Projecto: Lendas, Mitos, fadas e seres fantásticos de Portugal e da vossa terra natal

Gostava por este meio de pedir ajuda aos membros deste forum relativamente ao projecto para o qual estou a contribuir. Será que poderiam-me descrever as possíveis lendas, mitos, fadas e seres fantásticos associados especificamente ao sítio onde vivem e a Portugal no geral? Bastava apenas um ou dois parágrafos ou alguns links. E se conhecerem lugares que tenham uma tradição mágica ou uma lenda associada a esse local essa informação seria também seria muito interessante!

Porque este pedido? Bem, digamos que tem a ver com RPG. ;)

Ajudar-te é muito fácil e ao mesmo tempo muito difícil pois não fostes muito claro no teu pedido. Não dissestes qual o período do cenário, nem o estilo de jogo, nem destes mais detalhes e assim é complicado responder.

Por exemplo se queres algo actual tem a cena do Fernando Pessoa e do Aleister Crowley em que o famoso mago veio até Lisboa conhecer a Boca do Inferno onde se suicidou, simplesmente desaparecendo no mar. Algum tempo depois o mago voltou a surgir no norte da Europa.

Há a questão dos templários, do Quinto Império e mesmo do Padre António Vieira, ambos riquíssemos em lendas de todos os tipos e que podem ser usados em qualquer campanha de RPG desde que ligada ao actual ou ao medieval.

Divagando um pouco mais podemos ir até os lusíadas onde inumeras referências existem. Podemos até transformar o Velho do Restelo numa figura sinistra e sobrenatural.

Fora isso não se esqueça de que nós somos celtas também. Celtiberos. As lendas de fadas e duentes estão presentes em nosso imaginário. Recentemente li num dos livros da série Sharp do Bernar Cornwell sobre demónios que os espanhois acreditavam habitar os charcos.

Também sabemos que evangelistas cristãos e tribos escotas vieram parar em Portugal e Espanha. O próprio São Tiago está bem presente em nossa realidade.

A habitação dos mouros aqui poderia facilmente permitir a utilização de monstros das suas crenças como os djins. Os escotos abririam as portas para odim e uma miríade de entidades. Nossas raízes celtas nos permitem utilizar fadas e duentes. E o Brasil nos dá acesso a dezenas de espíritos naturais assim com a africa a mitos negros.

Tens que pegar numa destas idéias e explorar, ou então ser mais específico naquilo que realmente desejas saber. 

Bem, eu só sei assim coisas pequinitas, mas também é o que me interessa mais por isso é normal.

Lembro-me de pelo menos dois casos quando era puto, ambos de aldeias, uma não faço ideia onde e uma para o norte não sei onde.

Na primeira havia uma pedra que o povo dizia que à noite, às vezes falava com algumas pessoas e whatever mas quem passasse por ela à meia noite morreria. Havia pelo menos um caso de alguém que tinha morrido assim. Era uma daquelas histórias contadas pelos mais velhos desde que o pessoal se lembrava.

A outra tinha uma história de um lobisomem, que teria acontecido, agora talvez há uns 40/50 anos no máximo. Mas nada de fora do tradicional, tirando o facto de que o gajo que supostamente seria o lobisomem teria sido linchado pela populaçao à paulada que seria supostamente a única forma de o matar terminando a maldição também.

 

Sinseramente não tenho mais informações, isto foram histórias q me chegaram aos ouvidos, nunca de aldeias onde vivi por isso não tenho conhecimento directo. Mas curto bastante a primeira por acaso e ainda tenho a remota possibilidade de vir a saber qual era a aldeia, talvez.

--------------------------------------------------------------
[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom.

efernandes: Obrigado por todas as referências que deste e pela prontidão. Fizeste-me lembrar de alguns pormenores das quais já me tinha esquecido.

Ok, eu esclareço acerca do projecto apesar de que não queria realmente afunilar as referências para terreno já percorrido, estereótipos e pré-concepções.

Estou a coloborar num projecto de suplemento não-oficial para Changeling: The Dreaming do anterior World of Darkness da White Wolf. Este suplemento irá ser publicado através da comunidade de fans de Changeling (surpreendentemente produtiva e motivada) do site ShadowNEssence (www.shadownessence.com) e consiste num Atlas da Europa para este jogo. Eu vou colaborar para o capítulo correspondente à Iberia e mais especificamente a Portugal. Contudo, de maneira a poder representar melhor todas as lendas de fadas, seres fantásticos e mitos do nosso país e poder dar-lhe um setting único que lhe faça justiça gostava que me podessem ajudar transcrevendo aqui todas as referências locais e outras que conheçam ou possam ter acesso.

De já, muito obrigado a todos pela atenção que já deram ao ler o post. :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Essa história da pedra é interessante e nunca tinha ouvido. A pedra tinha alguma história particular?

Quais eram os nomes das aldeias e onde ficam?

Existe uma lenda engraçada de lobisomens no Alentejo, que um amigo meu disse que se encontrava num livro de etnografia de um autor célebre que não me lembro agora. A lenda era acerca de lobisomens que por variadas razões ficariam com o fadário (maldição) de em noites de lua cheia terem que beber dos bebedouros dos animais transformando-se no último animal que lá tivesse bebido. Interessante, não?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Se estiveres interessado em inspirares-te no panteão celtibero, tens aqui este link.

Não sei até que ponto está correcto (o estilo do site é duvidoso) mas pode dar inspiração. Em particular, experimenta ler sobre o "big boss" do panteão, o Endovelico.

Ou talvez sobre a deusa tripla Atégina, ligada às fadas (ou "janas") em Portugal:

Atégina tem uma ligação particular com a Serra da Lua (Sintra). Supostamente (li num livro que não me lembro o nome - grande ajuda, sorry) ao pé da lagoa azul existe uma pedra em forma de lebre. Quem adormecesse encostado à pedra recebia a visita de Atégina em sonhos com direito a uma profecia grátis.

Quanto a lugares sagrados, se não me engano o "top 3" do Portugal Celtibero incluia a Serra da Lua (Sintra), o Promontório Sagrado (Sagres) e os Montes Hermínios (Estrela).

E finalmente lembro-me da lenda dos olharapos, criaturas deformadas com grnades olhos que viviam em cavernas perto de Lisboa… Infelzimente não me lembro muito bem disto e não encontro refs online, mas havia uns gajos na Expo98 vestidos de olharapos a contar a história :slight_smile:

Isto é o que me consigo lembrar assim de repente - espero que ajude
-JP

Recomendo-te também uns livrinhos desta editora: www.apenas-livros.com. É uma editora de literatura de cordel que tem uma colecção chamada Bilhete de Identidade com livrinhos muito baratos, cada um deles descrevendo um ser mítico (ou não) português, com as principais características de cada ser e onde são encontrados.

A mesma editora tem outro livro um bocado mais caro, com uma recolha de histórias tradicionais agrupadas por região.

Aconselho-te também a procurares na biblioteca mais próxima livros de um Alexandre Parafita, que tem andado pelas aldeias de Portugal a recolher todo o tipo de histórias e lendas populares.

Acabei de me lembrar da BD Aria! É uma das minhas BDs preferidas e conta a história de um grupo de fadas que vivem em nosso mundo.

Apesar de não ter propriamente a ver com portugal, as histórias são cheias de idéias sobre o que deveria ser uma aventura de changeling. 

Obrigado por toda as referências e ajudas!

Os livros do Parafita já me tinham luzido o olho, tenho que os arranjar! E essa colecção dos B.I. dos seres parecer ser valiosa! :)

E vocês não têm lendas e mitos para partilhar?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa