Problema resultante de não apagar users inactivos

Ok, veio-me agora uma noticia que teremos que abordar de uma maneira ou doutra.

Existm muitos users neste site que não se ligam desde que se inscreveram, alguns que não se ligam há mais de 2 anos. Tudo muito bem, mas veio-me um rumor agora a dizer que esses users inactivos que continuam a receber emails nossos dos grupos em que estão inscritos fazem o flag dessas mensagens como sendo spam.

Ora isso significa que se eles tiverem contas no gmail ou hotmail ou algo assim, se a admin desses sites receberem avisos suficientes de que as mensagens que enviamos é spam, eles irão bloquear-nos e ai é que estaremos mesmo tramados.

Como tal, recomendo que discutamos isto, apesar de já ter sido discutido anteriormente. Estamos perante uma situação que nos poderá prejudicar muito mais se não fizermos nada.

A minha proposta: Enviar emails a todos os users a avisar que os users que não fiquem activos por um periodo maior do que 3 meses serão automaticamente apagados da userlist. Assim podemos dar uma oportunidade a quem queira mesmo participar no site e podemos eliminar aqueles que só se inscreveram só para dizer que estão inscritos em mais um site.

Os endereços de e-mail desses utilizadores como o zzujtwczy ou o beofspku também estão feitos de letras aleatórias, inclusivé no domínio, por isso não existe esse problema, certo?

Sim, sem duvida, os que nunca fazem login uma unica vez costumam não ter emails validos. Mas este problema que estou a referir agora é indepedente da minha ultima mensagem sobre esses users randómicos.

O meu problema é em relação aos que já fizeram login uma vez mas já não fazem login há muito tempo. Ou seja, os que deram um email válido mas que não fazem login há muito tempo, os que estão na userlist com o ultimo login com cerca de 1 ano ou 2 anos. O que quero dizer é que os que estão inscritos no site e em grupos mas não fazem login há muito tempo estarão a receber mensagens dos grupos enviados para os emails deles. O importante é que eles já fizeram o login e validaram as contas, simplesmente já não vêm a este site à muito tempo.

Ora imagina isto, há bues que nao fazes login aqui, possivelmente nem sequer te lembras que este site existe. No entanto recebes emails que, presumo eu, não sabes donde vêm. A tua primeira reação? Flagar eles como spam.

É esse o meu receio, que possam haver servidores de email que, de tanto terem as nossas mensagens flagged como spam, tratem todas as nossas mensagens a partir desse ponto como spam, implicando que vão parar ao lixo automaticamente.

Esse é o meu receio. Mas não sei, posso tar errado embora tenha ouvido rumores em contrário. Seja como for achei que seria melhor chamar à atenção este ponto.

As the darkness fell and gone was solens light
the silence ruled amongst the men of heathenpride,
who gathered in a mighty battle-line
and awaited their gods to give the final sign

Concordo com o João. Manda-se um mail a todos os users do AoJ a informar que um período de x meses (podem ser 3 sim) sem um único login origina o cancelamento da conta. E pode-se também adicionar esta informação ao formulário de inscrição de novos users.

Não interessa nada ao site ser identificado como um potencial spammer.

6 é preferivel.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Pessoalmente, faria assim:

Users que à pelo menos 8 meses não fazem login será enviado um email a falar que ou fazem login regularmente ou serão apagados.

Os que não fizerem login num espaço de 1 mês depois de enviado o email são apagados.

O grande problema são os users que antes contribuiam para o site e já não fazem login à algum tempo. Na minha opinião acho que deviamos deixar intactos os users que contribiuram para o site mas estão de momento inactivos, visto esses users terem uma maior probabilidade de um dia mais tarde aparecerem de novo do que users que fizeram login uma vez, não escreveram nada e nunca mais fizeram login.

O que acham?


As the darkness fell and gone was solens light
the silence ruled amongst the men of heathenpride,
who gathered in a mighty battle-line
and awaited their gods to give the final sign

Concordo contigo João. Assim parece-me mais justo, mas em vez de 8 meses faria 6 meses. Oito meses é muito tempo.

[quote=MGBM]Tudo muito bem, mas veio-me um rumor agora a dizer que esses users inactivos que continuam a receber emails nossos dos grupos em que estão inscritos fazem o flag dessas mensagens como sendo spam.

Ora isso significa que se eles tiverem contas no gmail ou hotmail ou algo assim, se a admin desses sites receberem avisos suficientes de que as mensagens que enviamos é spam, eles irão bloquear-nos e ai é que estaremos mesmo tramados.
[/quote]

Bom, eu diria - novamente - que não há razão para pânico. Se a coisa funcionasse assim, haveria milhões de fóruns, newsletters, lojas online, etc, que iam ter o mesmo problema que nós… com a agravante que nós somos peixe muuuuuuito pequeno, com poucos utilizadores a receberem e-mail.

Também podemos mudar o e-mail de onde as mensagens originam, se de facto algum dia isto se revelar um problema.

Quanto a apagar utilizadores há muito inactivos…

Por favor, não apaguem ninguém… a menos que essa pessoa nunca tenha postado nada, zero, nem um comentário que seja. De outro modo, os posts/comentários dessas pessoas serão atribuídos ao user “anónimo” e depois fica uma confusão.

Agora o que podem fazer à vontade é cancelar as subscrições dessas pessoas aos grupos. Isso realmente ajuda bastante o site, que às vezes sofre a tentar mandar e-mails para tanta gente em grupos grandes como os boardgamers de LX.

Vou ver se consigo fazer aparecer a data do último login nas listas de subscritores do grupo… assim os administradores podem policiar os seus subscritores.

[quote=ricmadeira]Quanto a apagar utilizadores há muito inactivos…

Por favor, não apaguem ninguém… a menos que essa pessoa nunca tenha postado nada, zero, nem um comentário que seja. De outro modo, os posts/comentários dessas pessoas serão atribuídos ao user “anónimo” e depois fica uma confusão.[/quote]

Sim, era essa a minha ideia, apagar users inactivos que nunca postaram absolutamente nada. Quanto aos que postaram, ficam cá na eventualidade de um dia regressarem. Mas os que tão inactivos ha um ano e nunca postaram nada…


As the darkness fell and gone was solens light
the silence ruled amongst the men of heathenpride,
who gathered in a mighty battle-line
and awaited their gods to give the final sign