Projectos em curso no Abre O Jogo

Criei aqui esta lista para manter o pessoal responsável (na maioria dos casos eu... quem me manda a mim ser o único a saber trabalhar com o Drupal e PHP??) recordado do que tem para fazer e manter os restantes a par do que se anda a planear, para que possam assim discutir sugestões e alterações aos projectos, ou até (Meu Deus!) colaborar neles, ou ainda sugerir novas ideias que gostavam de ver implementadas.

Última actualização: 31/Março/2007


Projectos em curso

- Migração para a nova versão do Drupal
Situação: pronto!

- Novo logotipo para o site
Situação: pronto!

- Criação de raiz de um layout & visual completamente novo para o site
Responsável: Rick Danger
Situação: em andamento, finalmente!

- Integração com Boardgamegeek
Responsável: ricmadeira
Falta: integração das "plays" registadas, compilação de uma série de estatísticas inúteis mas altamente fixes a partir dos dados de cada utilizador e dos dados agrupados de toda a gente

- Mudança do sistema de chat, com direito a chatrooms & the works
Responsável: ricmadeira
Fase: aguarda migração para o novo Drupal


Projectos que aguardam atenção/tempo

- Integração com RPG.net & Forge
Responsável: ricmadeira
Fase: primeiros passos
Falta: quase tudo; como estes fóruns não oferecem uma interface XML com os dados pretendidos, vamos atirar-nos a isto depois de ganharmos mais experiência com o projecto irmão relativo ao boardgamegeek, nomeadamente na colecção de dados das "plays", que o geek não oferece em XML; o objectivo final é mostrar cá no abreojogo uma lista dos últimos posts de cada usuário nesses fóruns e talvez mais qualquer coisita

- Remodelação da Primeira Página
Responsável: ricmadeira (e Rick Danger?)
Fase: idealização
Objectivo: acabar com os teasers na primeira página (excepto talvez para grandes eventos organizados pelo site) e em vez disso apresentar aos utilizadores uma série de mini-listagens dos conteúdos mais recentes organizados por tipo de conteúdo (últimas notícias, últimas reviews, últimos posts nos fóruns, últimos posts de blogue, últimas votações, próximos eventos, etc). No fundo, seria algo de semelhante (em conceito mas não em visual) à primeira página do www.boardgamegeek.com


- Permitir a separação por secções da listagem de novos comentários e da listagem de tópicos recentes (tracker)
Responsável: ricmadeira
Fase: idealização
Falta: tudo

- Criar um cantinho no layout para os nossos lojistas poderem mostrar um ou dois produtos especiais / promoções à vez
Responsável: ricmadeira
Fase: idealização
Objectivo: A ideia é ter um pequeno bloco onde vão surgindo nomes de produtos e respectivos preços; esses dados serão sacados aleatoriamente (conforme a secção so site onde surgem) de uma lista limitada de produtos/promoções que os lojistas interessados devem manter sempre actualizada.

- Remodelação das páginas de categorias/taxonomia
Responsável: ricmadeira (e Rick Danger?)
Objectivo: quando uma pessoa visitar uma destas páginas (por exemplo em https://www.abreojogo.com/jogos/kult) em vez de lhe surgir uma listagem de textos com tudo à mistura, surgirem-lhe várias listagens com os textos divididos por tipo (blogue, fórum, artigo, etc) e algumas estatísticas interessantes e perfeitamente inúteis, como sempre. Novamente, o conceito (mas não o visual) seria semelhante ao que se vê por exemplo quando se visita isto: https://www.boardgamegeek.com/game/25417

- Sistema de "votação" dos conteúdos
Responsável: ricmadeira
Fase: idealização
Objectivo: permitir aos utilizadores demonstrarem o seu agrado por um dado artigo/post com um simples click em sinal de agradecimento; o funcionamento seria igual ou semelhante aos Thumbs Up do boardgamegeek, sendo a ideia originar feedback positivo e encorajar os autores da nossa praça a escrever mais. Permite reunir feedback daquelas pessoas que lêm os artigos mas não os costumam comentar (ou por timidez ou porque simplesmente não têm nada a dizer/acrescentar). Não havendo hipótese de se dar "karma" negativo, o sistema só permitirá demonstrar amor, mesmo, e é para isso que o site serve.

[quote=ricmadeira]- Integração com Boardgamegeek
Responsável: ricmadeira
Fase: integração das colecções & wishlists dos utilizadores[/quote]

Já agora, aproveito para chamar a atenção para o display das wishlists dos nossos geeks. Foi uma coisa que só hoje terminei, e acrescentei alguns dados e estatísticas interessantes: os jogos mais desejados (Battlelore, yeah!), os utilizadores "com mais desejos" (ai, ai, tenho de reduzir a minha lista... não só tenho a maior colecção como ainda sou mal agradecido e sou o que quero mais jogos... que vergonha!! Embarassed).

A próxima coisa a fazer é criar uma página com todas as classificações de cada utilizador, criar mais umas estatísticas fixes para lá meter, e alterar a página central do gamerhood (é o nome que dei ao projecto, somos um bairro de gamers, woohoo!) para mostrar uma lista dos utilizadores participantes e mais trinta mil estatísticas.

Não se esqueçam de manter as vossas colecções/wishlists/ratings actualizados no boardgamegeek, para termos resultados mais fiáveis e ficarmos a conhecer melhor a nossa comunidade. Chega ao ridículo de haver um dos grandes pilares da comunidade de jogos tabuleiro, um reviewer de topo, que todos os dias visita o BGG, o AOJ e os blogues de jogos de tabuleiro... mas que na sua colecção só tem listado um mísero jogo; não digo quem é, mas as iniciais são HC, e é amigo da Mafaldinha, eheh.

Sei também que nem toda a gente faz log das suas jogatanas no BGG, mas pensem em começar a fazer isso. Assim que o AOJ estiver a sacar esses dados do BGG, vamos ver se fazemos aí umas estatísticas dos jogos de tabuleiro que os nossos membros andam a jogar mais nessa semana/mês/ano, etc. Vai ser fixe, e quantos mais dados houver para processar, melhor!

Hmm… e entretanto lembrei-me de um termo mais Português para “wishlist”: Lista de Compras. Não é bem o que uma wishlist é, mas é exactamente para isso que o pessoal a usa, portanto acho que a tradução fica bem. Que acham?

Eu preferia que se chamasse "gostaria de ter..." ;)

Boas alterações. No que eu posso ajudar, manter a lista do bgg actualizada :P, eu ajudo.

De facto o site precisa de ser lavado para dar uma ideia mais user friendly. O aspecto do site é um bocado "quadrado", nesse sentido. Se é que me permitem a opinião.

Grande abraço

Ora essa, estão sempre à vontade para apontarem as arestas a limar! Eu, pessoalmente, sou um caso perdido… em vez de arrumar melhor as funcionalidades que já existem, acrescento é ainda mais para explodir a cabeça dos utilizadores.

Mas pronto, tenho grandes esperanças no Rick Danger. Já ouvi algumas primeiras impressões sobre a renovação que quer fazer no layout e navegação, e de certeza que vai ficar mais user-friendly… se depender dele, o meu pobre site fica só com dois botões e tal, sniff, sniff. :slight_smile:

E se algo mago do CSS quiser juntar-se ao Rick ou apresentar proposta alternativa… já sabem! :slight_smile:

Confesso nestas semanas ter estado um pouco mais ausente - em virtude das compras, trabalho e daquelas constipações que nunca mais passam - e lamento, pois o meu desejo até seria ajudar a fazer um site novo a tempo do novo ano. Da minha parte, espero poder cumprir com a "lista de compras" já em Janeiro.

[quote=ricmadeira]Mas pronto, tenho grandes esperanças no Rick Danger. Já ouvi algumas primeiras impressões sobre a renovação que quer fazer no layout e navegação, e de certeza que vai ficar mais user-friendly... se depender dele, o meu pobre site fica só com dois botões e tal, sniff, sniff. :)[/quote]Sim, o novo site vai ter só um título a dizer "JOGOS" e dois botões a dizer "Sim" e "Não" :) Ok, pelo contrário, estou a tentar manter mesmo todo o conteúdo acessível, mas de uma forma mais simples e organizada.

Bem já que estamos nesta onda remodeladora vou dar o meu bitaite.

Dá para aumentar no perfil do utilizador o número de tópicos que cada um abriu? muitas vezes vou à procura de um tópico de um utilizador e não o apanho porque nesse momento não aparece no seu perfil, o que é um bocado chato.

Se der para aumentar os que são apresentados ou ter um link que diga "mais" para cada categoria era fixe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Apesar de ser novato aqui no forum, gostava também de poder contribuir com o que sei fazer melhor (criação de logotipos).

Por isso gostava de saber em que ponto de situação está o novo logotipo para o site, e se é possível visualizá-lo para emitir/ajudar com algumas opiniões.

Ena, obrigado, Tsuo!

Depois havemos de falar então; se usas MSN Messenger, adiciona-me aos teus contactos (o meu endereço está na minha página de perfil)!

Ok. Eu no fim-de-semana tenho mais tempo e por isso adiciono o teu contacto.
Espero poder ajudar em alguma coisa.

Bom, actualizei esta lista de afazeres. Infelizmente em dois meses não se fez muito, mas pelo menos acho que se cimentaram algumas fundações&parcerias para o futuro.

Na calha está agora também a migração para a nova versão do Drupal, que trará algumas novidades e fará desaparecer alguns problemas.

De resto, ontem o boardgamegeek esteve em baixo e por causa disso lá começaram as nossas estatísticas BGG a desaparecer. Isso fez-me finalmente trabalhar para tornar o nosso esquema à prova de falhas de comunicação - acho que a esse nível ficou pronto - e, já que estava com a mão na massa, aproveitei para dar um jeitinho na área do RPG, que estava em construção quase desde o início; ainda não tem muito, mas pronto, agora já a podem visitar e consultar uma listagem de utilizadores que têm contas noutros fóruns (Forge e/ou RPG.net). A maioria desses dados foram acrescentados por mim ao longo do tempo enquanto procedia aos meus testes; vamos ver se agora eles crescem com mais pessoal a fornecer os seus dados.

Ricardo como já tivemos ocasião de falar pelo msn e na altura de disse, creio que a melhor mudança que podem fazer neste momento no Abre o Jogo é efectivamente melhorar a estrutura principal do site. Torná-lo mais user friendly.

Apenas uma achega... cuidado com as features do bgg... todos nós sabemos que é "O SITE" , mas a sua navegabilidade está longe de ser perfeita.

Creio que o Abre o jogo funcionariam muito bem num sistema de portal, ou seja uma primeira página que resumisse o que poderiamos encontrar depois de seguir os links para essas áreas dedicadas.

No que poder ajudar desde já me disponibilizo apesar dos meus conheçimentos de php serem nulos.

um Abraço e boa sorte

Peace !!!

Oblivion

Este comentário foi movido para aqui.

E agora, depois de actualizares o Drupal, vais actualizar esta lista de coisas a fazer?

Interessava-me o redesign do site em particular.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

[quote=jrmariano]E agora, depois de actualizares o Drupal, vais actualizar esta lista de coisas a fazer?

Interessava-me o redesign do site em particular.[/quote]

No post original, que já tem mais de dois anos, estavamos a migrar para o Drupal 5. Neste momento é para o 6, eheh. Daqui a umas semanas sou capaz de tirar o site do ar durante um dia ou dois para isso, vamos ver. A configuração do servidor tem limites que - pelo menos da outra vez - impediam uma actualização feita no próprio servidor, de modo que o meu plano é fazer o backup do site para o meu computador, actualizá-lo, e então voltar a colocá-lo para o servidor. Como logo à partida fazer e descarregar o backup leva pelo menos umas duas horas, e copiá-lo de volta também, é uma chatice… vamos ver.

Anyway, é quase certo e garantido que assim que estivermos no Drupal 6 vamos arranjar cara nova. Infelizmente não será nada criado de raiz, mas pronto, há disponíveis muitas mais opções do que antes e alguma há-de assentar bem. Há muita coisa que podiamos melhorar a nível de organização também; aceitam-se sugestões e voluntários para trabalhar nela (reorganizar menús, reorganizar e criar e actualizar páginas de ajuda, sugestões de mudança ao layout, reorganização dos fóruns, etc, etc).

Atualização do andamento destes projectos?

Boas.



Não tem havido desenvolvimentos.

A integração com o BGG foi concluida e foi-se fazendo manutenção ao site, mas pouco mais.



Manter o site disponível já foi um esforço considerável e a verdade é que há poucos administradores ainda activos…



Aqui há uns tempos falou-se na possibilidade de se passar o testemunho para outras pessoas mas isso ficou em stand-by, como quase tudo o resto, graças à pandemia.

Felizmente houve quem nos disponibilzasse um servidor para alojamento do site entretanto.



O Abre o Jogo precisa de ser renovado, já há muito, só falta quem o queira renovar. Idealmente será uma equipa de administradores completamente nova, disposta a dedicar algum tempo a isso e de vários pontos do país…