Portugal no Ticket to Ride!

[img_assist|nid=1811|title=|desc=|link=node|align=left|width=74|height=100]Da autoria de Hélio Andrade, está agora disponível na rede a expansão não-oficial "Ticket to Ride: Portugal Edition", que contém um tabuleiro de jogo representativo do nosso país à beira-mar plantado, assim como as cartas de destino necessárias ao jogo.

Todos os componentes necessário podem ser descarregados e impressos a partir do website do autor em https://portugaledition.pt.vu, sendo que o mapa está disponível em duas versões: uma recomendada para 2 a 3 jogadores e outra, com mais rotas duplas, para 4 e 5 jogadores que queiram mais espaço para respirar antes de o nó no pescoço começar a apertar. A expansão foi criada em língua inglesa, para melhor poder servir todo o universo de jogadores de Ticket to Ride e assim espalhar pelo mundo a mensagem de que existe um cantinho de terra aqui na Europa com muitas vias ferroviárias e cidades de nomes bonitos.

É certamente uma notícia que não surge todos os dias, a criação em Portugal, por um Português, de uma expansão sobre Portugal para um jogo estrangeiro, de modo que é com muito orgulho e prazer que a divulgamos. Os nossos sinceros parabéns ao autor, Hélio Andrade! Fazemos votos de que esta expansão esteja em breve visível nas mesas de jogo dos entusiastas de Ticket to Ride e, a confirmar-se que a sua jogabilidade é tão apelativa como o aspecto visual, que haja em breve um torneio Português de Ticket to Ride onde se veja incluída esta Portugal Edition.

está impecável...

e parabéns ao Hélio pela iniciativa e excelente trabalho! :D

este é que era um jogo catita para torneio! ;)

 

Yaaaa Phtagnn!!

antes de mais, obrigado pelo elogio :D

para os que já tinham visitado o site anteriormente, aconselho uma nova visita pois agora já inclui instruções detalhadas sobre como fazer um tabuleiro de cartão para suporte do mapa (dobrável em 4 partes), fotos da minha própria versão depois de construída e uma explicação um pouco mais detalhada de como preparar o jogo para jogar.

Oi Hélio

muitos parabés!... está excelente! vou fazer o meu também.

Eu não vi a tua resposta aqui antes, por isso enviai-te um e-mail: A versão Marklin é a terceira e não a primeira. Não que tenha qq tipo de importância (eu pessoalmente até acho que esta última é a melhor) mas por rigor dos factos necessitava de te dizer isto

abraços e mais uma vez muitos parabés

PS - Já agora, fizeste playtest do tabuleiro em termos de equilibrio das rotas, destinos etc?...

o que eu queria dizer é que esta é a 1a expansão que contempla as regras do Marklin, mas não devo ter consigo explicá-lo de forma correcta, pelo que vou corrigir essa frase, obrigado pelo reparo que poderá levar outros em erro.

Sim, fiz uns playtests, mas antes disso mesmo, na fase de criação tive mto cuidado na quantidade de rotas por cidade, tentar criar zonas com jogabilidades diferentes, de modo a haver problemáticas diferentes para cada zona e também na distribuição de casas de cada uma das cores.

:smiley: Acho que vou perder um bocadinho de tempo e de tinta e imprimir isto tudo!!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Parabens, o tabuleiro está muito fixe! Vou ver se convenço alguem a imprimir isto segundo o que dizes no teu site.


Por isso eu tomo ópio. É um remédio.
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés do chão do Pensamento
E ver passar a vida faz-me tédio.

Agora que eu já estava convencido a não comprar mais nenhuma edição do Ticket to Ride, lá vou ter de investir uns trocos na versão "Ticket to Ride: Märklin"...

Excelente dica! Obrigado pela nova versão!

No passado fim-de-semana lá coloquei a impressora a vomitar papel e a beber tinta e depois de uma passagem pela Papelaria Fernandes para arranjar um suporte de jeito já tenho a mais nova versão do TtR: O Ticket to Ride Portuguese Edition Light Version (TtRPeLv para encortar!! LOL). E até já fiz um jogo com ele!!

Gostei bastante da versão portuguesa, mas existem alguns reparos que deverás ter em conta:

  • o número de cidades brancas é superior ao número de tokens correspondentes do TtR:Marklin
  • a frente das cartas deveriam ter as mesmas linhas de corte que tem as costas para tornar mais fácil a montagem (ou pelo menos a linha externa de corte para facilitar no alinhamento)
  • a versão A4 “come” espaços (verifica o que acontece à palavra Portugal depois de imprimires e verás do que estou a falar, mas não é só aí que esta situação acontece)
  • faltam os simbolos correspondentes às cores nos rectangulos das rotas nos mapas - para quem é daltónico como eu esta caracteristica na linha dos TtR é algo de extremamente valorizável e uma das muitas razões pela qual aprecio tanto o TtR, um dos poucos jogos com este pormenor
  • falta nas cidades a “aura” de cor

De resto os meus cumprimentos e aplausos pelo brilhante (e sem dúvida) esgotante esforço que o mesmo deu a fazer.

Qt à versão Advanced caso venha a existir a versão 1.0001 de certeza que vai passar por uma impressão em A1 no Office Centre!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

4 Anos depois já não está disponível... :(

Logo agora que eu queria jogar...

deixou de estar na semana passada porque troquei de operadora de internet e a página onde estava alojada foi-se...

mas nos próximos dias/semanas irei rectificar isso, o antigo URL irá apontar para o novo endereço.

resolvido, o endereço https://portugaledition.pt.vu está de novo funcional...