Preparação prévia de um Tales of Arabian Nights

Como introdução devo dizer que costumo encontrar-me com alguns amigos uma vez por mês, e  passamos o dia de volta de jogos de tabuleiro.

Por norma os jogos escolhidos costumam ser combinados com antecedência e tentamos fazer algum trabalho de preparação para depois não se perder tanto tempo na explicação das regras.

Quando me sugeriram levar o Tales of Arabian Nights, achei que podia levar a preparação um pouco mais além e preparei 5 passos destinados a introduzir os jogadores ao ambiente fortemente temático deste jogo.

O que se segue é a descrição de cada um dos passos que fui efectuando ao longo das duas semanas que antecediam a data do encontro. O texto a azul foi retirado dos emails trocados nessa altura.

 

Deixo aqui registada esta informação para o caso de vir a ser útil a alguém que queira fazer algo semelhante.





GPires

Não vale a pena reinventar a roda, portanto resolvi escolher e enviar um video (dos muitos existentes no bgg) com uma breve explicação das regras e alguns exemplos de situações de jogo.

Este passo serviu para os jogadores ficarem com uma ideia do que os espera, e darem a sua aprovação ou não deste jogo como sendo o prato principal do próximo encontro.

 
O Paulo tinha sugerido que no próximo encontro fosse jogado o Tales of Arabian Nights.
Eu alinho na boa, mas é melhor saberem exatamente naquilo em que se vão meter.
É um jogo engraçado, com uma componente temática muito forte, mas que demora bastante tempo.
É coisa para demorar umas horas valentes, ainda por cima com 4 jogadores.
Fica aqui um video com uma breve explicação das regras e alguns exemplos de situações de jogo.
Depois de verem o video digam-me se sempre estão interessados ou não neste tipo de aventura.

https://www.youtube.com/watch?v=rs6XE0C80Z0
 

 Todos deram a sua aprovação, mas acho que alguns nem sequer chegaram a ver o video!

Enviei a lista/imagem dos heróis para cada um dos jogadores escolher um préviamente.

Enquadrei com um breve texto para dar ambiente e acompanhei com um pdf das biografias dos heróis retirado do site da Z-Man.

Antes de mais bem vindos ao mundo das mil e uma noites, que Alá esteja convosco e vos acompanhe na vossa jornada.
Esta jornada pode levar-vos aos quatro cantos do mundo conhecido, dos desertos para além do Nilo às estepes orientais, passando pelas terras geladas dos bárbaros cabeludos do norte, ou pelos mares azuis que escondem segredos sem fim, mas sempre partindo desse centro de civilização e conhecimento que é Bagdade, cidade da paz!
A vossa primeira tarefa é escolher quem querem ser, temos seis heróis de onde escolher.
Será que querem encarnar o aventureiro Sindbad para explorar os mares em busca de riquezas, ou preferem ser o Aladdin e vasculhar a caverna das maravilhas à procura da lâmpada mágica?
Se os vossos sonhos se inclinam mais para véus de seda e ornamentos de ouro talvez queiram escolher a deslumbrante Zumurrud ou a perspicaz Scheherazade e ir evitando os perigos com uma ajuda dos vosso encantos femininos.
Por fim e para quem gosta de personagens que se desenrascam bem tem o Ali Baba que era um pobre lenhador e o Ma'aruf um infeliz carpinteiro que souberam fugir à sua condição e subir a uma vida de riquezas com que nem sequer sonhariam.
Claro que isto foi o que lhes aconteceu nas historias originais, aqui serão vocês a construir a vossa historia e decidir o vosso destino.
 
Em anexo encontram uma imagem com os seis heróis e as cores que lhes estão atribuídas.
Também envio um pdf com uma mini biografia de cada personagem.
O pdf é só para quem quiser ler, não é obrigatório.
 
O que é obrigatório é que cada um me envie um email com uma escolha de entre estes heróis:
Zumurrud (amarelo)
Aladdin (vermelho)
Sindbad (azul)
Ma'aruf (branco)
Ali Baba (preto)
Scheherazade (verde)

Como resultado, foram feitas as seguintes escolhas:
Paulo - Sindbad (azul)
Rui - Aladdin (vermelho)
João - Zumurrud (amarelo)
Guilherme - Ma'aruf (branco)

Enviei a lista das skills e respetivas explicações para cada jogador escolher 3.

 

Agora que já todos sabemos quem somos, vamos escolher naquilo em que é que somos bons. Aqui está uma lista de skills ou habilidades das quais podem escolher 3 para a vossa personagem:
.

Acting & Disguise - Disfarces e representação, facilidade em fazer-se passar por quem não se é.
Appearance - Beleza, aparência física acima da média.
Bargaining & Evaluation - Olhos e língua de mercador, capacidade de avaliar objetos e argumentação para fazer subir ou descer o preço em proveito próprio.
Beguiling - Seduzir/encantar alguém de forma enganadora ou ilusória.
Courtly Graces - Conhecimento dos modos e costumes da corte/classes altas.
Enduring Hardship - Suportar sofrimentos/contrariedades sem se deixar abater.
Luck - Sorte.
Magic - Magia (arcana/sobrenatural, nada de cartolas nem coelhos).
Piety - Piedade/religiosidade (relacionada com a fé em Alá).
Quick Thinking - De raciocínio rápido, desenrascado.
Scholarship - Estudioso, possuidor de conhecimentos livrescos.
Seamanship - Marinheiro, conhecedor de barcos e das artes de navegar.
Seduction - Sedução, capacidade de seduzir/cortejar romanticamente alguém do sexo oposto.
Stealth & Stealing - Competência na arte de roubar e passar despercebido.
Storytelling - Dom de contar histórias encantadoras que exercem efeitos sobre quem as ouve.
Weapon Use - Perícia no uso de armas, normalmente cimitarras, adagas e outras lâminas.
Wilderness Lore - Conhecimentos de sobrevivência em regiões inóspitas (seguir trilhos, orientar-se pelas estrelas, encontrar agua no deserto etc..)
Wisdom - Sabedoria/bom senso para distinguir as escolhas boas das más.
.

Estas 3 habilidades são só um ponto de partida e de certeza que vão conseguir aprender outras habilidades ao longo das vossas viagens.
Podem escolher as 3 que quiserem, não precisam de fazer sentido juntas nem há qualquer exclusividade, personagens diferentes podem ter as mesmas habilidades.
Esta escolha de habilidades vai ter alguma influência, especialmente no inicio da partida, devendo os jogadores tentar fazer opções durante o jogo de forma a tentar utilizar as suas habilidades. Mas tal como na vida real até os melhores planos podem sair frustrados por um golpe do destino.

 
Foram efetuadas as seguintes opções:
João/Zumurrud (amarelo)         Quick thinking, Courtly graces, Enduring Hardships
Paulo/Sindbad (azul)               Storytelling, Weapon Use, Enduring Hardship
Rui/Aladdin (vermelho)            Acting & Disguise, Quick Thinking, Stealth & Stealing
Guilherme/Ma'aruf (branco)      Bargaining & Evaluation, Scholarship, Magic

Sortei uma quest para cada jogador, de forma a que este fique com uma ideia do que o espera no inicio da sua historia.

Fiz uma pré-selecção de quests excluindo algumas que são demasiado dificeis de concluir para evitar que alguém tivesse dificuldade em terminar logo a primeira quest. 

Tentei mais uma vez criar ambiente colocando algumas linhas de texto a introduzir cada personagem e a estabelecer alguma relação entre as as skills escolhidas pelo jogador e a quest que lhe calhou em sorte.

 

Para evitar um excesso de informação, e dar tempo a que todos lessem as quests dos outros jogadores optei por enviar uma por dia.

Já todos escolheram quem são e naquilo em que são bons, mas o que é que vão fazer com essas habilidades?
Qual é o vosso objetivo de vida, com o que é que sonham, o que é que vos motiva para sair da cama cada manhã?

Infelizmente essa é uma questão sobre a qual nem você mesmos tem controlo, já que só Alá é todo poderoso e semeia no interior de cada homem e cada mulher  os sentimentos que os fazem reagir desta ou daquela forma aos acontecimentos da sua vida.
 
Como o João, quer dizer a Zumurrud, foi a primeira a terminar a fase anterior será ela a primeira a receber algo que dê sentido à sua vida:
João/Zumurrud (amarelo)   Quick thinking, Courtly graces, Enduring Hardships

Quest: A Dream Of Riches
 
Despertas depois de ter um estranho sonho no qual te dizem para visitar uma cidade distante onde encontrarás um grande tesouro.
Lança um dado para determinar a cidade que estava presente no teu sonho:
1-2: Tana
3-4: Zaila
5-6: Herat
 
Depois de completares um encontro nessa cidade, encontras um parente distante que te fala sobre as riquezas que o teu falecido pai costumava ter, e das quais tu nada sabias. Nessa noite voltas a ter o mesmo sonho, mas desta vez dizendo-te para retornar a Bagdade. Confusa, e algo zangada por teres feito uma tão longa viagem para nada, decides mesmo assim seguir as instruções do sonho até ao fim.
Quando voltares a Bagdade, e permaneceres lá depois de um encontro, a tua conversa com aquele parente distante dá-te algumas ideias de onde procurar dentro da tua própria casa. E aí encontras ouro, joias e um artefacto maravilhoso.

A tua recompensa por terminar com sucesso esta quest é:
D1  (+1 ponto de destino)
S1  (+1 ponto de historia)
W+3 (+3 pontos de riqueza)
Treasure (1 tesouro retirado do topo do baralho de tesouros)

Hoje viramos a nossa atenção para o Paulo, quer dizer Sindbad.
 
Um poeta-guerreiro, da estirpe do lendário Gurney Halleck, tão habil a declamar poemas de cortar a respiração como a manejar a cimitarra para cortar cabeças.
É um homem habituado a aguentar adversidades e sofrimentos, mas as feridas que Alá irá gravar a fogo no seu coração ser-lhe-ão dificeis de ignorar.
 
Paulo/Sindbad (azul)    Storytelling, Weapon Use, Enduring Hardship
 
Quest: Seek Love
 
Os teus sonhos noturnos com uma mulher de beleza ímpar estão a invadir os teus pensamentos a todas as horas do dia. Mas tu nunca a tinhas visto antes, nem as pessoas a quem a descreves alguma vez ouviram sequer falar de tal beleza!
 
Finalmente, num novo sonho vislumbras o seu palácio - ela governa uma terra muito distante de Bagdade.
 
Mas porque é que és assim tão torturado com um conhecimento tão incompleto daquela que sabes estar destinada a ser a tua amada?
 
Se, depois de um encontro, estiveres num sitio com um 4 ou mais marcado no terreno, lança um dado. Soma o numero marcado no terreno ao dado e se o resultado for menos de 9 tens de continuar a mover-te para outro sitio (a não ser que alguma condição te impeça de mover).
 
Se o resultado for 9 ou mais então encontraste a tua amada.
 
As recompensas por completar esta quest são:
 
W+3 (+3 pontos de riqueza)
Married (Casado)
Vizier  (Vizir)
Colocar o teu marcador de origem na cidade mais próxima.

Nem só de belas donzelas à procura de tesouros e nobres guerreiros em busca do amor, reza a nossa historia.
 
Dela também faz parte o Rui, quer dizer Aladdin, um dos muitos ladrões de Bagdade.
Sempre pronto a aliviar os bolsos dos mais distraidos e a separar os tolos do dinheiro que tanto lhes custou a ganhar. 
 
Não é que ele seja má pessoa, mas isto está-lhe no sangue e quando vê frutos maduros prontos a serem colhidos pensa que seria um desperdicio deixar que caissem ao chão ou permitir que fossem outros a colhe-los.
 
E de entre os seus colegas de profissão são poucos os que rivalizam consigo em rapidez de raciocinio e perspicácia, mas por melhor que seja o ladrão este tipo de vida por vezes deixa-nos em situações complicadas das quais nem Alá na sua infita misericordia é capaz de nos livrar.
 
Rui/Aladdin (vermelho)   Acting & Disguise, Quick Thinking, Stealth & Stealing
 
Quest: Carried Away
 
Enfureceste um djinn!
(djinns são génios ou espiritos poderosos muito menos amigáveis do que o da Disney, e com um sentido de humor bastante mais macabro)
 
Em vez de te matar imediatamente, ele transporta-te para uma terra distante enquanto dormes.
 
Lança um dado para determinar onde é que o djinn te deixa:
1-2: P'an P'an
3-4: Leon
5: Su-Chou
6: Bantus
 
Coloca o teu personagem nessa cidade e recebe a condição/status de Lost.
Tens de arranjar forma de voltar a Bagdade senão a tua familia e os teus negocios irão sofrer com a tua ausência.
 
Depois de retornar a Bagdade e ficar lá depois de um encontro, resolves todos os problemas que se levantaram enquanto estiveste fora.
 
As recompensas por completar esta quest são:
 
D3 (+3 pontos de destino)
S3 (+3 pontos de historia)
Ganhar a skill Enduring Hardship

(como esta era a minha personagem resolvi ir um pouco mais além no enquadramento para reforçar o ambiente)

 

Por fim sobro eu, Ma'aruf, humilde narrador destes acontecimentos.
Quando tudo isto começou eu era o dono de uma pequena loja de livros em segunda mão, num recanto escondido da rua Mutanabbi.
 
Há quem diga que os livros que lá se vendem são mais do que simples papel e tinta, e que na sala dos fundos são praticados rituais e encantamentos à muito caídos no esquecimento. Também há quem diga que sob a lei islâmica a pena por praticar Sihr (magia) é a morte, e que os bens do feiticeiro serão confiscados pelo sultão e toda a sua família vendida para a escravatura.
 
As pessoas dizem muitas coisas, nem todas elas verdadeiras.
 
Ora estava eu um dia a tentar negociar a compra de um livro a um árabe chamado Abdul Alhazred, quando se fez horas de almoço.
O livro que tinha por titulo Kitab al-Azif, mas vocês podem conhece-lo por outro nome que não irei aqui referir, parecia ser realmente interessante apesar de o seu dono e presumível autor ter um ar bastante tresloucado.
 
Não querendo interromper a negociação, concordei em acompanhar Abdul Alhazred até um restaurante que me era desconhecido e que ficava num beco que eu juraria não existir no dia anterior.
 
Lá contemplei iguarias sem fim e o ar estava impregnado de cheiros deliciosos que eu nunca antes tinha sentido.
 
Comecei por pedir uma saladinha de polvo que tinha ótimo aspeto, mas infelizmente antes de conseguir provar fosse o que fosse deu-se uma enorme desgraça.
Abdul, ao vislumbrar aquelas ventosas e tentáculos, levantou-se como que em transe e começou a entoar um estanho cântico:
 
Ph'nglui mglw'nafh C'thulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn.
Ph'nglui mglw'nafh C'thulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn.
 
Imediatamente os pratos, tachos e panelas começaram a voar por todo o lado, esmagando-se violentamente contra as paredes e fui obrigado a fugir daquela cena de loucura temendo pela minha vida.
 
Nunca mais vi o árabe louco Abdul Alhazred nem o seu livro, mas mais importante do que isso nunca mais consegui voltar àquele beco nem ao restaurante.
 
Desde então que o desejo de provar aquela comida me tem queimado por dentro e, tendo deixado a livraria nas mãos do meu primo Usman, resolvi partir numa viagem disposto a procurar aqueles cheiros e sabores em todos os recantos do mundo conhecido.
 
E foi nessa viagem que me cruzei com as personagens das quais antes vos falei, cada uma com uma historia mais fascinante do que a outra.
 
São essas histórias que registo neste meu livro que eu pretendia que fosse apenas de receitas culinárias, mas é agora o relato da minha viagem e das desventuras daqueles que comigo partilharam um dia uma bela refeição numa estalagem à beira da estrada de Damasco.
 
.
Guilherme/Ma'aruf (branco)    Bargaining & Evaluation, Scholarship, Magic
 
Quest: The Gourmet
 
O sinal mais seguro da misericórdia de Alá Todo-Poderoso é a grande abundância de novos sabores que aguardam o verdadeiro aficionado da culinária.
 
Tu decides viajar pelo mundo em busca dos sabores que as terras distantes tem para oferecer.
 
Pede a outro jogador que coloque os teus 3 marcadores de quest, um na Índia, outro na Europa e outro na Arábia. Quando tiveres um encontro num local com um marcador, remove-o (independentemente do resultado do encontro).
 
Quando removeres todos os marcadores, então já provaste o que de melhor o mundo tem para oferecer.
         
As recompensas por completar esta quest são:
 
D2 (+2 pontos de destino)
S2 (+2 pontos de historia)
Ganhar a skill Courtly Graces
Ganhar o status Blessed

Por fim preparei uma lista de musicas para servir de banda sonora, enquanto jogamos.

Algumas sugestões vieram dos foruns do bgg, outras acrescentei eu porque queria personalizar com algo português.

 

Peter Gabriel - The Passion of the Christ (1989)

 Kara Nomadica - Ábum homónimo de 2005 deste grupo norte-americano do Colorado que toca musica turca e arabe.

 Banda sonora do jogo Shadow of the Colossus da Playstation2.

 Rão Kyao - várias musicas selecionadas dos albuns Oasis (1985), Viagens na minha terra (1989), Delírios Ibéricos (1991) e Navegantes (1997)

Só para deixar aqui umas linhas sobre como correu o jogo em si.



Correu bem, deve ter durado umas 4 ou 5 horas, mas como fizemos um intervalo a meio para o almoço não se tornou demasiado cansativo.

Todos conseguiram acabar a sua primeira quest e receber as recompensas, menos eu que preferi aproveitar a oportunidade de entrar num dos Locais de Poder.

O vencedor foi o Aladdin que teve muitas aventuras em que não era lá muito bem sucedido. Andou perdido, quando conseguiu orientar-se casou e a mulher morreu logo a seguir e ele teve de fugir para não ser enterrado vivo, mais tarde foi vendido com escravo, depois de conseguir comprar a sua liberdade ficou gravemente deprimido ao ouvir a historia que um certo macaco falante contada pelo proprio, a seguir enveredou pelo caminho da religião, e isso deu-lhe por fim pontos suficientes para chegar aos 10 Story + 10 Destiny de objetivo que tinhamos traçado para este jogo.

O Sindbad deve ter sido o que sofreu mais porque andou praticamente o jogo todo transformado em macaco falante. A sua sorte ia sempre de mal a pior e acumulou uma enormidade de "status" negativos que fazia impressão. a dada altura conseguiu estar simultaneamente transformado em macaco, ferido, doente, amaldiçoado, alvo de chacota e completamente deprimido.

Terminou o jogo casado com uma princesa e tornado Vizir de uma cidade africana à beira mar, tendo tido dois filhos, um dos quais eram tão feio como o pai.

A Zumurrud foi a que mais rica se tornou, tendo ficado pincipescamente rica e acumulado dois tesouros. Mesmo assim acabou o jogo foragida da lei por tentar roubar repetidamente um dos olhos de Lamia ao tentar cumprir o último roubo que o pai, o rei dos ladrões, nunca tinha conseguido terminar.

 

No geral parece-me que todos se divertiram, que é sempre o objetivo destes nossos encontros.

Excelente leitura, obrigado pela partiha.



Fica a curiosidade de ver o jogo em acção.




… obrigado pela partilha!

 

Apesar de achar que não deve ser bem o meu tipo de jogo, já há muito que está na minha lista de jogos a experimentar. Será este ano? fighting

Confesso que só li o primeiro post, (seguramente irei ler o resto se eventualmente surgir o oportunidade de jogar este jogo)



Mas devo dizer que acho muito boa ideia, e essencial, essa preparação prévia antes das sessões de jogo. Especialmente  jogos com regras mais complexas.



Boa partilha!

Se vos interessar podem dar uma vista de olhos no video que eu referi e ficam logo com uma ideia de como é que se passam as coisas durante o jogo, tem alguns exemplos a partir do minuto 8:



https://www.youtube.com/watch?v=rs6XE0C80Z0



Isto acaba por não ser bem um jogo jogo, é mais uma construção algo caótica de várias historias interligadas no ambiente das Mil e Uma Noites. Portanto calculo que algumas pessoas vão detestar o caos e a falta de lógica entre os resultados obtidos e as escolhas feitas mas, para quem já leu as Mil e Uma Noites, está perfeitamente dentro do espirito contido nos livros.  



Basicamente o jogador escolhe para onde se quer deslocar, depois de lá chegar tira uma carta de encontro, e de acordo com o tipo sítio onde está (mar, cidade, deserto, etc), da hora (manhã, tarde ou noite) e do resultado dos dados, é confrontado com uma situação e tem de escolher entre várias opções.



Por exemplo, encontram uma princesa disfarçada, querem: falar, evitar, raptar, atacar, seduzir ou roubar?



Depois de escolher é lido um capitulo que informa o jogador sobre o resultado das suas escolhas. Imaginem que escolhem raptar a princesa.



Então descobrem que ninguem quer pagar o resgate e que ela tem uma vozinha extremamente irritante e que nunca para de falar. Ao fim de algum tempo soltam-na, mas ela não se quer ir embora porque ficou apaixonada por voces. Tentam fugir mas ela segue-vos para toda a parte não vos deixando um minuto de sossego.

Tem a skill Endure Hardship? Em caso afirmativo aguentam o palrar incessante dela durante dias a fio até ela se fartar e se ir embora. Caso contrário perdem completamente a sanidade mental, gritam em desespero, rasgam as roupas e saem a correr para o deserto, meio loucos (ganham o status Insane).





GPires