Procura-se artista(s) para ilustrar universo de jogo

Ora bem, ao fim de alguns anos resolvi voltar a ter uma coluna na RPGnet. Desta vez o meu objectivo vai ser criar um universo de fantasia. As grandes linhas já estão definidas e vão ser apresentadas nas primeiras colunas (actualmente em redacção).

Eu gostava muito de ir alem da simples descrição textual do universo. Gostava de o ver ilustrado pois, repetindo uma ideia feita, uma imagem vale mil palavras. Mas isso é algo para que me falta talento. De todo.

Daí a questão: há alguém com talento para o desenho e o grafismo de fantasia que queira colaborar no projecto como seu ilustrador? Seria excelente.

Sérgio

É pá, dá lá mais pormenores…

____________________________________________
Just when you think you’ve learned the rules, someone revises them.

Aqui vai:

Eu vou iniciar uma coluna na RPGnet onde vou criar um universo de fantasia em prestações mensais (ou quinzenais se conseguir manter tal ritmo). O universo tem nome, Mardijtam.

O universo vai ser "realista", o que é que isso queira dizer. O meu ângulo de ataque vai ser baseado em grandes redes comerciais inspiradas em obras como o livro de Marco Polo, a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, Sinbad o Marinheiro, e em rotas como a Estrada da Seda, o Barco Negro de Goa-Macau e similares.

O universo tem vários povos inteligentes jogáveis, mais exactamente 7, e pelo menos um não jogável. Nenhum destes povos corresponde aos standards da fantasia - não há elfos, anões, hobites, orcs, etc. E também não há humanos!

O meu processo de criação é simples: selecciono pontos de referência do nosso mundo real (diferentes culturas para os povos inteligentes, localidades para as várias áreas geográficas, maneiras de vestir e comportar, produtos com interesse comercial, etc.) e recombino-os para formar Mardijtam. A minha perspectiva é a de que o nosso mundo tem uma riqueza enorme de fontes de inspiração que não estão a ser utilizadas na fantasia corrente. Há que tirar partido disso.

Neste momento estou a redigir as bases do mundo do jogo: unvierso, geografia, etc. Eu já tenho uma ideia bem precisa de como o mundo funciona, onde vivem os diferentes povos, como interagem, etc., mas tenho de o pôr no papel (digital). É aí que a coluna da RPGnet vem mesmo a geito: obriga-me a fazê-lo.

Eu gostava de dar expressão visual às minhas ideias, daí a procura de quem as ilustre. Em termos de ilustração o que tenho em vista é trabalho a preto e branco sem grande perfeição formal. Digamos que procuro desenhos feitos por um habitante de Mardijtam que, nas suas viagens, se entretenha a desenhar o que vê. Procuro assim uma perspectiva subjectiva a partir de dentro, ao estilo do Tribe 8.

E agora tu, porque te interessaste por esta proposta? Tens uns exemplos do teu trabalho que eu possa ver?

Sérgio Mascarenhas

O exemplo que tenho aqui já tem quase 10 anos... foi pra uma personagem minha de AD&D.

É o que mais se aproxima do que falaste que eu tenha por cá...

Tod Staüb von Fliege

____________________________________________
Just when you think you've learned the rules, someone revises them.

Gostei e presumo que estás interessado em aderir ao projecto. A ser assim, podemos passar a partilhar a coluna da RPGnet, eu fornecendo o conteúdo texto e tu o visual. Quer dizer, poderemos passar a inlcuir na coluna a discussão do desenvolvimento do mundo - que passa a ser partilhado pois eu penso que a versão visual é tão importante e tão informativa como a textual. Aliás, isto até acaba por estar ligado ao que escreve o Sandy Antunes na sua última coluna da RPGnet (https://www.rpg.net/columns/soap/soap133.phtml). É melhor passarmos a comunicar por email. O meu é [email protected].

Sérgio Mascarenhas

[quote=smascrns]

Ora bem, ao fim de alguns anos resolvi voltar a ter uma coluna na RPGnet. Desta vez o meu objectivo vai ser criar um universo de fantasia. As grandes linhas já estão definidas e vão ser apresentadas nas primeiras colunas (actualmente em redacção).

Eu gostava muito de ir alem da simples descrição textual do universo. Gostava de o ver ilustrado pois, repetindo uma ideia feita, uma imagem vale mil palavras. Mas isso é algo para que me falta talento. De todo.

Daí a questão: há alguém com talento para o desenho e o grafismo de fantasia que queira colaborar no projecto como seu ilustrador? Seria excelente.

Sérgio

[/quote]
GAlen opah eu é na boa, preciso de detalhes, e de tempo para projectos paralelos ate porque ainda tou a fazer design de personagens minhas para 1 futuro webcomic :slight_smile: no entanto i’m available

O João Tiago já está a colaborar, contigo passo a ter dois artistas o que dá mais perspectivas sobre o universo de jogo.

Vamos fazer como com o João: Eu mando-te os detalhes por email. Para isso envia-me uma mensagem para [email protected] para eu ter o teu email.

Sérgio Mascarenhas

Quando quiserem ou poderem postem aqui os resultados dessa colaboração. Não só satisfazem a minha curiosidade como pode ser uma maneira de suscitar interesse no pessoal aqui do site. Ou então postem os links para a RPG.net.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Sem dúvida, vou manter o pessoal informado do andamento da coluna na RPGnet mas prefiro central ali toda a comunicação para evitar dispersão.

Sérgio Mascarenhas

PS Olá Mariano, como vai isso por Almeirim?

Aqui em Almeirim a comer caralhotas com farinheira e tal vai sempre bem! :stuck_out_tongue:

Ok, vê lá se te despachas que estou CURIOSO! :slight_smile:

E posta aqui quando o fizeres…

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Está aqui mais um curioso! Deixa por aí o link da tua coluna com o desenvolvimento. Já tens mais um interessado nisso, vou acompanhar sempre que possa. Vai haver possibilidade de playtest dalgum material que já tenhas?

Boa sorte e muita inspiração para mais um projecto! Fica bem!

Joaquim

O que se passa é o seguinte, eu estou a escrever um set de colunas que vou enviar em conjunto para a RPGnet para publicação. Por um lado eles querem mais de uma à partida, por outro lado eu também prefiro. Sucede apenas que com a adesão de dois artistas gráficos ao projecto preciso de ter material para lhes enviar, o que significa que vou acabar por avançar já com um conjunto maior de material do que esperava fazer à partida. É que o universo de jogo tem umas sete raças não standard jogáveis e eu preciso de lhes dar uma ideia das mesmas para eles poderem começar a desenhar.

Sendo assim, penso que vou precisar de um mês para consolidar este material ao nível de rascunho. Depois vou polindo o mesmo à medida que o for enviando para a RPGnet. Pelo caminho vou estar sempre a alterar as coisas porque as ideias não param de fluir.

De qualquer das formas, isto pode até significar que o ritmo inicial das colunas seja mais rápido. Em lugar de uma coluna mensal posso ter uma quinzenal (ou mesmo semanal se eu desdobrar os meus inputs e os dos meus colaboradores). A ser assim penso que a apresentação do universo pode ser feita até ao final do presente ano. Depois trata-se apenas de aprofundar. Mas eu não vou antecipar material a não ser para quem contribuir activamente para o projecto.

Em termos de material jogável, só mais tarde. Primeiro dou uma ideia do universo; depois dos seus povos; só depois avanço para a campanha de base. Como é evidente, quem quiser pode ir utilizando o material à medida que este for saindo. Nota, também, que eu apenas vou dar material sobre o mundo, não vou trabalhar regras de jogo. Quem achar interessante e quiser jogar terá de utilizar o sistema da sua preferência.

GAlen nao deu pa te enviar entao aki fica o meu mail é [email protected]

oi. Passa por www.chances.deviantart.com e ve se o estilo interessa

Bem, o problema é que o projecto ficou parado. Falta de tempo... Mas voltarei a ele um dia e quando isso suceder falo contigo. Obrigado pelo interesse.

Sérgio Mascarenhas