Projecto Talisman

Um pouco de história



Corria o (agora) longínquo ano de 1983. Uma companhia de hobbys fundada alguns anos antes, Games Workshop, lançou um jogo para o mercado, de forma a preencher um nicho que estava em falta: um jogo de fantasia e aventura, que fosse acessível a todos, sem a elevada complexidade dos jogos de miniaturas. Assim nasceu Talisman, um jogo que ficou para sempre conhecido como o pai dos jogos de aventura.



Premissa



A premissa do jogo é simples: há muitos anos um poderoso feiticeiro, ao aproximar-se do fim da sua vida, decidiu esconder a Coroa do Poder, um artefacto poderosissímo, que dá o poder de governar o mundo a quem o encontrar. Todos os jogadores tomam o papel de um aventureiro em busca do artefacto, que tentará ser o herdeiro do Poder. Para isso, necessitam de conseguir entrar na região central do tabuleiro primeiro que todos os outros. Contudo, a Coroa do Poder está rodeada de enormes perigos e escondida numa torre no Vale de Fogo. E a única maneira de atravessar de forma segura o Vale de Fogo, é encontrar um dos talismãs místicos que protegem quem o usa.



Mecânica



A força do jogo é a sua extrema simplicidade. Na realidade, Talisman é um jogo relativamente simples. O jogador rola um dado, anda esse número de casas e resolve o espaço onde calhar, combatendo contra inimigos que já lá estejam ou que descobre no seu turno. Cada jogador tenta evoluir a sua personagem o melhor possível, avançando entre os vários niveis do tabuleiro até chegar ao objectivo final: o centro do tabuleiro e a Coroa do Poder. Existem outras regras, que são despoletadas consoante os acontecimentos do jogo, mas a mecânica base é relativamente simples e acessível.



Legado



Durante muitos anos, Talisman foi considerado o jogo de aventura obrigatório para todos os que gostam do género, não só pela sua acessibilidade, mas também pela sua rejogabilidade. À medida que os jogos começaram a evoluir, Talisman, nas suas variadas iterações e edições, começou a perder fulgor, nomeadamente devido ao nivel de aleatoriedade inerente ao jogo, num mundo onde a estratégia começou a dar cartas. Contudo, Talisman iniciou uma revolução nos jogos de tabuleiro, demonstrando que o tema de aventura/fantasia poderia ser viável e ter sucesso (algo que já teria sido tentado com o Magic Realm, mas que, devido à complexidade do jogo, apenas ficou associado a um nicho de jogadores). Talisman simplificou os processos de jogo e tornou os jogos de tabuleiro, e especialmente de fantasia/aventura, acessíveis às massas. A partir daí, muitos outros tentaram deixar a sua marca no legado, com maior ou menor sucesso ou qualidade, mas a marca de Talisman é indelével e indissociável do seu próprio sucesso.



Muita coisa negativa tem sido dita sobre o jogo: demasiado aleatório e dependente da sorte; demasiado simples; demasiado longo; demasiado estúpido. Todas as críticas e argumentos são válidas e provavelmente acertadas. Contudo o jogo mantém algo importante, no meio de toda a simplicidade: é divertido e não se leva a si próprio demasiado a sério. É um jogo que se joga com um grupo de amigos que se queiram divertir sem pensar muito e apenas apreciar a crua natureza de um jogo simples e divertido. E quando se joga, por vezes basta isso. Tem o nicho adequado de jogadores, que são aqueles que apreciam um jogo por aquilo que é: um meio de diversão e de socialização com os amigos, por vezes estúpido, por vezes baseado em sorte, mas que serve para a experiência. Talisman não é mais do que aquilo a que se propõe e consegue fazê-lo com um sucesso tremendo.

 

Projecto Talisman



O que é o Projecto Talisman?



Talisman teve várias edições e iterações. A mais conhecida é a 3ª Edição da Games Workshop, embora a que tenha sido considerada a melhor seja a 2ª edição (também da Games Workshop).

No ano de 2007, a editora Fantasy Flight Games (FFG) ganhou a licença de exploração do IP do Talisman, tendo iniciado a publicação da 4ª Edição Revista (aproveitando a 4ª edição lançada pela Black Industries nesse mesmo ano e fazendo uma revisão considerável de algumas mecânicas e componentes).



A 4ª Edição Revista é muito mais próxima da 2ª edição, tentando chamar os jogadores do nicho a quem o Talisman se destina, através da nostalgia das suas infâncias, ao mesmo tempo que tenta modernizar o jogo para apelar a uma nova geração.



O Projecto Talisman, já foi apelidado de genial e/ou insano. Provalmente é uma mistura dos dois, tendo em conta que a linha que os separa é muito ténue (com ligeira vantagem para o insano). Trata-se de adquirir Talisman e todas as suas expansões e joga-las em simultâneo, criando para tal um mega-épico-insano-jogo de Talisman.



Este blog será actualizado regularmente com artigos sobre o jogo e suas expansões e o desenrolar do projecto.



O que Envolve?



Desde 2007, a FFG tem tido oportunidade de manter o Talisman com uma legião de seguidores bastante acentuada, lançando regularmente expansões para o jogo. Actualmente existem 13 expansões diferentes para o jogo, para além do jogo base. Assim sendo, é necessário adquirir todos os produtos da linha, de forma a poder dar inicio à parte prática.



Que comece a insanidade/genialidade!



FFG Product Page

Talisman Island (Fan site)

Percentagem Completa: 100%







Produtos Adquiridos

07/10/2015


Talisman (Revised 4th Edition)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30/09/2015


    The Reaper      The Frostmarch  The Sacred Pool  The Blood Moon
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

28/10/2015


         The Dungeon            
The Firelands
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

05/11/2015


   The Harbinger
   The Nether Realm           The City                      The Woodland                    The Dragon
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18/11/2015


The Deep Realms
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

25/11/2015


          The Highland

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

28/04/2016


        The Cataclysm

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E conta comigo para o jogar!!!

Entrei neste mundo de jogos de tabuleiro há sensivelmente 5 anos. Ofereceram-me num Natal este jogo e até aí conhecia os jogos mais comerciais e tradicionais (monopoly, pictionary, risk, uno, etc). Demorou a pegar nele, pois na altura não fiquei muito entusiasmado com o presente… até que um dia decidi pegar no jogo, ler as regras e assustei-me (parecia complicadíssimo). Convidei mais 3 amigos para juntos tentarmos descobrir como se jogava áquilo… demorámos HORAS até perceber como se jogava, como se processava um turno, e era tão simples! Após a desconfiança inicial, natural de quem ainda está a tentar entender o que está a fazer, 15 minutos de jogo e todos os que estavam na mesa estavam entusiasmados e a adorar a experiência.



"Mas isto existe e nós são sabiamos?!?", "Isto é brutal!!!", "Onde é que compraste isto?!" - coisas que foram saindo das nossas bocas em apenas 15 min de jogo.



Viciou, ao ponto de deixarmos de jogar o FM em rede (que era o nosso ritual) para nos encontrarmos na casa uns dos outros e jogarmos uma partida atrás de outra, até ser de madrugada! Era de tal forma divertido, imersivo, competitivo, que só pensavamos naquilo! De 3 ou 4 jogadores passámos a ser 7/8/9, tendo que começar a limitar os convites lá a casa, devido ao limite de jogadores.



Parece que estou a falar do melhor jogo do universo! Não… Não é! Já o vendi, com as inúmeras expansões que fui adquirindo ao longo do tempo. Porquê? Porque este jogo despertou-me a curiosidade de procurar por outros jogos e descobri um mundo imenso e com tanta variedade. Percebi que há muito mais para além da aleatoriedade do Talisman, fui conhecendo outros jogos, o meu gosto passou a centrar-se mais em jogos estratégicos, mais pesados e com factor sorte nulo (ou quase nulo)… e a verdade é que depois de experimentar tantos jogos, voltar ao Talisman não é hipótese. Ganhei uma aversão a jogos com dados e depois de 2 anos sem ver uma mesa, desfiz-me dele.



É um jogo fantástico dentro do género e como o blackendorf diz o "Talisman não é mais do que aquilo a que se propõe", mas no meu caso fez-me descobrir este hobbie. Por isso, e por todas as horas bem passadas, com muitas gargalhadas à mistura, Talisman terá sempre um lugar especial.

Se conhecem alguém que não conhece nada deste hobbie, não inventem muito, não os ponham a jogar worker placements complicadíssimos. A probabilidade de terem um futuro gamer é grande se o apresentarem a um jogo como Talisman.



Que saudades, que nostalgia! All hail Talisman!

[quote=Demonknight]E conta comigo para o jogar!!![/quote]



Ditto

Só agora li o que escreveste. Claramente não me parece o meu género de jogo mas concordo muito com a parte em que dizes:

"… É um jogo que se joga com um grupo de amigos que se queiram divertir sem pensar muito e apenas apreciar a crua natureza de um jogo simples e divertido. E quando se joga, por vezes basta isso."

 

Boa sorte com este teu projecto Tenho a certeza que irá ser uma boa aventura para quem nele embarcar! yes

Me wants!!!

Encontrei no BGG este artigo interessante sobre as séries de jogos da FFG e os respetivos custos:

https://boardgamegeek.com/thread/1503414



Há vários interessantes, mas pelos vistos o mais dispendioso para completar é o Game of Thrones: The Card Game

Fazendo pelo preço base ficam bem carotes sim, por isso é que rende procurar os jogos ao melhor preço ou mesmo em segunda mão! Mas que fazer, fazem bons jogos e com bons componentes…

Eu então já estou rendido a Arkham Horror, Elder Sign e LOTR LCG…











 
 
 

[url=https://www.abreojogo.com/tabletopday2016_gbl]Tabletop Day - 30/04/2016[/url]