Para a primeira sessão que fizemos da nossa crónica de TsoY eu (GM) não tinha nada preparado, pedi aos jogadores para me darem os seus kickers - situação em que os personagens estão envolvidos no preciso momento em que se inicia a história - e construímos a sessão a partir dai.
Para mim esta técnica provou-se excelente para ir improvisando a sessão em cima do joelho, não só tirou das minhas mãos o trabalho de ter que inventar uma situação inicial como permitiu aos jogadores começar o jogo em situação que são importantes e interessantes para eles.
Estamos agora a aproximarmo-nos da nossa segunda sessão, o que quer dizer que tenho que fazer aquele trabalho chato de GM que é "preparar-me para a sessão", e já que estou com a mão na massa "preparar-me para a crónica".
Como este é um novo jogo para mim não estou muito seguro sobre como fazer isto, por isso vou colocar aqui algumas ideias que me foram surgindo ao longo do tempo.
Primeiro vou pegar em todos os NPCs que os jogadores introduziram na sessão anterior através dos seus kickers (foi engraçado fazer agora as contas e perceber que dos cerca de 10 que surgiram apenas 3 terem sido introduzidos por mim) e começar a construir uma rede de NPCs, se calhar não é o mais apropriado mas vou utilizar duas técnicas para isto que vêm no Vampire Storytellers Guide 3rd Edition (acho que é este o nome):
- Pensar e aprofundar um pouco mais os NPCs (preencher folhas de NPCs) que foram introduzidos na sessão anterior, dar-lhes algumas voltas e objectivos (keys) e tentar ver como é que as acções dos PCs os influenciaram e como é que iram agir na próxima sessão.
Para isto vou utilizar umas notas que fui tirando entretanto de situações interessantes que podiam ter sido geradas na sessão anterior, mas não foram porque a sessão foi toda improvisada e na altura passaram-me ao lado (exemplos: Guardas que o Tammuz conheceu no bar do barco quando foi refrescar a sua pool de instinct);
- Escrever numa folha de papel todos os NPCs e PCs que já apareceram e desenhar setas entre eles, estas setas representam o tipo de ligação que existe entre cada personagem. Depois pensar em NPCs que me pareçam interessantes e ver se eles se ligam algures nesta rede ou se ficam simplesmente sem ligações até altura em que interajam na história.
Provavelmente devo depois passar esta informação para uma tabela cruzada em excel quando se tornar muito confuso consultar o desenho;
Também ando a pensar nas Key Scenes e já tenho algumas na cabeça, a minha maior confusão com isto é que algumas Key Scenes são quase bangs, isto é bom? Mau? Previsível?
Vou manter contudo a minha postura de não fazer um "plot" e tentar apenas gerar cenas e desafios interessantes ao longo da sessão com base naquilo que os PCs e os jogadores vão fazendo. Uma grande ajuda para isto é os jogadores darem-se ao trabalho de comentar o Relatório de Jogo! Para eu perceber o que estão a gostar ou não e me orientar melhor, vou também começar a recorrer mais aos backgrounds que os jogadores escreveram para os PCs, principalmente o do ricmadeira que acho que é o jogador a quem eu estou a falhar mais.
Nota importante para os jogadores: Não estejam à espera que eu lance constantemente cenas para cima das vossas Keys, vão atrás delas, chulem-nas pelo todo o XP que elas vos derem, comprem mais, vendam, façam-lhes coisas.
Depois da sessão volto a escrever para analisar se estas minhas ideias correram bem ou não.