tou morto por voltar a jogar. sou da linha de cascais mas era na boa ir ate almada so para matar a fome!
tou morto por voltar a jogar. sou da linha de cascais mas era na boa ir ate almada so para matar a fome!
Se ainda estiveres à procura de grupo, eu em Agosto vou começar Dark Sun em 4ª ed.
–~~–
Em breve coisinhas novas!
Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)
adorava! melhor mundo de ad&d sem duvida :) vou ter de sacar os pdfs da 4 edicao para refrescar a cena..
tipo a ultima vez q joguei foi 3.5.. e' mt diferente?
Eu joguei muito pouco 3.x, e só vou fazer 4th por causa do Dark Sun, por isso não sou a melhor pessoa para responder a isso; pode ser que aqui apareça o RPL ou o Rick Danger, que poderão melhor que eu falar sobre as diferenças entre edições.
Se conseguires, arranja tb o DDI, é a melhor opção para fazer persos.
–~~–
Em breve coisinhas novas!
Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)
Julgo que o Sérgio colocou uma review na RPG.net onde explicava bem as diferenças.
Assim por alto, é um jogo completamente diferente, as mecânicas estão mais uniformes e standardizadas para as classes todas, os papeis dos personagens estão mais bem definidos e existem mais opções de conflitos (como os skill challenges).
Por outro lado há quem diga que está mais "jogo de computador".
Joga e tira as tuas conclusões, pessoalmente gosto muito mais desta nova versão.
P.S.: Este tópico é do Rui e contem um pergunta legítima de um jogador. Qualquer intenção de flamewar a será tratada à mangueirada.
Tenho na RPGnet uma crítica do D&D3 mas não do D&D4. Há aqui uma crítica no AoJ do D&D4 em que intervi no respectivo fórum. No entanto, concordo contigo e, como tu, prefiro a última edição à anterior. Só não posso dizer se está mais jogo de computador porque não os jogo. Acho é que está mais "jogo de tabuleiro" (sobretudo com se jogado com minis e cartas de poderes ou lá o que são chamadas), mas para mim isso é bom. Tenho muito interesse em experimentar o jogo.
Sérgio Mascarenhas
Já agora, benvindo ao AbreoJogo, Hugo! Tens aqui uma apresentação vídeo do site para roleplayers e, se tiveres alguma dúvida, diz qualquer coisa.
[quote=ugamauX]tipo a ultima vez q joguei foi 3.5.. e' mt diferente?[/quote]Dependendo da experiência que tiveste com 3.5, esta nova edição tanto te pode parecer semelhante como bastante diferente. Seguindo o que vem proposto nos livros, D&D continua a ser centrado no combate e na superação de desafios cada vez mais difíceis, pelo que as edições acabam por ser parecidas. Por outro lado, a quarta edição é mais focada neste tema do que a anterior e priveligia mais a necessidade de cooperação entre as personagens, com cada uma a contribuir à sua maneira para a vitória em combate. Por exemplo, eu em 3.x gostava particularmente de criar um Clérico pois tinha grande flexibilidade para fazer qualquer tipo de personagem conforme a sua divindade, alinhamento, domínios, etc. Em quarta edição, o Clérico - tal como as outras classes - tem um papel mais definido e menos variável, sendo mais fácil a criação da personagem e maior a sua integração como um dos elementos da party. Esta diferença também se nota bastante em relação ao Wizard que deixa de ser um inútil a level 1 e passa a ter um papel tão activo em combate como as outras classes desde o primeiro nível.
Este é um assunto um pouco sensível aqui no abreojogo pois há pessoas que acham que estão a elogiar o D&D quando dizem que esta nova edição é bem focada no combate e há outras pessoas que consideram que dizer isso é denegrir a imagem deste RPG. No entanto, ambas as partes estão de acordo em relação à possibilidade de cada grupo de jogo fazer com D&D aquilo que quiser - desde intriga palaciana até terror psicológico - pois ninguém nos obriga a seguir tudo o que está nos livros à letra ou a limitarmos-nos a jogar apenas o que está previsto nas regras.
Em relação à tua questão, se quiseres saber mais sobre a já chamada "Guerra das Edições" sugiro-te ouvires esta conversa no podcast Canal 2. Eu também tenho um episódio sobre a quarta edição de D&D no meu podcast.
Além disso, neste caso - e aqui o Rui já pode dizer muita coisa - acho que ele vai seguir bastante o que vem proposto nos livros, pelo que imagino que combater pela vida em Dark Sun vai ser essencial e todas as personagens vão ter que poder contar umas com as outras para juntas sobreviverem.
O melhor é leres e experimentares esta nova edição sem nenhuns pré-conceitos, pois há bastantes regras que não encontram correspondência entre uma edição e a outra (ex: two-handed-weapons somarem 1.5 da força ao dano). Em geral, vais ver que aprendes 4E facilmente - já que há menos excepções que em 3.x e coisas como o Character Builder do DDI ajudam bastante - e apesar desta facilidade, D&D continua a ter bastante complexidade táctica com que te divertires.