Print&Play, coleções, links e outros

Desde o início de 2016 tenho andado a explorar o Print&Play e isto é bastante viciante, depois de explorar e aprender um pouco sobre este meio, venho aqui partilhar um pouco do que decobri para quem possa estar interessado em explorar um pouco o Print&Play.



Podem ver a minha coleção nesta geeklist com fotos:



My Print & Play Collection BGG - AndrePOR



Existe a guild do Print & Play que podem explorar para dicas de como criar e o que criar.



Recomendo uma vista de olhos neste criador Todd Sanders, muito prolifico e com jogos de muita qualidade e fáceis de criar.



Algumas geeklists interessantes para explorar:



Games on Grids



Free Solo Print&Play



Canonical List of Free Print & Play



Depois uma geeklist mensal do que a malta cria ao longo do ano:



What print&play Games are you crafting. March 2016



Espero que tenha sido uma ajuda, qualquer questão é só dizer.

que gosta de Print&Play e tem sugestões ou coleções para partilhar?

Eu  não sou muito experimemtado em jogos PnP mas, fiz uns poucos, mais cardgames, pois é uma maneira fácil e barata de ter um jogo para experimentar.



Confesso que tenho alguma reticência em tentar construir jogos mais complexos, pois ficam (em termos de €€) ao nível de outros jogos comercias… apesar do prazer que dá 'construir' algo por nós próprios (mais ou menos)…



Vou dar uma vista de olhos aos links que indicaste, entretanto estes são os jogos PnP que eu "construí":

  • Secret Hitler - na altura estava em kickstarter e disponibilizavam a versão PnP a preto e branco (eu modifiquei para cores).
  • Karmaka - também um kickstarter que disponibilzava a versão PnP. as cartas estavam metade a P&B e mais uma vez dei-lhe um toque pessoal.
  • No Good gremlins - este é um PnP de um autor (Nick Hayes) que tem como hobby criar jogos...
  • E o Coin Age (uma folha A4 e umas moedas no bolso...) acho que bem conhecido nas andanças do PnP...
Quanto a geeklists tenho-me guiado por estas:


que já construis-te só não conhecia o Karmaka, e já tenho o Coin Age. Já conhecia essas geeklists, boas sugestões também.



Posso-te dizer que para fazer os 190 jogos da minha coleção, em média o jogo fica abaixo de 1€, talvez a volta dos 0,70\0,80 centimos, claro que tenho jogos em que apenas tenho de imprimir uma página de regras e usar componentes de outros jogos, e outros que ficam a volta de 2€\3€ máximo, penso que o mais caro que fiz foi o Mr.Cabbagge que ficou quase em 5€.



Mas tem de se ter em consideração que eu tenho uma pool de recursos para todos os jogos, apenos tenho impresso aquilo que é estritamente necessário para jogar, uso uma laminadora, que por folha laminada fica a volta de 0,10€, uso sleeves em alguns jogos, algumas tiro e coloco noutros jogos que estejam a ser mais usados, não faço caixas próprias, nem stickers. O resultado final nem sempre é o mais bonito, mas todos os jogos são funcionais, duráveis e principalmente jogáveis.



Vê a minha coleção. tenho lá bastantes card games, a grande maioria dos jogos são facéis de fazer.

Goryon, esqueceste do Dead Man's Chest. :) 

Os que referiste são bons jogos mas o meu preferido é o Secret Hitler. Quem gostou do Resistance e Avalon, vai certamente gostar deste. 

 

AndrePor, dos PnP que tens, sugere aí 2 ou 3 que mais gostes, mesmo que sejam dos mais simples.  

não joguei grande parte deles, tenho-me entretido mais a construi-los do que a jogar, mas dos que sei, posso recomendar:


  • Agent Decker (design do português Manuel Correia)
  • Ambagibus (excelente tile placement em 5 minutos)
  • Austerity
  • Cheese Chasers
  • Court of Xiang Chi
  • Decktet (card game tipo deck cartas normal, mas com mais opções e montes de jogos diferentes para jogar)
  • Elevenses for One
  • Maquis
  • Micro Rome (gosto muito deste, 18 cartas)
  • Micro Space Empire
  • Mr. Cabbaggehead's Garden Game (Todd Sanders, artwork excelente)
  • Onitama (excelente abstrato para 2 jogares)
  • Aether Captains (Todd Sanders, tens vários jogos com o mesmo tema)
  • Shadows Upon Lassadar (também do Todd Sanders, vários jogos com o mesmo tema
  • Supermarche
  • Utopia Engine



    Depois tenho alguns de jogos já publicados mais conhecidos, que fiz a minha versão, ou usei o retheme de alguém.


  • Qwirkle
  • Limes
  • Dragonheart
  • K2
  • Los Banditos
  • Finito



    É uma questão de pesquisar e ver o que mais te interessa.

Mas não houve um ou dois que sobressairam, quer pela mecância, jogabilidade ou originalidade? Vê se consegues escolher da lista que mencionaste. 

não joguei todos, mas se tivesse de escolher:



Solitário

  • Austerity
  • Mr.Cabbaggehead's Garden Game
  • Micro Rome



    2 Jogadores
  • Onitama


Onitama, obrigado. Vou ver este. 

Quanto aos solitários, eu passo.  

 

Já agora, esqueci-me de mencionar o melhor jogo PnP que joguei, trazido à mesa por outro amigo, "Between Two Cities". Adorei este jogo. Dá para várias pessoas, com número variável. Apresenta uma mecânica diferente, interessante e equilibrada. Excelente título, seja PnP ou não. 

[quote=Joca]Goryon, esqueceste do Dead Man's Chest. :)   [/quote]



+/- , não mencionei por não ser bem um PnP… ou melhor, esse é um jogo que se jogava em bares Irlandeses(ou não)… e alguêm fez uma edição com caixa de madeira, etc… na verdade para jogar só é preciso 2 dados, uma caixa opaca e uns tokens (e.g. mode««edas…)




[quote=Joca]Os que referiste são bons jogos mas o meu preferido é o Secret Hitler.  [/quote]

yes

Pois é, quando começa o vício dos pnps, é dificil parar… também tenho aqui muita coisa feita e arrumada em gavetas… Crescem como cogumelos:)



Entretanto recomendo estes solos, já bem conhecidos e simples de fazer:

Utopia engine

Utopia Beast hunter

Se alguém quiser experimentar antes de o construir, o Maquis tem uma implementação em Android com o jogo base (apenas algumas das missões estão disponíveis) gratuito:



https://play.google.com/store/apps/details?id=org.boardnaut.studios.maquis.android



É um solitário bastante difícil (ainda só consegui ganhar uma vez) e com um tema interessante.

_

Comecei a acompanhar a tua lista quando publicaste os primeiros PnP na geeklist de Janeiro (aliás na altura até trocamos uns comentários). Fiquei fascinado com a facilidade com que fizeste tanto jogo e como os arrumaste. E, como muita gente que vai aparecendo na lista, ver os teus PnP's vai-me dando umas ideias para quando avançar com os meus.



Eu ainda estou na fase de acumular Pnp's no pc para ver quando os vou fazer xD O meu maior problema passam pelos recursos (dados, cubos, figuras, …) já que o melhor que consegui arranjar foram umas fichas nos chineses e para as cartas tenho de andar sempre a arranjar baralhos e sleeves. E depois também há o montar as coisas para imprimir. Já que como tenho de ir a centros de cópias, convém maximizar as coisas (principalmente o que for para folhas autocolante).



Vou aproveitar que abriste aqui o tema e vou-te colocar umas perguntas (que também podem ser respondidas por quem quiser, quantas mais dicas melhor):

  • Normalmente plastificas ou sleevas as cartas? E imprimes em algum papel especial?
  • Todos aqueles recursos que tens foram sendo acumulados de diferentes jogos ou compravas em avulso e onde? (aqueles meeples de plastico parecem-me excelentes)
  • E as cartas? Também tens cartas magic acumuladas em casa ou costumas comprar para fazer os jogos?



    Forte abraço

o meu método é normalmente:


  • Junto sempre 10 ou mais jogos no pc para imprimir, e costumo ir a gráfica imprimir, por norma fica a 0,30€ côr, 0,06€ a preto. É impresso em papel normal e com muito boa qualidade.


  • Depois uso laminadora em casa (Lidl, United Office), e as respectivas folhas laminação, normalmente 0,10€ a folha, uso a plastificação em tudo menos nas regras (na geeklist consegues ver o que imprimir e plastifico em cada jogo. As cartas apenas laminadas ficam com uma boa qualidade e perfeitamente jogáveis.


  • As sleeves, tenho algumas, uso principalmente naqueles jogos de cartas que têm dois lados da carta que são necessários para jogar, ou então que requerem baralhar muitas vezes


  • Não uso as cartas magic


  • Os recursos, a grande maioria é de jogos pocket do go e outros, uso os dados multicolor do Panamax, os cubos do Merkator, os treasures chests do Stonemaier, fichas de poker. Por norma tenho sempre em consideração os recursos que tenho a meu dispor antes de decidir os jogos que crio.


  • Ainda não me aventurei foi em criar dados, e mapas grandes.


  • Se precisares de alguns ficheiros para imprimir algum deles, envia-me PM, que eu tenho tudo arquivado no PC.

[quote=AndrePOR]- Se precisares de alguns ficheiros para imprimir algum deles, envia-me PM, que eu tenho tudo arquivado no PC.[/quote]

ahaha A última vez, quando o David Ward me disse algo assim, acumulou-me uma série de PnP's no pc que maior parte deles ficaram no disco externo. E mesmo assim acumulei uns quantos aqui que ainda estão para ser feitos XD

[quote=AndrePOR]- Por norma tenho sempre em consideração os recursos que tenho a meu dispor antes de decidir os jogos que crio.

- Ainda não me aventurei foi em criar dados, e mapas grandes.[/quote]

Pois, eu dos poucos que fiz levei sempre muito tempo para os começar porque tinha era de pensar onde poderia arranjar os recursos necessários. Isto porque nem tenho assim muitos jogos de onde ir buscar as coisas (e depois tou sempre naquela "se tiro isto daqui depois vou-me esquecer de voltar a arrumar quando quiser jogar este")
PS: se alguém me souber indicar onde arranjar as peças de lego clássicas eu agradecia, porque tenho o Town Center para querer fazer mas sem as ter antes esquece lá isso xD

[quote=AndrePOR]- As sleeves, tenho algumas, uso principalmente naqueles jogos de cartas que têm dois lados da carta que são necessários para jogar, ou então que requerem baralhar muitas vezes[/quote]
Mas estas imprimes noutro tipo de papel ou usas alguma outra forma de lhes dar mais "massa"? Eu normalmente as cartas costumo usar as sleeves da ultra pro de cor com uma carta por tras porque assim é mais fácil de manusear.

[quote=AndrePOR]- As cartas apenas laminadas ficam com uma boa qualidade e perfeitamente jogáveis.[/quote]
Esta parte é que tenho uma grande dúvida. Tu plastificas a folha toda antes de cortares as cartas ou primeiro cortas e depois plastificas "ajeitando" as cartas na folha de laminação? Vou explicar o porquê desta minha dúvida.
Eu tenho o Machi Koro em PnP, que foi o meu primeiro PnP mas foi um bocado custoso. Eram muitas cartas e tive de as cortar todas antes, dobra-las (o frente e verso) e depois é que as plastifiquei. O problema foi que na primeira tentativa quis cortar rente ao papel e aquilo abriu... =/ E desde então fiquei com receio de cortar muito rente e nunca cheguei a experimentar se cortar tudo já plastificado se não dava problemas...

Eu imprimo em folhas normais, o resultado final não é o mesmo como se fosse uma carta típica de jogo, fica um pouco mais mole e mais fléxivel, mas é o suficiente para ser durável, baralha-se bem e para efeitos de print&play penso que chega. Depende também um pouco do objectivo final que pretendes.



Eu uso 2 maneiras:


  • As que precisam apenas de um lado impresso, tenho várias cartas na mesma folha, plastifico a folha como um todo, e depois corto, como é página única o plastico está unido a ambos os lados da folha e não há problema em cortar justo. Eu normalmente não faço a impressão das partes de trás da carta, minimiza os custos.


  • As que precisam dos dois lados impressos, eu uso duas vertentes, ou fazes a impressão dos dois lados logo, plastificas e cortas. Ou então, fazes a impressão separada, plastificas e cortas ambas as folhas, e depois colocas numa sleeve (preferencialmente o mais justas possível), este é talvez a que tem um resultado mais próximo com o "feeling" de uma carta normal, mas também com um custo maior. Destas 2 maneiras não tens o risco de cartas abrirem.



    Recursos:



    Podes sempre tentar adquirir um daqueles conjuntos de 100 ou mais jogos baratos, que tem diversas peças diferentes para jogar, consegues sempre obter peças suficientes para jogar diversos jogos, especialmente abstractos. No olx arranjas muito material desse.

Eu posso a dizer que dos que fiz (pah os mapas do trains não os posso inserir nesta discussão) o que me custou sempre mais foram as sleeves (também ajudou poder imprimir as cartas no sítio onde trabalhava quando estava no Porto XD). Como não tenho assim tantas e gosto de ter os jogos sempre preparados, tive de as comprar e era sempre mais do que um pack. O Valeria então para foram 5 cores diferentes

[quote=AndrePOR]- As que precisam apenas de um lado impresso, tenho várias cartas na mesma folha, plastifico a folha como um todo, e depois corto, como é página única o plastico está unido a ambos os lados da folha e não há problema em cortar justo.[/quote]

Mas plastificas a folha que sai da impressora, certo? Ou seja, não cortas cada carta individualmente antes de plastificar? Desculpa lá o questionário todo, mas tenho de aproveitar para quando tiver o material todo para fabricar os jogos de volta à minha posse =P

[quote=AndrePOR]Podes sempre tentar adquirir um daqueles conjuntos de 100 ou mais jogos baratos, que tem diversas peças diferentes para jogar, consegues sempre obter peças suficientes para jogar diversos jogos, especialmente abstractos. No olx arranjas muito material desse.[/quote]

Acho que estou a ver que tipo de conjuntos estarás a falar, mas nunca os procurei muito bem. A dica é boa, e hei-de me lembrar dela quando voltar para portugal. Por agora, logo se vê como me desenrasco ahaha

plastifico a folha A4 toda, normalmente tem 8 a 9 cartas dependendo do jogo, e depois faço os cortes. E se fizeres como eu disse em cima, não tens problemas em cortar justo a carta.

Fixe, obrigado pelas dicas