Projectos em aberto

Tenho aqui duas ideias para possíveis novos meios de comunicação do nosso AoJ:

Esta seria uma revista impressa a preto-e-branco em duas páginas de uma folha A4 com o propósito de ser distribuída gratuitamente em todos os encontros publicitados no AoJ e deixada nas lojas que apoiam esses encontros. A "Quem Joga" serviria para reportar o que se passa por esse Portugal fora: quando, onde, quem e o que se joga em Aveiro, Porto, Bragança, Coimbra, Abrantes, Albufeira, Armação de Pêra, Leiria, Lisboa, Loulé, Oeiras ou na Margem Sul. O propósito deste projecto seria fazer chegar ás pessoas que muito raramente visitam o AoJ notícias bem portuguesas sobre eventos de RPG e Jogos de Tabuleiro. O conteúdo da "Quem Joga" seria constituído por contribuições vindas de todos os responsáveis por cada Grupo de Utilizadores regional do AoJ.

Este seria o podcast oficial do AoJ gravado mensalmente para reportar o que se passou no calendário de Eventos do último mês e o que se vai passar no próximo. O "sinalaberto" serviria também para dar um maior destaque ás iniciativas oficiais que o site organiza - nomeadamente as reviews que se têem organizado e o sorteio de prémios - bem como à atribuição anual dos Prémios AoJ e ao acompanhamento de cada Encontro Nacional.

Estas são duas ideias sobre as quais tenho pensado ultimamente e, mesmo não tendo neste momento disponibilidade para tomar conta delas, acho que as devo partilhar para que fiquem aqui guardadas e possam eventualmente suscitar o interesse do nosso Comité :)

Qualquer uma das duas parecem-me excelente ideias pois têm focos muito específicos.

O que é preciso para fazer um podcast? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]O que é preciso para fazer um podcast? :) [/quote]No essencial, um podcast é um ficheiro audio (normalmente em formato .mp3) disponibilizado para download. Dependendo da sua duração, cada ficheiro pode ir para cima de 50mb - mas acho que, para este "sinalaberto" não era preciso tanto. Existem sites como o www.podbean.com que permitem o alojamento gratuito dentro de certos limites.

Para gravar os ficheiros propriamente ditos, o único investimento necessário é comprar um microfone decente. Software como Audacity é open source e tem muitas funcionalidades. As coisas complicam-se quando o programa implica a gravação da voz de mais que uma pessoa - nomeadamente para fazer uma entrevista - mas, apesar de um podcast ser sempre mais interesante quando há vários participantes, este "sinalaberto" podia ser feito perfeitamente só por uma pessoa. Eventualmente, podiam haver convidados especiais que gravariam as suas reviews/reportagens num ficheiro que depois mandariam para quem estivesse a fazer o podcast.

Agora, eu também pouco percebo do assunto :P

Eu estou disposto a contribuir para a primeira opção. Acho que 2 páginas seria o ideal não haver demasiada preocupação com os custos, conteudos e/ou a visibilidade.

Então quando é que se faz um podcast sobre a invictacon?

De resto eu posso tratar da parte do RPG assim que houver coisas a anunciar.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]Então quando é que se faz um podcast sobre a invictacon?[/quote]Eu pouco percebo de gravação e edição audio, por isso só conseguia fazer alguma coisa num formato muito simples, sem entrevistas nem nada. Alguém tem alguma experiência ou dicas para criar um podcast?

Não percebo nada mas por causa de ti (é verdade!) tenho ouvido uns quantos. Mas posso dar uma dica a jeito de gosto pessoal: nada de genéricos com música alta antes do podcast começar, eh eh!

Pesquisei num instante na net e existe aí alguma ajuda sobre fazer podcast.

Outra alternativa é fazer entrevistas via skype. Existe algum programa que ajude a gravar as conversas via programas de conversação?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]Outra alternativa é fazer entrevistas via skype. Existe algum programa que ajude a gravar as conversas via programas de conversação? [/quote] Ando à procura disso, era uma boa hipótese desde que o entrevistado também tenha um bom microfone.

Quanto à ideia do sinalaberto, também não me queria põr em bicos de pés quando há várias pessoas que estão presentes em muitos mais encontros do que eu.

Da minha parte, sou capaz de experimentar fazer uma coisa mais pessoal e ligada só aos RPGs, onde me sinto mais à vontade. Assim, não ponho em risco o bom nome do nosso abreojogo :)

Também não nos podemos esquecer do Canal Abre o Jogo. É mais ambicioso e dá o dobro do trabalho, mas termos uma série de vídeos com bom som/imagem para apresentar jogos e eventos seria espetacular.

Eu estava já prontinho para fazer uma edição experimental em jeitos de provocação. Já tenho uma intro montada, um pequeno excerto e tudo. Achas que não vale a pena?

Ia postar apenas aqui nesta discussão portanto não ia manchar nada, eh eh!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=Rick Danger]Da minha parte, sou capaz de experimentar fazer uma coisa mais pessoal e ligada só aos RPGs, onde me sinto mais à vontade.[/quote]Cá está!

Para já, fiz o alojamento no podbean.com tendo em conta que o ficheiro é demasiado grande para ser colocado aqui no abreojogo. Não gosto de mandar as pessoas para outro site, mas é uma solução de recurso.

Enquanto o pessoal especializado nos boardgames/wargames não faz também o seu próprio podcast - isso é que era! Happytambém tenho pensado que facilmente se pode fazer uns vídeos de ajuda à utilização do abreojogo através do CamStudio.

Já agora, ultimamente isto tem estado calmo aqui no Comité Central, mas há planos para se mudar o template/Drupal nos próximos tempos? Talvez assim uma coisa mais verdusca? Cool Vale especialmente a pena fazers uns guias visuais no CamStudio se o aspecto do site se mantiver igual por muito tempo.

Esse tema de Drupal era o que calhava mesmo bem aqui. Estás a ouvir RicMadeira!!!???

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=Rick Danger]também tenho pensado que facilmente se pode fazer uns vídeos de ajuda à utilização do abreojogo através do CamStudio.[/quote]É relativamente fácil. Tendo em conta o tamanho do ficheiro, usei o youtube.

[quote=jrmariano]Esse tema de Drupal era o que calhava mesmo bem aqui.[/quote]

..já que estamos numa de "aqui que ninguém nos ouve" até se pode fazer ao contrário :)

..e muda-se o logotipo ou, se calhar, só as cores dele.

A ideia tem potencial: talvez seja uma boa alternativa ao que existe. Gosto especialmente do conceito encaixar com a ideia dos vários tipos de jogo e a escolha de côres ser pertinente. Por outro lado o design está um pouco “busy” na associação de ideias com a letra deitada e o rasto de abertura do livro/tabuleiro de jogo.

Acho que é um bom ponto de partida mas precisa de ser mais trabalhado no sentido de encaixar no espaço do banner lá em cima. Também deve funcionar como elemento gráfico para polvilhar por cada thread tal como o template que mostraste.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]A ideia tem potencial: talvez seja uma boa alternativa ao que existe.[/quote]Obrigado, mas parece-me que a hipótese de mudar o logotipo nem sequer está em aberto, por isso é só uma ideia que fiz na brincadeira. Há, de facto, n coisas a ter em conta se eventualmente formos mesmo alterar o aspecto ou o logotipo do site.

Mudarmos o logotipo sem dizermos nada a ninguém? Até parece que alguém está a ler esta conversa e vai descobrir que fomos nós!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]Mudarmos o logotipo sem dizermos nada a ninguém?[/quote]Como bom comunista que sou Ashamed só faço alguma coisa após decisão unãnime ordenada pelo Comité Tongue out

Não gosto do resultado, mas a ideia é muito boa. Não se esquecam dos microbadges do BGG que tinham de levar um update Evilgrin

https://abreojogo.com.br