Print & Play

Saudações a todos.

Recentemente andei a divertirme a arranjar alguns boardgames em versão Print & Play. Alguns deles têm textos em Russo mas muitos deles isso é irrelevante para o jogo.

Para todos aqueles que gostam de montar boardgames e poupar alguns trocos no processo eu posso disponibilizar os ficheiros.

Segue a lista do uqe tenho:
[list]
[]Meuterer
[
]Micropul
[]Monster Hunt
[
]My Band
[]OGRE
[
]Paper Terrain
[]Power Grid - Factory Manager
[
]Push & Move
[]Pygmies
[
]Rat HOT
[]Richelieu
[
]Skirmish Wars Advance Tactics
[]Snapshot
[
]Sneaking Mission Solo
[]Splat Ball
[
]Stone Age
[]Subzero
[
]Summoner Wars
[]Sword and Sail
[
]The Way
[]This Is All Chinese to me!
[
]Wiz Wars
[]WWII Skirmish
[
]Antagon
[]Barbarian Prince
[
]Batt’l_Kha’os
[]Bohnanza
[
]Chunky Fighters
[]City of Guilds
[
]Country Trains
[]DiXit
[
]Dungeon Plugin
[]Elemental Clash
[
]Elfenland
[]Fairy Tale
[
]Jaipur
[]Kingdom
[
]LoTR - Confrontation
[]Magic Realm
[
]Medieval Manor
[]Melee - Man to Man Combat
[
]Merchant of Venus
[]Tichu
[
]Cardcassonne
[]Conquest of the Fallen Lands
[
]For Sale
[]Fearsome Floors
[
]Jungle Speed
[]Alhambra
[
]Army of Darkness Board Game
[]Bridges of Shangrila
[
]Dead Night
[]Prophecy
[
]Mr.Jack
[]Small World
[
]Clans
[]Finca
[
]War of Bugs
[]Pick & Pack
[
]Qwirkle
[]Mutiny
[
]Franks ZOO
[]Ticket to Ride - USA
[
]Lost City
[]Condottiere
[
]Ghost Stories
[]Intrigue
[
]6 Nimmit
[]Boomtown
[
]Jamaica
[]Coloretto
[
]Aye Dark Overlord (textos em russo)
[]BANG! (textos em Russo)
[
]BOMB.it (textos em russo)
[]Munchkin (1-6) (textos em russo)
[
]Carcasson (com expen‡äes) (manuais em russo)
[]Citadel (textos em RU e PT)
[
]Demon Lord
[]Dungeon Twister (textos em FR)
[
]EVO Age of Dinosaurs (textos em RU)
[]Pack & Stack
[
]Guiliotine(textos em RU)
[]HeroQuest (textos em RU)
[
]Hour of Glory (falta o jogo base)
[]Hurn and Taxis (textos em RU)
[
]Battle Line
[]Cultivating Favour
[
]Goblin Slayer
[]Drewdle
[
]Delve - The Card Game
[]Lifeboat
[
]Loot (regras RU)
[]Arcana
[
]Command & Colours (textos em RU)
[]Red Planet (textos em RU)
[
]Revolution! (textos em RU)
[]San Juan (textos em RU)
[
]Secrets of the Dark Lord (textos em RU)
[]Wasabi! (textos em RU)
[
]Tiles
[]Tikal
[
]Coachride (textos em RU)
[]Piggy
[
]Skotland Yard
[]Snow Tails
[
]Thebes
[]Pocket Battles
[
]Ghoulash
[]Weilong
[
]Sabotage
[]Creepers
[
]Cataclysm
[]Dungeoneer (testos em RU)
[
]Le Havre (textos em RU)
[]Patrol - Lost!
[
]Pocket Rocket (regras em RU)
[]Roma (textos em RU)
[
]Legend II
[]Gvar
[
]Harry Potter - Mistrey at Hogwarts
[]Pandemic
[
]Castle Panic
[]Saint Petersburg
[
]Cannon
[]Memoir 44 (senarios)
[
]Puerto Rico
[/list]

Já me deparei com este site. Ainda por cima tenho um amigo com uma namorada que fala russo, por isso foi bastante tentador.

Na minha cabecinha print&plays são jogos out-of-print e protótipos tornados disponíveis para impressão livre etc.

O que este site tem, é pirataria chapada. Scans (mtos deles foleiros) de jogos dos quais não foi autorizada reprodução.

Sei que soo mais papista que o papa. Mas "estes" print&plays deixam-me um amargo na boca...

Como já não vou conseguir comprar este...não me importava de ter uma home-made version

...mas,tambem numa onda de P&P...ou melhor,re-design de jogos,existe este blog de um "nuestro hermano" que conheci no BGG: https://neodroid.blogspot.com/ ...bem porreiro.

Abracos

Paulo

Sim é verdade. No aspecto dos scans tens razão, mas muitos dos que estão aqui são Re-designs ou jogos PnP disponíveis gratuitamente.

Se estiveres interessado em algum desses, estás à vontade


Já estou a ver o porquê do nickname...lol

Gostava de "produzir" uma 1/2 duzia de jogos da tua lista.... se puderes "ceder" os ficheiros ou a localização deles era muito fixe!

E os nomeados são: PUERTO RICO; POWER GRID; ALHAMBRA; DIXIT; JAIPUR e BATT'L KHA'OS.

Um abraço Happy Meeple

Não quero ofender-te, mas este tópico é desagradável.

Desagradável, porque é um convite à pirataria.

Não é desta forma que os jogos de tabuleiro saiem a ganhar... Cry

Print & Plays só de out of prints ou com autorização prévia do autor, pelo menos para mim.

Dixit? Tichu? Stone Age? Pack and Stack? Zombie

Fazer estes jogos em print & play é aberrante, tendo em conta o preço a que estão disponíveis. Já nem falo dos gastos para equiparar a qualidade...

Peço desculpa se de alguma forma fui antipático, mas não consegui resistir a criticar esta situação.

Nao vejo problema nenum em que se faça print & play dos jogos, mas quem o faz tem de ter mesmo a consciencia que para os que existem actualmente no mercado, um PnP do mesmo sai mais caro que o jogo em si (isto se quiserem ter uma qualidade minima).

E não deixa de haver jogos que chorei o dinheiro e teria ficado mais bem servido com uma versão PnP (o Roll Through the Ages vem-me logo à idéia). E há redesigns que valem mesmo a pena serem montados (tenho o caso do Merchant of Venus que nunca joguei o original apesar de o ter antes de ter montado o meu!!!). Quanto à idéia de pirataria não é mais do que a de videos, musicas e livros... não me incomoda nada, pois a qualidade é que dita depois a sua utilização: coloque-se um PnP de um jogo em produção ao lado do original e é ver em qual as pessoas pegam, elas iram escolher o melhor, não tenho dúvidas.

[i][b][url=https://www.tujogas.com/P/coluna_view.cgi?coluna_id=12]A Fortaleza[/url][/b][/i] no [url=https://www.tujogas.com/][img=60x30]https://www.tujogas.com/images/logo_03.jpg[/img][/url]

Adicionei um Disclamer ao post para que não haja duvidas.

Os jogo que apresento aqui podem ser encontrados atravez do BGG, basta pesquisar nos forums.

Obrigado.


se não ficasse um balurdio fazer um Magic Realm para se jogar ate pedia os ficheiros, mas só de pensar na quantidade das peças ate da ataque cardiaco.

Fico a espera que uma companhia pegue na licensa e faca um reprint.. na importava que fosse a FFG :x

grande parte do resto ate se encontra a preços acessiveis que compensam a qualidade e o trabalho de tar a fazer P&P.

Por acaso estou a pensar montar um Magic Realm.

Já viste o merchant of venus? isso sim dá trabalho. Andar a cordar e colar bolinhas em peças de madeira :smiley:

as do magic real são quadradas, aquilo em cartão com uma guilhotina (ou x-ato) faz-e que nem ginjas.

(digamos que dá para passar uns bons cerões a fazer isso lol. Bem melhor que ver as telenovelas.


já vi e já joguei várias vezes o do Pombeiro por isso é que nem penso em me meter nisso lol :P, e alem disso o Pombeiro já tem bastante prática em fazer deixo pa ele lolol :P dps ajudo a jogar :x

é um trabalho mm grande fazer um desses jogos e não é uma decisao para tomar assim levemente pois se a pessoa não tiver empenhada fica a meio por se fazer.

Mas olha se fizeres o Magic Realm dps convida pa jogar que quero experimentar mt isso ^^

https://www.cracked.com/article_18513_5-insane-file-sharing-panics-from-before-internet.html


[i][b][url=https://www.tujogas.com/P/coluna_view.cgi?coluna_id=12]A Fortaleza[/url][/b][/i] no [url=https://www.tujogas.com/][img=60x30]https://www.tujogas.com/images/logo_03.jpg[/img][/url]

[quote=Firepigeon]

https://www.cracked.com/article_18513_5-insane-file-sharing-panics-from-before-internet.html

[/quote]

"Before Internet" é a parte chave da coisa. Compare-se a capacidade de partilha e pirataria agora com a internet (que é a nível global), com o que se conseguia com cassetes, vinyl e disquetes. Apples & Oranges.

Por outro lado... repare-se a capacidade de dar a conhecer os nossos produtos e criar novos públicos. Há uma infinidade de coisas de que ouvi falar ao longo de anos e a que só tive acesso com a internet. E de coisas de que nunca ouvi falar e que fiquei a conhecer graças à internet.

Quanto ao resto, é tudo uma questão de preço. O que acaba com a «pirataria» é um preço justo para os produtos que nos querem vender. Há 10 ou 15 anos eu pagava uma fortuna por uma rodela de plástico, muitas vezes sem ter verdadeira oportunidade se tudo o que lá estava me interessava.

O que se passa é que não fica bem chamar nomes às pessoas a quem queremos vender coisas, o cliente não pode ser bestial às 3ªs e pirata às 4ªs.

Sérgio Mascarenhas

Uma coisa é certa, se os preços em portugal/europa fossem os mesmo que nos estados unidos, haveria certamente MUITO mais gente a comprar jogos de tabuleiro :slight_smile:

Claro que isso não é desculpa para a a “pirataria” ou o que quer que lhe queiram chamar mas deve ser certamente um factor combastante peso.

Dando o ex dos jogos de computador. Muitos dos jogos de computador que comprei filo porque alguém me mostro a versão piratiada e eu gostei tanto do jogo que o comprei. Depois sairem expanções e outras vesões e não foi preciso ver, comprei logo.

Acho que com os boardgames pode acontecer o mesmo. Eu pessoalmente já comprei um jogo que até nem foi barato e foi a pior coisa uqe fiz. se o tivesse conseguido experimentar antes, não o teria comprado e tinha usado o dinheiro para adquirir um que realmente gostesse. Mas infelizmente oos jogos não estão dos ao nosso dispor para os experimentarmos. Por ex, um amigo meu fez o PnP do Rat HOT e eu depois de o jogar decidi que o vou comprar.

Foi só uma opião


[quote=PalaNolho]Uma coisa é certa, se os preços em portugal/europa fossem os mesmo que nos estados unidos, haveria certamente MUITO mais gente a comprar jogos de tabuleiro :) [/quote]

Não sei de nenhuma discrepância de preços entre europa e eua... Se alguma, é na europa que são mais baratos.

Se quiseres falar dos preços que temos nas lojas de cá, tanto em jogos de vídeo como de tabuleiro, aí concordo plenamente contigo. A net deu-nos a capacidade de mandarmos a FNAC pastar e mandar vir o que eles têm à venda de Inglaterra por metade do preço.

Quanto à coisa de podermos experimentar antes e incentivar à compra... E quantos jogos deixamos de comprar porque alguém já os tem? Ou porque são maus?

Dá uma olhadela neste site e compara os preço :slight_smile:
(ignorando portes claro)

https://www.coolstuffinc.com/

Quanto a deixar de comprar porque já alguem tem ou porque é mau, isso é sempre foi e irá continuar a ser assim. Está inerente na sociedade. E por um lado até é bom, pois leva as pessoas a partilhar :D, que hoje em dia é uma coisa que cada vez se vê menos as pessoas a fazerem infelizmente :frowning:


Já cá não está quem falou quanto aos preços. Claro que tendo em conta o preço do dólar para eles, acaba na mesma coisa. E portes para nós (+ alfândega), não sei se compensa. Não tem nada a ver com jogos de vídeo ridiculamente mais baratos em países em que o custo médio é muito mais alto do que o nosso. E há a questão de muitos jogos que eles não arranjam sem ser mandando vir da europa.

Emprestar ou não emprestar não é muito a questão do que se está a discutir aqui. Smile Não empresto nada a ninguém! Tongue out



pah … com portes esquece!!! tive um amigo meu que foi aos EUA e fizemos uma encomenda desse site. A encomenda foi à volta dos 200 €. os portes para portugal eraamquase tanto como o preço da encomenda. Os EUA deram cábo do sistema de porte ninguem sabe muito bem porquê… mas pronto.

Olha … eu acho que já não sei o que estamos a discutir … LOL