completo!!), mas também já estivemos melhor (desde que a rededejogos.com apareceu ainda ninguém publicou cá nenhuma review).
Neste momento temos condições técnicas mais ou menos atraentes para oferecer… se fossemos, por exemplo, fazer o pessoal do Spiel abandonar o blogspot e exercer a sua activade cá, podemos fazer coisas como:
agregar os posts relevantes (Reviews, Tópicos de Fórum, Votações, etc) dos membros do Spiel num endereço tipo abreojogo.com/spielportugal com feed RSS próprio, etc
ter essa página /spielportugal com um layout/skin próprios semelhante (ou não) a um qualquer blog, para o pessoal que lá participa ter a sua própria identidade diferente da do AOJ
compilar e manter actualizadas em tempo real estatísticas boardgamegeek envolvendo apenas os membros do blogue, como as que o Soledade faz à mão todos os meses (top do Spiel, jogos mais desejados, etc)
criar um subfórum especialmente dedicado ao Spiel nos nos nossos fóruns, e dar-lhe acesso e listar os seus tópicos na página do Spiel
???? Não sei que mais oferecer, porque não sei que necessidades o pessoal de um projecto como o Spiel sentiria que tinha de ter para se mudar pá... e é exactamente com isso que acho que podes ajudar (para além de ir fazendo a cabeça às pessoas em questão, eheh).
Achas que há alguma hipótese de alguma vez termos uma equipa criativa como a do Spiel a trabalhar cá no AOJ em exclusivo? Isso faz-nos uma grande falta… temos contado com os conteúdos do incansável MGBM, mas ele é apenas um homem e não chega para manter constantemente entretido com conteúdos regulares sobre jogos de tabuleiro todo um portal.
Óh homem vai de férias e descansa um bocado a mioleira que o teu mal é cansaço.
Mas vamos por partes.
Em relação à Math Trade vou tentar que seja o Duarte a fazer o run, eu vou ajudá-lo em tudo o que ele precisar.
O concurso das reviews é uma boa ideia. Fica descansado que vou começar a tratar disso.
Em relação à migração do Spiel para cá, tenho que falar com eles. Sempre pretendemos ter uma identidade à parte e eu até me sinto um pouco incomodado porque por um lado gostava de ver o AoJ ser a referência em português dos Jogos de Tabuleiro e por outro vejo no Spiel um projecto alternativo de que me orgulho muito. Com tudo isto acabo por ter sentimentos dúbios em relação à miscigenação dos conteúdos. Por outro lado não me tinha apercebido do efeito da Rede nos nossos conteúdos. Eu não escrevo reviews há já algum tempo e republiquei algumas das minhas antigas na Rede por carolice e não me apercebi que por aqui andamos secos. Está na altura de eu começar a escrever coisas frescas. Mas falarei com o Paulo e Cª no sentido de migrarmos para aqui, mas digo-te já que não será tarefa fácil.
Só uma mensagem rapidinha para dizer que voltei do Algarve. Continuo de férias, no entanto, e isso (curiosamente) significa que devo estar bem menos tempo online do que nos dias de trabalho, eheh. Mas pronto, ao menos tenho acesso à net e cá passarei várias vezes por dia, e terei o MSN ligado (posso é não estar lá).
Desculpem a quebra de serviço no outro dia, mas os tipos do servidor lembraram-se de fazer alterações radicais justamente na altura em que eu obviamente não estava cá para poder reconfigurar o abreojogo. Obrigado pela ajuda!