POWER GRID

bons dias…



Uma vez que a variabilidade deste jogo é enorme; Me sinto obrigado a detalhar e pedir aos confrades que detalhem ao maximo o tipo de partida a ser jogada.

Uma partida entre 4 jogadores na italia é bem diferente dew uma mesma partida na Alemanha ou no Japão… Sendo isto muito logico e coerente inicio meu post sobre um jogo com 4 jogadores na Italia, minha ultima frustração.



Apenas a região mais norte da italia foi removida de modo que um jogador ocupou o sul da bota e os demais brigaram pela região norte e centro. um jogador ficou preso/bloqueado com apenas uma casa para iluminar… A questão que aqui levanto é: Vale a pena em qualquer situação eliminar um jogador deste modo??? Ou seria mais equilibrado deixando-o preso mas com 3 ou 4 casas para crescer???..



No jogo em questão o joigador que fez efetivamente o bloqueio pelas escolhas subsequentes horrorosas ficou em terceiro lugar, mas havia grandes possibilidades de vitoria… 

Olá Marcello,

 

Porque dizes que o jogador ficou bloqueado? Que eu saiba não há forma de bloquear completamente alguém, pois pode-se sempre saltar várias ligações de modo a construir mais afastado (desde que se paguem as várias ligações), certo?

É mais caro, mas podes sempre (pagando as ligações) "saltar" por cima da cidade de outro jogador e construir mais longe.

É o que o Tiago disse. Provavelmente estavam a pensar que tinham de construir as casas sempre em cidades adjacentes, o que não é verdade. Podes sempre saltar cidades ocupadas ou vazias desde que pagues o total de custo da ligação. até podes seltar para a outra ponta do mapa. Desde que calcules o menor custo de ligação a uma outra casa tua e o pagues.

Além disso as cidades abrem espaço para mais jogadores portanto mesmo assim esse jogador poderia crescer para tais cidades que o "trancaram" na fase 2. Onde já pode haver 2 jogadores por casa.

Ola amigos…
Creio que haja uma confusão com relação as regras.
Não se pode construir casas em cidades não adjacentes ou pular cidades como foi mencionado…
Existem regras especiais que preve isto no mapa do Japão…
Para os dais mapas a luta por espaço é exatamente esta: não ficar travado, limitado a poucas casas por mao poder construir a segunda casa estando ainda no step 1…
Vamos conversando…

Conforme disse acima… Só podem ser construídas casas em cidades adjacentes. Pular casas para construir em qualquer outro lugar não faz o menor sentido neste jogo e é contra as regras…
Vamos conversando…

[quote=Freejones]Ola amigos… Creio que haja uma confusão com relação as regras. Não se pode construir casas em cidades não adjacentes ou pular cidades como foi mencionado… Existem regras especiais que preve isto no mapa do Japão… Para os dais mapas a luta por espaço é exatamente esta: não ficar travado, limitado a poucas casas por mao poder construir a segunda casa estando ainda no step 1… Vamos conversando…[/quote]



Segundo as regras da fase 4: Construção

[quote]

Once a player has started his network, all subsequent cities he adds to his network must connect to at least one city already in his

network (marked with one of his houses). A player may add any city (if there is room in the city for the player) to his network, regardless

of its distance from his other cities. The player need only pay the connecting cost shown on the map between the new city and one of

the cities already in his network. The player may build through a city without placing a house there if he wants or (more likely) if there

is no room in the city.
[/quote]



Assim sendo, conforme indicado no final do parágrafo, podes construir saltando uma (ou mais) cidade(s) desde que pagues o custo das ligações.

Essa regra, a ser verdade, muda completamente o jogo. Nunca joguei dessa maneia.

[quote=Dna_Boy]Essa regra, a ser verdade, muda completamente o jogo. Nunca joguei dessa maneia.[/quote]



Segundo as regras podes construir em cidades não adjacentes (desde que pagues as ligações); ver citação das regras da Rio Grande mais acima. wink

Infelizmente, ou felizmente não se pode fazer isso… Sua rede tem que estar totalmente interligada…

hum… aqui está as regras oficiais… https://riograndegames.com/uploads/Game/Game_5_gameRules.pdf

Ver página 5.


"A player may add any city (if there is room in the city for the player) to his network, regardless of its distance from his other cities. The player may build through a city
 without placing a house there if he wants or (more likely) if there is no room in the city"

Caso estejam a ver regras em português vi esta versão aqui. https://files.geekdo.com/geekfile_download.php?filetype=application%2Fpdf&filename=Funkenschlag+Color.pdf&filecode=7tnqkt3gda&validationcode=5b9eab9b26e08a8a079f0dbe897ef20b
que também traduz a regra...
Página 5.. "É possivel utilizar....."
 


Realmente é uma regra muito importante e se estão a jogar sem ela o jogo deve ser completamente diferente. Para pior imagino eu, porque pode arrumar completamente algum jogador e o divertimento desse acaba logo. Depois tem de tar o resto do jogo a olhar.

 

Acho que o link nao funciona. regras em português foi aqui que vi. 

https://www.boardgamegeek.com/filepage/65003/regras-traduzidas-para-portugues

[quote=Freejones]Infelizmente, ou felizmente não se pode fazer isso… Sua rede tem que estar totalmente interligada…[/quote]



O Tiago tem razão.



Podes construir através de cidades já completamente ocupadas (ou não) desde que pagues todos os custos das ligações entre a nova cidade e uma das tuas cidades já existentes no mapa (a única excepção é, obviamente, a primeira cidade).

A frase nas regras referente à obrigatoriedade de existir ligação está lá devido à possibilidade de existirem zonas no mapa que não são usadas, ou seja, não se podem usar ligações que passem através dessas zonas.



Interligada não é o mesmo que adjacente.



Se quiseres confirmação podes experimentar jogar no Brettspielwelt e verificar que te é permitido saltar cidades na fase de construção.



Se isto não fosse possível, o jogo era injogável a mais que dois ou três jogadores.

_

Claro que a regra é verdade e já foi demonstrado que é verdade e não entendo a insistência em dizer que não quando já foram citadas as regras…



O que a regra diz é:



Porto -5- Coimbra -7- Lisboa



Tu tens uma casa no Porto e já não podes construir em Coimbra porque já outra pessoa ocopou o 1º espaço e ainda não está aberto o 2º espaço…



O que tu podes fazer para não ficares completamente preso até que se possa construir no 2º es+aço é construir directamente do Porto para Lisboa… para isso pagas a ligação do Porto para Coimbra que é 5 e não metes lá casa e pagas a ligação Coimbra - Lisboa que é de 7 e metes lá casa…



Assim pagas 12 e metes uma casa em Lisboa

[quote=Muse23PT]



Assim pagas 12 e metes uma casa em Lisboa[/quote]



Pagas 12 mais o preço da casa.

sim, claro… estava apenas a falar dos custos das ligações no exemplo

Eu não insisti em nada, só comentei em tom de algum espanto, porque não sabia. Quem insiste que não é verdade é outro user mais abaixo. wink

[quote=Dna_Boy]Eu não insisti em nada, só comentei em tom de algum espanto, porque não sabia. Quem insiste que não é verdade é outro user mais abaixo. wink[/quote]



Abaixo ou Acima?evilgrin

A mim aparece-me em baixo devilcool

Atenção que eu não disse que eras tu que estavas a insistir :slight_smile: