Pior defeito de um boardgame

Bem, já falamos sobre mecânicas de boardgames. Agora, falemos de defeitos de boardgames, como demasiada sorte, analysis paralysis, o tema ser colado, etc

Qual o defeito que mais odeiam?

Para mim, o pior defeito de um boardgame é ter demasiado enfase na sorte. Odeio coisas randomicas num boardgame e para mim excesso de sorte condena de imediato um boardgame.

Os defeitos que considero piores:

  • sorte incontrolável: a sorte passa a ser o impulsionador do jogo, e pensar a longo prazo é quase impossivel
  • interacção nula entre jogadores: a interacção é a principal razão para gostar de boardgames. Se não dá para lixar/ajudar então não atrai…
  • downtime: normalmente torna o jogo demasiado secante, principalmente quando a decisão do jogador anterior influencia bastante a minha decisão

Relativamente ao tema, não acho muito importante porque gosto de jogos abstractos. Mas o aspecto visual e temático influencia bastante o número de jogos que ainda vão acontecer…

Não sei se será exactamente um defeito, mas não gosto de boardgames que "resistem" a ser jogados pela primeira vez - ou porque as regras são apresentadas de forma confusa, ou porque têem imenso tempo de setup.

De certa forma relacionado, também não gosto de boardgames com muitas peças de cada coisa, daqueles em que no meu turno saco uma carta, lanço um dado, mexo um marcador, ponho um token, tiro um token, movo a miniatura, consulto a tabela e acrescento um contador para fazer uma jogada.

Já agora, obviamente que também desconfio do factor sorte, mas - fazendo de advogado do diabo - compreendo porque motivo os jogos mais populares do mundo são movidos completamente pelos dados. A maior parte das pessoas só quer sentar-se à volta da mesa, lançar e ver o que acontece. E pode haver boardgames muito bem feitos para esse tipo de "jogo".

é das cenas mais secantes num boardgame, “Eh pá tenho aqui um jogo fenomenal sobre o antigo Egipto, com os deuses e tal e coiso” e depois “Ra!!!” !!! LOL!!! Mas há mais, como por exemplo os jogos que convidam à paralisia de análise, mas aqui depende bastante do jogador embora existam alguns que se propiciam mais do que outros, ou os totalmente abstractos. Mas isto são mais questões de gosto de cada qual e existem purradões de excepções!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Sim, isto para mim é o maior pecado de um boardgame.

Quanto a isto, eu não me importo… muito. Jogo bem ao Princes of Florence e ao Alhambra e esses jogos são basicamente solitaires. Mesmo assim aprecio mais um jogo se tiver interacção.

Também não me chateia muito isto, desde que eu não passe 10 minutos a fazer nada entre as rondas.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Bem, nesse caso não irás gostar do War Of The Ring ou o Die Macher hehehehe.

Ya, isso é chato, também não gostos de jogos assim.

Ya, chamam-se Family Games. Nem todos os family games têm tanto enfase na sorte, mas muitos têm.

Obviamente não gosto de family games hehehe.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

[quote=MGBM]Ya, chamam-se Family Games. Nem todos os family games têm tanto enfase na sorte, mas muitos têm.

Obviamente não gosto de family games hehehe.[/quote]

É o que dá tar com pressa, escrever uma asneira e não notá-la até um dia ter passado.

Não são Family Games que quero dizer, são Party Games.

“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”