Plano nacional de Leitura

Vi ontem à venda na fnac "A espada do samurai", um dos livros das Aventuras fantásticas, com o selo de "leitura recomendada" pelo plano nacional de leitura. Fiquei boqueaberto. Por acaso era um dos meus livros favoritos da coleção (esse e a mansão do terror"), mas nunca pensei que houvesse alguêm responsável nas selecções de livros que achasse o mesmo. Alguêm sabe como é efectuado o processo?

Também é um dos meus livros preferidos das Aventuras Fantásticas, mas também curto bastante o Talismã da Morte ou a Cidade dos Ladrões. Suponho que são escolhidos títulos que, de uma maneira ou de outra, conseguem chamar as crianças para a leitura. Da última vez que os vi, os livros das AFs estavam a um preço porreiro na Bertrand, tipo dois euros e meio. Eu ainda tenho a minha colecção.

A mim surpreende-me mais os livros do Filipe Faria fazerem parte do PNL.

–~~–

Em breve coisinhas novas!

É verdade. Sempre que os vejo à venda, compro meia dúzia para oferecer ao amigos dos meus filhos como prenda de anos.

Sérgio Mascarenhas

Hoje em dia tudo faz parte do PNL :P

Curiosamente até conheço (muito superficialmente) a anterior responsável pelo PNL, com quem me cruzei por razões profissionais e não só três ou quatro vezes. Ignoro se ainda mantém a posição, agora que é ministra da educação.

No entando desconheço de todo qual o critério. Já ouvi más línguas dizerem que é muito baseado no que uma ou duas editoras têm para oferecer. A mim parece-me que é mais baseado em pôr a miudagem a ler tudo o que seja publicado para ela. E ser suficientemente abrangente para incluir os gostos de todo e mais algum prof.

Neste momento eu próprio aderi ao PNL pois estou a comprar a série de BDs do Alix que está a ser publicada com o Público das 4ªs feiras...

Sérgio Mascarenhas

Li o primeiro e achei aquilo miserável.

Mas tu és dos esquesitinhos dos jogos :P

mas aqui ele tem razao aquilo sao coisas grotescas que nao deviam ter saido da cave onde se encontravam

... muita gente diz o mesmo do Avatar!

muita gente tem razao :P lolol (nao axo o avatar grotesco é apenas meh)

o problema do livros dele é que ele tentou fazer tipo a Tracy Hickman e a Margaret Weis mas falhou redondamente em varios niveis ao contrario do que acontece na serie Dragonlance.

visto que podes chegar ao Monster Manual de D&D e ver o primeiro "boss" de luta do 1º livro escarrapachado lá igual :P

mas são gostos Oo..

[quote=kabukiman] Alguêm sabe como é efectuado o processo?[/quote]

Atira-se ao ar e o que cair em cima da mesa está escolhido ou como é costume em Portugal, a editora chega-se à frente com uns trocos, ou uma viagem ao Luso para garantir que o livro é escolhido.


[i][b][url=https://www.tujogas.com/P/coluna_view.cgi?coluna_id=12]A Fortaleza[/url][/b][/i] no [url=https://www.tujogas.com/][img=60x30]https://www.tujogas.com/images/logo_03.jpg[/img][/url]

Eu tambem curtia bué os livros das Aventuras Fantásticas, uns tavam excelentes e outros muito mal feitos, mas a ideia de teres uma história "interactiva" em que TU és o heroi é o ponto de partida para qualquer futuro RPGer.

Ainda tenho vários livros desses arrumados numa gaveta.

Sem duvida nenhuma para mim o melhor era o "Mansão Diabólica" (nº10), depois dois dos meus outros preferidos eram o Comando Robot (nº20) pelo factor de poderes escolher qual o teu robot/transformer que querias pilotar (e ires podendo mudar durante o jogo). E o "Encontro com o M.E.D.O." (nº25) em que és um super-heroi. Embora a história esteja ridicula com super-vilões idiotas, este livro em particular permite-te começar com um de 4 personagens diferentes (cada um com o seu "poder") e é um jogo ainda muito mais "interactivo" que os outros pois não basta seguir para o parágrafo X ou Y conforme a tua decisão, ás vezes se tiveres certas pistas podes saltar para paragrafos que nunca irias encontrar sem as referidas pistas. O Templo do Terror (nº13) foi o 1º livro que possui, e o "a Nave Perdida" (nº4) o 1º que joguei ainda quando estava na primária. O pior foi o "Cavaleiro dos Céus" (nº27), joguem esse e depois vêem o que eu quero dizer.

Aaaaah... que belas recordações voçês me trazem Laughing

E por falar em "belas recordações".. Dragonlance (Tracy Hickman & Margaret Weis) foram as minhas sagas/triologias preferidas. Não sabia que eras um fan de DL tambem...

E ao ler o teu post... puz-me a pensar... e fui ao BGG pesquisar... e encontrei... ISTO: Surprised

Dragonlance

O_O! OMG! OMG! OMG! OMG! OMG! OMG! Quero jogar! Quero jogar! Quero jogaaaaaaaaaaaaaaaar!

* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek *

("Shameless Plug:" GM de Roleplay de L5R á procura de jogadores na área de Lisboa interessados em participar/experimentar)

~Nuno Carreira / Strilar

essa escolha. Lembro-me bem desses livros de capa verde florescente escritos ora pelo Ian Livingstone ora pelo Steve Jacson, ora pelos dois. Eu era grande fã e acho que ainda tenho alguns desses livros. Nunca mais me esqueci da "Masmorra Infernal", "A Cidadela do Caos" e "A Ilha do Rei Lagarto".

Devíamos era fazer lobby para tentar o "plano nacional de jogatinas". :D

--

[quote=Tiago]Devíamos era fazer lobby para tentar o "plano nacional de jogatinas".[/quote]Teriam que haver mais editoras de material em português, ou uma editora de maior dimensão.

[quote=Crashburner]

... muita gente diz o mesmo do Avatar!

[/quote]

Grotesco não diria, mas vê-lo foi uma experiência especial. Senti-me um autêntico vidente, estava a ver uma cena no filme e já sabia o que ia acontecer em 3 ou 4 cenas seguintes. Se a metereologia fosse tão prevísivel como o Avatar eu fundava a Igreja Metereológica do 7º dia.

É um filme que tem bons conceitos mas que em vez de os explorar entra na receita do prevísivel filme americano. Se o James Cameron fosse alquimista e descobrisse a pedra filosofal que lhe permitisse transmutar qualquer material em ouro, concerteza usaria os lingotes de ouro como pisa papéis para a sua pesquisa enquanto se ia entreter a transmutar caviar em latas de atum do da Calvo.

--

disse grotesco dos livros o filme é simplesmente meh (e criou uma coisa mt ma ke agora ker ser td 3d)

isso deu-me fome e fez-me sentir pobre :l

:p

ja li alguma fantasia e sci fi já que sao os generos ke mais gosto :p

das aventuras fantasticas tenho kase todos os ke disseste excepto o cavaleiro dos ceus (e o comando robot foi emprestado)

acho que ninguem tem o jogo ca em pt .. e nao dizem mt bem dele :\

Tens razão, não era a mansão do terror, mas a mansão diabólica. Joguei-os quando era miúdo emprestados, mas comprei-os há um par de anos por um preço baixissimo.

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"