Já há uns anos que o gérmen de uma ideia para um jogo de RPG anda plantado na parte de trás do meu cérebro e resiste à passagem do tempo. Alguns frequentadores deste fórum já devem ter reparado nesse facto e deram-me a ajuda que podiam e até transmitiram um certo entusiasmo que fez com que as raízes invisíveis dessa ideia tivessem mais consistência e adquirem-se alguma forma. Eu sou muito susceptível à motivação extrínseca e à produção errática no que toca aos meus projectos e isso também me ajuda pouco. Mas enfim, como nenhuma produção intelectual pode sobreviver no isolamento e estou sempre curioso por algum feedback aqui vão os pontos principais do jogo que pretendo desenvolver nos próximos meses e cuja produção vai ficar aqui registada:
1. O jogo destina-se a um público adolescente e que nunca tenha jogado RPG;
2. O documento será escrito em Português e evocará, a título de exemplo, experiências e vivências tipicamente Portuguesas sem qualquer intenção de sátira ou caricaturização;
3. O universo do jogo será fantástico mas moderno, passando-se a acção das histórias em que os jogadores participam num Portugal reconhecível mas não definitivo;
4. O ambiente evocará fábulas, lendas e mitos Portugueses actualizados para uma sensibilidade moderna;
5. O elo de ligação entre os jogadores e esse mundo fantástico são moedas mágicas que os transportam para uma possível realidade alternativa criada pela suas capacidades de imaginação;
6. O próprio objecto do Livro de Jogo é o meio da entrada dos jogadores no espaço da imaginação partilhado pois é um relato na 1ª pessoa de como estes poderão usar as moedas para realizarem um “ritual” que os leve a visitar essa realidade fantástica;
7. O Livro de Jogo seria escrito na forma de um diário pertecente a um estudioso da história peculiar das moedas. Este viria a deixar aos jogadores, a título de herança, uma pilha de moedas mágicas. Ou talvez, a fórmula mágica de transformar as moedas normais, que estivessem na posse dos jogadores, em moedas mágicas.
8. Esse ritual seria um pacto “místico” efectudo entre os seus praticantes através do qual estes chegariam a acordo quais os preceitos e o alcance deste;
9. Parte deste acto mágico seria inscrever num papel ritualmente decorado as palavras que melhor descreveriam a identidade dos seus praticantes e os títulos (ou a reputação) pelos quais estes gostariam de ficar conhecidos no mundo imaginado;
10. A “fisicalidade” do próprio jogo seria alcançada por um sistema de compra ou negociação dos detalhes da premissa “criacional” do mundo a ser visitado, sistema este baseado em moedas e na acção das próprias moedas mágicas;
...
Bem, talvez estes 10 pontos vos façam um pouco de confusão mas ainda não é tudo.
Estejam à vontade para comentar o pouco que escrevi.