Pelouro de Jogos na Épica - Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes

Desde muito cedo o universo do fantástico esteve ligado intrinsecamente ao universo dos jogos. É através destes que muitas pessoas tiveram o seu primeiro contacto com o mundo do maravilhoso e fantástico. E embora façam parte da infância e adolescência, existem na actualidade muitos jogos desenhados de raiz para públicos de idade adulta.

Jogos complexos de interpretação de personagens, conhecidos no meio como Role-playing Games, permitem-nos encarnar personagens nas mais diferentes épocas e ambientes. Jogos de tabuleiro levam-nos muito além do tradicional Monopoly e Xadrez até a ambientes estranhos onde podemos criar todo um novo mundo com os seus planetas e personagens ou até mesmo realizar a reconstituição de conflitos históricos que marcaram a nossa era.

Tudo isto é muito conhecido no estrangeiro e já há muito que foi ultrapassado o estigma de serem meramente jogos para crianças. Mas em Portugal o cenário é diferente. Apesar de existirem alguns nichos onde se aposta em jogos alternativos, não existe nada a nível organizativo para divulgar e promover eventos. Visto os jogos estarem profundamente enraizados dentro do Fantástico, surgiu a iniciativa da parte da Épica, como associação nacional que visa promover o dito, criar um departamento para tentar colmatar esta falta.

Ao cargo de um triunvirato composto por Rogério Ribeiro, Phillip Moringer e Bruno Jacinto, este departamento irá preparar e realizar eventos de divulgação de diversos jogos, em colaboração com pessoas ligadas a este meio. Toda a ajuda será benvinda, podendo qualquer sugestão ou projecto ser remetido para [email protected]

Fonte: https://www.epicapt.com