Projecto: Refresh

Tal como a muitos outros, especialmente no BGG, cheguei uma altura em que a minha colecção tem uma dimensão em que começa a ser difícil dar uso a todos os jogos que possuo.

Este ponto chega em alturas e em números diferentes para várias pessoas mas acho que, eventualmente, o crescimento da oferta de novidades e a vontade de as experimentar, associados, no meu caso, a um certo apego às coisas que compro, levam a que seja difícil a um jogador dar um uso que ele considere adequado a algo que, ao fim de anos, tem já um valor monetário considerável.

Mesmo tendo em conta que o site de estatísticas alargadas com base nos dados do BGG do Friendless me dá um coeficiente de utilização médio de 61%, por vezes olho para certos títulos na minha colecção e penso: "Ao tempo que não jogo isto!".

Por isso resolvi fazer uma tentativa de utilizar e jogar os jogos que tenho e que não jogo há mais tempo.

Chamei a esta ideia "Projecto Refresh".

Essencialmente vou consultar aquele site de estatísticas alargadas, ver os jogos que tenho registados como jogados pela última vez há mais tempo e convidar os participantes dos encontros do Porto ou eventualmente das Cons, a jogá-los comigo.

Em alguns casos a última vez que joguei os jogos foi há tanto tempo que nem sequer chegou a entrar para as estatísticas desse site, mas com uma listagem dos jogos que tenho também será simples ver o que será interessante trazer para a mesa.

Alguns que saltam à vista através daquele site são:

Jogo Última partida
Polarity 29 Maio 2007
Wings of War: Watch your Back! 5 Junho 2007
Razzia 20 Junho 2007
Meuterer 24 Agosto 2007
Lost Valley 2 Setembro 2007

Claro que esta lista e esta ordenação não serão vinculativas, aliás, desta lista o Lost Valley já tem andado no meu saco nos últimos encontros semanais à procura de uma oportunidade. Estou a pensar juntar-lhe o Tempus para os próximos encontros...

Espero lá para o fim do ano poder fazer um balanço de como correu este projecto. É algo que tem interesse provavelmente só para mim, mas pode ser que mais alguém um dia tenha perante si a mesma situação e saber como este projecto resultou, ou não, o ajude a dar também uma melhor utilização da sua colecção.

Veremos...

É uma ideia muito interessante, sobretudo se partilhares o que pensavas dos jogos há uns anos e o que pensas agora, depois de os jogares de novo.

Se levares uns avioes ainda lhes damos uns tirinhos em Leiria!!

Na realidade esse WoW:WyB está um bocado ao engano porque registei outras partidas depois mas como WoW:Miniatures...

Mas voltar aos aviõesinhos não está longe do horizonte deste projecto. Na verdade já pensei em fazer uma espécie de campanha com toques de RPG usando o material de Wings of War... Não sei é se teria participantes.