Aqui vai:
1978, Chaosium, 1ª edição.
1979, Chaosium, 2ª edição, a grande edição de referência, centrada no universo de Glorantha. As diferenças para a 1ª não são grandes, é mais uma errata que uma nova edição.
1984, Avalon Hill (mas desenhada pela Chaosium), 3ª edição. Para muita gente a melhor de todas. Não tem um universo definido, antes dá exemplos com base numa Europa da Idade das Trevas alternativa. Há várias publicações alternativas que distribuem os materiais de jogo de maneira diferente.
2006, 4ª edição, 1ª edição da Mongoose, também conhecida como MRQ 1. Tem grandes diferenças e muitos problemas de regras mal construídas. Genérica.
2010, 5ª edição, 2ª edição da Mongoose, publicada como RuneQuest II para lançar a confusão com a 2ª edição que sempre foi conhecida por essa expressão. É muito boa. Mais próxima da 3ª edição do que a 4ª, tem muitas diferenças. Genérica.
2011 (?), Mongoose, Legend. Vai ser uma reedição da 5ª edição com um novo nome porque a Mongoose perdeu o direito de usar o nome RuneQuest.
2012 (?), The Design Mechanism, 6ª edição. Uma nova versão criada pelos criadores da 5ª edição. Dizem que vai ser altamente compatível com a 5ª mas com diferenças. Atualmente a ser preparada.
Além destas, tens:
BRP Golden Book. Tem tudo o que consta da 3ª edição exceto as regras de magia, mas estas são vendidas à parte num outro livro da Chaosium. Porém, boa parte das regras da 3ª edição são fornecidas como regras opcionais, pois o sistema de base do BRPGB é mais simples do que o da 3ª edição.
OpenQuest. É uma versão fantasia do BRP com alguma inspiração do MRQ (ao que dizem, não tenho isto), mais simples do que qualquer versão do RQ.
O que deves escolher para jogar Glorantha? Depende da edição do material para Glorantha!
RQ2 - foram lançados materiais excelentes. Quase tudo foi reeditado pela Moon Design. A melhor edição é a 2ª mas... está esgotada e não me parece que valha a pena investires na compra em 2ª mão.
RQ3 - adicionou materais aos de RQ2 e reeditou alguns mas não todos. Alguns destes materiais foram reeditados pela Moon Design. Há imenso material produzido por fãs.
Nota que os materiais para RQ2 e RQ3 são para o fim da Terceira Idade de Glorantha.
MRQ1 - tem materiais para a Segunda Idade, logo mesmo que o sítio seja o mesmo há diferenças.
MRQ2 - mais materiais para a Segunda Idade. Alguns dos materiais para MRQ1 foram atualizados para MRQ2.
Eu não conheço os materiais para a Segunda Idade (MRQ1 e MRQ2).
Qual escolher? Depende mas com uma certeza: MRQ1 é para esquecer, a escolha reduz-se a RQ3 e RQ5. RQ6, só lá para o ano que vem. Ou então optas por OQ ou BRP...
Em termos de sistema a conversão entre RQ2 e RQ3 é muito fácil. A conversão entre RQ2/RQ3 é relativamente fácil. Há sítios onde dão dicas (BRP Central, etc.).
Tudo somado, a escolha prende-se mais com o que queres jogar: o sistema atual (MRQ2) e que vai evoluir para a próxima edição; ou um sistema que é fácil de obter mas deixou de ser publicado há quase duas décadas (RQ3)? Glorantha Segunda Idade ou Terceira Idade?
Começando pela última questão, eu iria para a Terceira Idade pois tem mais materiais e permite fazer a ponte para o material do HeroQuest (o qual pode ser usado com RQ como sistema especial para grande magia).
Quanto ao sistema, a escolha é dura. O MRQ deixou cair coisas do RQ3 que me parecem nunca deviam ter sido abandonadas; deixou cair coisas que me parece que já deviam ter caído há muito tempo; introduziu coisas que nunca deviam ter sido introduzidas; mas também introduziu coisas que fazem lá falta! O meu sistema ideal seria uma mistura de RQ3 com MRQ2 e as minhas modificações às regras...
Mas isso sou eu. Para terceiros diria que MRQ2. É o sistema atual, vai ser suportado na sua versão atual pela Mongoose via Legend, vai evoluir para o RQ6. É o futuro.
Quanto aos detalhes, falamos noutra ocasião.
PS Nota que as diferenças entre as várias edições do RQ são bem menores do que as que há entre as várias edições do DD. No RQ o núcleo duro das regras é sempre o mesmo, o que muda são as componentes periféricas. E nestas as diferenças maiores estão no combate ou na magia (mas combate e magia representam 90% das mecânicas, em qualquer dos casos).