Procuro opiniões de jogos de tabuleiro

Boas. Depois de tanto tempo de procura decido recorrer a quem mais joga para opiniões:

Procuro um jogo de tabuleiro de estratégia, RPG, guerra, histórico ou fantasia, com miniaturas e design atraente, principalmente sem sorte envolvida, ou pelo menos em que a estratégia e lógica sejam a chave do sucesso.

Sei que é muito critério, mas talvez haja.

Aguardo então opiniões.

Obrigado

Profissionais, cheguem-se à frente!

Sê bem-vindo! Happy Meeple

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Arrebimbomalho&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

[quote=Sotheryn]Procuro um jogo de tabuleiro de estratégia, RPG, guerra, histórico ou fantasia, com miniaturas e design atraente, principalmente sem sorte envolvida, ou pelo menos em que a estratégia e lógica sejam a chave do sucesso.[/quote]
Um jogo de miniaturas sem dados? Já não se arranja a edição especial do Diplomacy :)

Miniaturas normalmente andam de mão dada com os dados, mas, se o design atraente é uma prioridade, sugiro qualquer coisa da Days of Wonder. Que tal um Cleopatra?

Assim à primeira vista xadrês! Sem sorte nenhuma envolvida!! iniaturas tem dependendo da versao etc etc

Agora se estás com vontade de um Dungeon Crwaler (pela tua descrição parece ser mais isso) podes dar uma vista de olhos a estes:

Mas demora-te kmais um pouco por aqui que de certeza vais encontrar muitas mais opiniões diferentes. Navega e vai fazendo perguntas, e talvez queiras aparecer num dos encontros onde se junta pessoal a jogar e onde podes jogar e experimentar antes de comprares!!

Boas;

Opiniões será fácil obter por aqui... somos um grupo bastante opinativo. ;-)

Agora para obter um conselho ou recomendação, talvez seja necessário facilitar um pouco a tarefa à malta...

Algumas perguntas:

1 - É para jogar só a dois ou com mais gente? Qual o número habitual de jogadores?

2 - O tema parece ser de menor importância, mas haverá algum a evitar de todo?

3 - Quanto tempo pensa ser razoável para uma sessão de jogo?

4 - Qual a faixa etária dos potenciais jogadores?

5 - São pessoas interessadas por jogos de tabuleiuro ou estão a dar os primeiros passos?

6 - Haverá interesse em evitar ou preferir a competição/cooperação entre os jogadores?

Não será necessário responder a todas estas questões, naturalmente. Servem apenas para dar uma ideia de alguns pormenores que nos poderão ajudar a ajudar-te.

Sê bem vindo à comunidade. Espero que te tornes uma visita habitual.



Sempre disponivel pra uma jogatana dimostrativa ...

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

[quote=Firepigeon]

[/quote]

Da lista elaborada pelo Pombeiro, reforço a minha opinião nestes dois. São dois jogos que aconselho vivamente dentro do que procuras.

Podes ver um video sobre o prophecy neste link:

https://www.boardgameswithscott.com/?cat=14&paged=2

Arkham Horror Video Review

https://www.youtube.com/watch?v=8t0urRy-Kbs

E acrescento um dos meus preferidos à lista:


Video

https://juegosmontt.info/2007/07/un-muy-buen-juego-estilo-europeo-nada.html

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Mais uma opção ao barulho... :)

_________________________________________________________________________________________________________

"I was thrown out of college for cheating on the metaphysics exam; I looked into the soul of the boy next to me." - Woody Allen.</

Bem, se o que procuras é mesmo um dungeon crawl, acho que o candidato ideal é mesmo:

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/17226][img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic249300_t.jpg[/img] Descent: Journeys in the Dark[/url]

Com uma das expansões...

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/29298][img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic264348_t.jpg[/img] Descent: The Road to Legend[/url]

...até dá para criar uma grande campanha de dungeon crawling.

No entanto é um jogo em que as batalhas se processam através de dados, apesar de que os mesmos são atribuídos dependendo do tipo de arma que cada herói tem (e não são os típicos dados de 1 a 6, têm faces especiais que determinam o dano dado, a distância a que consegues atacar e a obtenção de abilidades adicionais). O jogo no entanto tem de ser pensado muito bem, não basta a atitude de "chegar e limpar a sala".

As miniaturas e o design são excelentes.

Os pontos negativos é que é um jogo com regras complexas e que precisa de bastante tempo para jogar cada masmorra (não esperes menos de 5 horas em cada uma).

[url=www.breakingthmagic.com]Breaking the Magic[/url]

Primeiro que tudo tenho de agradecer as respostas que foram dadas. Superaram em MUITO o que esperava ser possível receber.

A principal sensação que registo, é que há quem partilhe o mesmo gosto.

Agora juntando mais lenha à fogueira que acendi, eis uma lista que me deram:

Power Grid

Small World

El Grande

Railroad Tycoon

Primordial Soup

Age of Empires III

Struggle for Rome

Pillars of the Earth

Tigris and Euphrates

Tudo jogos em Inglês portanto, a primeira questão: os jogos que me disseram estão em Português?

Não é por mim, mas há sempre quem não se dê bem com o inglês.

Respondendo à interessada sequência de perguntas:

1 - É para jogar só a dois ou com mais gente? Qual o número habitual de jogadores?

R: 2 a 4 será o ideal. Podendo assim ser um jogo capaz de “duelo” ou então familiar.

2 - O tema parece ser de menor importância, mas haverá algum a evitar de todo?

R: Fantasia, Guerra são a primeira escolha preferencial. Mas aberto a outros claro. A evitar seriam jogos irreais, como nos exemplos que dei, o Primordial Soup.

3 - Quanto tempo pensa ser razoável para uma sessão de jogo?

R: 60-120min. Só excluo jogos como o Descent que gosto MUITO, mas tenho de ser realista com o tempo livre que tenho e principalmente companhia que alinhe nisso.

4 - Qual a faixa etária dos potenciais jogadores?

R: Adultos sem dúvida

5 - São pessoas interessadas por jogos de tabuleiuro ou estão a dar os primeiros passos?

R: Pessoas já com alguns passos e gosto, dispostas a passar tempo em conjunto num bom jogo

6 - Haverá interesse em evitar ou preferir a competição/cooperação entre os jogadores?

R: Cooperação agrada-me para o espírito familiar, mas de momento não procuro esse tipo de jogo

Espero conseguir passar o que procuro.

Últimos pontos:

- Moro no Algarve, digam-me que há encontros vossos cá. Tenho a lista para seleccionar e, realmente, não há nada como experimentar. Mas mais que experimentar encontrar quem goste de um bom jogo de tabuleiro.

- Obrigado pelo acolhimento, não me recordo de melhor entrada numa nova comunidade

[quote=Sotheryn]

Power Grid

Small World

El Grande

Railroad Tycoon

Age of Empires III

Tigris and Euphrates

Tudo jogos em Inglês portanto, a primeira questão: os jogos que me disseram estão em Português?

[/quote]

Sim, a maioria dos jogos com que brincamos são ou em inglês ou alemão. Porquê alemão? Porque uma data de jogos são feitos sem qualquer texto neles. (language independent, como os que deixei na citação, por exemplo). No entanto, na maioria dos casos de jogos mais roleplay, dungeoneering, etc, isto não é assim... Foot in mouth

E já começa a aparecer versões em português de meia dúzia destes jogaços que esta malta te está a indicar.

Uma nota: faças o que fizeres, não vás a www.boardgamegeek.com

Boa sorte, e sê bem vindo ao hobby. Wink

Qualquer pesquisa no google bate sempre no boardgamegeek. Porque não aconselhas?

[quote=Sotheryn]

Qualquer pesquisa no google bate sempre no boardgamegeek. Porque não aconselhas?

[/quote]

Não só se aconselha e recomenda, como é uma visita obrigatória.

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

É tipo triângulo das bermudas. Pessoas normais desaparecem naquele site, para surgir dias depois, desorientados com tanta informação, com milhares de jogos na cabeça para experimentar.

Passados alguns dias registam as jogatanas que fazem, passam horas diárias no bgg e acham que a sua colecção de cento e tal jogos ainda está bastante incompleta.

Cuidado! Tongue out Wink

[quote=Sotheryn]

Qualquer pesquisa no google bate sempre no boardgamegeek. Porque não aconselhas?

[/quote]

Daqui por dois meses volta aqui e responde à tua própria pergunta SFF!!

Posso confirmar-te que existem gamers em Faro, Loulé, Albufeira e Armação de Pera. Contacta-me aqui se estiveres interessado.

Regista-te no BGG e vai a uma sessão de jogo com o Vasco. Nunca mais nada será igual na tua vida.
Tem medo... tem muito medo :)

_________________________________________________________________________________________________________

"I was thrown out of college for cheating on the metaphysics exam; I looked into the soul of the boy next to me." - Woody

Ou isto está com um erro qualquer?

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Arrebimbomalho&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Esclarece-nos...

_________________________________________________________________________________________________________

"I was thrown out of college for cheating on the metaphysics exam; I looked into the soul of the boy next to me." - Woody

Boas;

A generalidade dos jogos que te foram recomendados aqui antes estão em Inglês e são bastante dependentes da língua, ou seja, se não souberes ler em inglês vai-te ser difícil jogar o jogo. Isto porque a maioria destes jogos se encaixam ou no estilo Dungeon Crawl ou Adventure Boardgame. São estilos que implicam cartas de evento, criatura, feitiço, etc. e essas coisas normalmente têm especificidades que estão escritas nas cartas.

Este aspecto de independência da língua é muito importante e a sua presença em muitos dos títulos modernos foi uma grande ajuda à divulgação do hobby.

Obrigado pelas respostas. Ajudam bastante a definir um pouco mais o que pretendes. Não o suficiente para já, mas também creio que o teu interesse é um pouco alargado para já. Por isso, vou apenas comentar os que conheço da lista que colocaste no post.

-Power Grid

Independente da língua.

Para mim, um dos melhores jogos de sempre. Não dou importância aos rankings, mas de entre os que estão nos 10 primeiros do BGG (o tal site que corres o rico te absorva como um buraco negro, mas neste caso cheio de luz e bons jogos :-D ) este é talvez o que penso ser mais merecedor do primeiro posto.

É um jogo económico, sem combate ou aspectos de fantasia, com a particularidade de que não ganha quem tem mais dinheiro no fim, mas sim quem alimentar mais cidades com electricidade.

-Small World

Independente da língua.

Só joguei a versão anterior (Vinci) mas pelo que pude ver este será um pouco mais elegante e com duração mais limitada. Aqui existe um forte tema de fantasia e os combates são de um para um, ou seja, cada unidade atacante elimina uma unidade defensora. Talvez seja dos mais adequados ao que procuras neste momento.

-El Grande

Pouca dependência de língua. Texto apenas em algumas cartas especiais.

Um excelente exemplo de jogos baseados no controlo de áreas.

-Railroad Tycoon

Também pouco dependente da língua. Algum texto em algumas cartas.

Outro jogo económico. Só o joguei uma vez e achei demasiado longo e sobre-produzido para o que é.

-Pillars of the Earth

Também algum texto em certas cartas. Menos significativo que nos outros.


Se tivesse que recomendar um jogo de colocação de trabalhadores para quem se está a iniciar no hobby, este seria talvez a minha escolha. Li o livro por causa do jogo e também o recomendo. Depois de ler, é interessante ver a relação dos personagens e lugares com as mecânicas do jogo.

-Tigris and Euphrates

Independente da língua.

Ora aqui está outro que merece os mais variados elogios. É um excelente jogo. Talvez um pouco pesado para quem dá os primeiros passos, mas é sem dúvida a obra maior do Sr. Knizia (um nome que se te vai tornar familiar...). Rivaliza com o Power Grid para o melhor do Top 10 do BGG, na minha opinião.

Tal como disse antes, opiniões há muitas. Esta é a minha acerca destes jogos. Todos são bons jogos e todos têm o seu público certo. Haverá quem tenha um opinião radicalmente diferente da minha, certamente e terá as suas razões válidas para o mesmo...

Realmente o melhor será experimentares o mais que puderes. Não sei ao certo como poderás fazê-lo aí pelos Algarves, mas talvez o MGBM te possa ajudar com isso. De qualquer maneira, serás certamente bem vindo numa das próximas convenções (em Maio tens Aveiro) e poderás experimentar muitos destes títulos.

Boa sorte neste teu início num hobby fascinante.