Por uma Agenda Progressiva nos RPGs

No seguimento do "sumarento" último episódio do podcast Jogador-Sonhador, no podcast Ludonautas vamos nos propôr a gravar já nesta sexta à noite um episódio sobre como se pode partir do contraste de ideias e expetativas dentro de um grupo de jogo ou até do desfasamento entre o "valor" funcional efetivo do produto-RPG e a imagem desse valor que ele nos apresenta, para alcançarmos uma experiência mais progressiva e positiva à mesa de jogo..
 
Será que a sinergia construtiva entre todos estes factores é algo em qual se pode trabalhar ou depende apenas de uma conjunção fortuita de elementos díspares tais como quando recorremos ao recrutamento do grupo "certo" de jogo ou ao RPG ideal para um dado momento das nossas carreiras RPGísticas?
 
Agradeço desde já os vossos comentários e ideias pois vamos tentar abordá-los na discussão a ser promovida durante o podcast. Vamos fazê-lo com emissão ao vivo através do Google Hangout+ Live (tal como acabámos por fazer neste episódio experimental). Espero que possam acompanhar e comentar em direto. 
 
No dia e hora da emissão postarei aqui a ligação. Obrigado pela vossa atenção.