Ontem jogámos mais uma sessão de D&D 3.5 Dark Sun. O Diogo esforça-se, a meu ver bem, por ser o mais imparcial possível e ainda assim tentando agradar a toda a gente à mesa. Por causa disso, acho que todos tentamos dar o nosso melhor, apesar das nossas 3 ou 4 escolas diferentes por vezes chocarem. O Mariano quer, às vezes a brincar, saber da motivação dos npc’s, o Tiago quer calcular quantos quadrados tem até chegar ao outro gajo para lhe partir a boca, eu quero perceber como passar despercebido como elfo quando o sítio onde estamos está rodeado deles (rodeado, entenda-se, pelos lados Norte e Leste, é um meio-rodeio, se quiserem) e é atacado regularmente por 8 (leia-se oito) elfos - não 8000 ou 800 ou sequer 80, 8 perigosos elfos atacaram o forte ontem. É isto que o Diogo tem que equilibrar, e acho que se está a safar. Não quero ser juiz, apenas dar a minha opinião. Espero que o Diogo também se esteja a divertir com o jogo, e não a sofrer para nos divertir a nós. Isso seria errado, tolo, e ridiculo.
Mas isto não interessa para nada. O que interessa é que usar com motor principal de um jogo uma mecânica tão dependente de um dado de 20 faces é errado. É depender demasiado da sorte, parece-me. Um dado que tão depressa tira 20 como tira 1 (aconteceu-me ontem e já vos aconteceu a vocês, de certeza) não pode ser bom. Notem que isto é a minha opinião, baseada em acontecimentos reais, e provada matematicamente. O D20 é o enviado do demo para nos atormentar a todos. Ainda bem que não gostamos todos do azul.
O que me leva ao nWoD. Que giro que é, que frescura, que tremelique rolar os D10, sabendo que rolo cada um deles porque o meu perso tem aquela pintinha que o justifica. Cada sucesso é logo uma garantia que acertei no bicho e que já estou a fazer dano, porque antes já lhe adicionei e retirei todos os modificadores que tinha que acrescentar e retirar. Certo, tem potencial para ser um balde de dados, mas caramba, é rápido e deixa-me logo voltar à minha história, como convém.
Abaixo o D20? Nada disso! Carradas de pessoal a gostar dele não podem estar errados. Simplesmente neste momento prefiro o sistema do nWoD.