PBEM Session Report - 1889

Abrindo as hostilidades com o primeiro de vários (espero) session reports. Neste caso foi a nossa primeira experiência com o Rails, e a nossa primeira experiência com o 1889, um dos poucos realmente jogáveis a dois. Joguei eu e o Filipe (Larkin10).

O leilão pelas privadas acabou por não ser leilão de todo. Eu comprei a A, o Filipe a B, eu a C, o Filipe a D, e eu a E. Claramente um início de quem está à vontade com o jogo.

As primeiras três SRs foram passadas a comprar shares cada um da sua empresa até flutuarem. O Filipe fundou a TR, no sul, a 80 e eu a UR, a oeste, a 70. Na terceira SR o Filipe vendeu 10% para suportar o PAR mais alto, e as duas flutuaram.

A TR colocou um tile de borla (devido a uma das privadas) e ligou-se a Nahari no primeiro turno a operar, a UR ligou-se a norte, à curva (e vila) e cidade pré-construidas no mapa.

SR: o Filipe foi buscar os seus 10% de volta.

OR: A TR compra um segundo comboio de 2 e continua a esticar-se para sul, a UR para sudeste e compra também mais um comboio de 2.

SR: Compro 10% da TR para a vender a seguir por menos (?), visto que o Filipe vendeu também uma da TR para comprar 10% da UR.

OR: As duas empresas ligam-se. A TR com 3 comboios de 2, a UR com apenas 2.

SR: Fundo a IR a 70 e não faço mais nada. O Filipe começa os seus shenanigans (baseados numa regra que interpretámos mal), vende shares da mão para o OM, e compra do IO.

OR: A UR estende-se para sul de Uwajima, a SR para Oeste.

SR: Continuo a passar porque sou pobre, o Filipe acaba os seus shenanigans, compra dois shares da UR, vende-as e funda a KO a 65.

OR: Mesma progressão.

SR: Compramos shares das empresas recém-fundadas, ambas flutuam. Ajudo no investimento da KO, vendo (agora) o potencial da empresa .

OR: A TR liga-se à próxima cidade a este, a UR liga-se à cidade a sul e coloca token no coração da TR. A IR e a KO colocam os seus primeiros tiles, e compram comboios de nível 3.

OR: A UR e a TR divertem-se a valorizar as suas cidades com a novidade que são os tiles verdes, a IR liga-se à UR, a KO liga-se à ligação externa a sul.

SR: Cheios de dinheiro e pujança, investimos a sério. O Filipe funda a AR a 90 e compra shares até flutuar, eu acabo de comprar o que me faltava da IR e da KO, fundo a SR a 70 e compro 10%s até flutuar. Comprar as shares todas da KO foi um belo favor, tendo em conta em que a valorizo todas as rondas. Lorpa.

OR: Com a chegada da AR, entramos na fase 4. A IR compra também um comboio de 4, de forma a que a SR compre o primeiro 5 e feche as privadas. O resto foi valorização das cidades já ligadas.

OR: A TR valoriza uma cidade e a UR fecha o ciclo a sul de Uwejima. A KO coloca o primeiro tile castanho (a valer 60) em Takamatsu. A maioria das empresas faz withold, a poupar para os comboios finais.

SR: Compram-se os restos de shares que ainda existem, de forma a impedir que fiquemos com dinheiro morto na conta. O portfolio de cada um na altura era o seguinte:

OR: A maioria valoriza cidades, a AR estende-se em direcção a norte.

OR: A AR compra o último comboio de 5. A maioria das outras coloca tiles verdes de forma a maximizar o número de rotas, ou valoriza cidades já ligadas.

OR: A TR atravessa o mapa no sentido este-oeste. A TR no sentido norte-sul. Continua a loucura da valorização de cidades.

SR: Vendo duas shares da IR, já não faço ideia porquê. O Filipe funda a KU a 75 (força com os trocadilhos), e alternamos a comprar shares desta até flutuar.

OR: A TR orienta-se para norte, fugindo à cidade bloqueada pela UR e IR. A IR tenta ligas as duas cidades mais a norte. A KU ao ser fundada compra o primeiro comboio de 6, arrumando com os de 3. A SR concretiza o objectivo da IR, e a KO compra o segundo e último comboio de 6. Já só há dieseis. A IR troca um de 4 por um diesel, morreram os 4s.

OR: Corrida aos diesel (compra ou troca), alguns upgrades e valorizações de cidades.

OR: A TR compra também um diesel, sendo a quarta empresa a comprar um. As empresas já servidas fazem payout, as outras withold.

SR: Compro 20% da IR. Mais nada.

OR: Estamos na parte estagnada do jogo. Com a rara excepção todas as empresas simplesmente operam e o banco estoura.

Mapa no final:

Score no final, perdi e bem perdido:

Esta partida durou 9 dias.