Costumam usar um bloco de notas, um pedaço de papel ou é tudo preparado de cabeça?
Uso desde bloco de notas a cadernos com várias coisas que iria precisar durante a sessão
Se os vossos jogadores vos fizerem perguntas em relação ao que vai acontecer, têem sempre resposta pronta ou depende de muita coisa?
Sempre resposta pronta, mas várias vezes depende exactamente do que eles disserem e muitas vezes tiro inspiração de algo dito por eles durante a sessão
Costumam ler muitas regras e suplementos para consolidar ideias ou é só numa "what you need to know basis"?
Leio habitualmente os vários livros de regras e suplementos, bem como revistas a ver com o jogo, se vejo que x regra será mais usada numa sessão, tendo tê-la mais preparada para perder menos tempo
De que forma é possível integrar feedback dos jogadores?
Completamente possivel, seja em ideias para plots que nem nos lembrámos, como através do próprio background deles.
É mais essencial preparar NPCs, ambiente ou história?
Ambos são essenciais, mas se eu tivesse que colocar um acima escolheria a história em si, mas ambos devem ser bem preparados
Escrevem os stats para tudo e todos ou procuram RPGs em que possam definir as coisas no momento, se precisarem?
O meu RPG é D&D 3,5, logo stats são necessárias ai em 90% dos casos, claro que não tenho todas as stats de todos os npcs, mas tenho à mao algo em que criar no momento stats para x ocasião.
Há RPGs que exigem mais preparação que outros?
Quando experimentar jogar outros logo aviso :P
Já alguma vez sentiram que a sessão estragou tudo para o qual tinham preparado e que, às vezes, se divertem mais a preparar do que a mestrar?
Divirto-me muito mais a mestrar do que a preparar, nada como a emoção do momento e ver a reacção dos jogadores, já tive sessões para a qual foi muio entusiasmado e depois no meu ponto de vista não foram tão tão... como eu esperava, e o lado oposto, uma sessão dita normal na qual houve algo que todos adoraram.
Até que ponto o "estar inspirado" é essencial?
Um DM sem inspiração não é um DM.... Faz parte de ser DM o estar inspirado, é o saber improvisar que faz de uma pessoa um DM, o estar preparado para tudo e mais alguma coisa...
Para alguém que esteja a tentar começar mestrar, que conselhos dariam ou já deram mesmo?
Daria e já dei estes conselhos : Não tentem dar um passo maior do que as pernas, comecem pequeno, não pensem em coisas épicas e queiram mostrar tudo e mais alguma coisa, fiquem familiarizados pelas regras e tenham em conta as mesmas, não fiquem contra os pcs, não são DMs para ganharem algo ou estarem na luz dos holofotes, sejam regulares e consistentes.
Que erros é que cometeram dos quais se possa retirar alguma lição?
Começar uma campanha sem estar 100% preparado para o arranque da mesma, usar um monstro não adequado ao nivel dos pcs e com isso ter provocado a morte de 2 deles. Avancem para uma campanha quando têm a certeza que irão ter tempo e disposição para a mesma, é uma campanha, não será apenas 1 ou 2 sessões. Sobre os monstros, errem do lado em que ajuda os pcs e verifiquem bem as habilidades especiais dos monstros, os CRs podem ajudar mas não são tudo
Há alguns truques que ajudem a parecer que temos tudo planeado?
Nunca mostrem que foram apanhados com as calças na mão (ou saias), mantenham a mesma cara como se o facto de eles terem decidido fazer algo não tenha querido dizer que não tem nada preparado para isso... Aprendam a ganhar tempo e a usa-lo para se irem preparando durante a sessão. Usem os factos novos e ideias deles para incorporar na vossa história e tornar a campanha melhor ainda.
Um iniciante só deve mestrar quando sentir que tem tudo absolutamente preparado?
Não existe algo como estar absolutamente preparado, o que existe sim, é o sentir que se pode tentar algo, nem que seja uma aventura basica na qual há uma sala 10x10 e dentro dela um orc com uma tarte.