Proposta de novo módulo - Classificados

Boas pessoal;

Estive a testar um módulo para permitir aos utilizadores criarem anúncios tipo Classificados.

A ideia será substituir o actual ficheiro em Googledocs.

Os anúncios podem ser divididos por tipo de negócio (nos testes criei "Compro", "Vendo", "Troco" e "Encomenda em Grupo") e poderão incluir campos definidos por nós (por exemplo preço) ainda que eu não tenha conseguido que aparecessem correctamente, mas isso devo ter sido eu a ser trengo…

Podemos colocar ligações para este módulos nos blocos e ter um bloco definido que liste os anúncios existentes, por exemplo por data, à semelhança do que acontece actualmente com os comentários…

O módulo inclui uma funcionalidade de expiração automática dos anúncios numa certa data. Também permite a eliminação dos mesmos após um determinado período de tolerância posterior à expiração, caso o anúncio não seja modificado.

Anexo a este tópico três imagens que mostram o link no bloco principal (Main), o bloco específico dos anúncios mais recentes (bloco_c) e de um anúncio visualizado (anuncio_d_c) que permite também já ver um pouco do módulo de ligação a redes sociais (só me está a funcionar para Facebook e LinkedIn, por isso ainda não falei mais nele…)

Gostava de ter a vossa opinião acerca deste módulo, especialmente sugestões para categorias de anúncios ou outros pormenores de que se lembrem e, já agora, ideias sobre o módulo de ligação a redes sociais.

Tem alguma página de listagem? onde se consiga ordenar / filtrar pelos vários campos?

Mais ou menos.

Ao clicar no link Classified Ads aparece uma lista de todos os tipos de anúncio com o número de anúncios em cada um.

Lista Anúncios

Ao clicar aí num dos tipos, aparece uma lista desses anúncios com datas de expiração correspondentes. A propósito disto, podem definir-se prazos por omissão para os anúncios, 30 dias para os de venda por exemplo ou o utilizador pode colocar uma data definida por si (mais adequado aos de encomenda em grupo se os passarmos para este módulo).

Lista Encomendas em grupo

Não será a apresentação mais funcional deste mundo mas talvez os nossos magos de Drupal e PHP possam dar-lhe um jeito.

Ois,

A ideia de standardizar a entrada de anúncios no site parece-me espectacular :slight_smile:

Só tenho uma questão, no fórum, está incluido na secção de classificados "procura de grupos/jogadores". Acham que faz sentido incluir isso também neste módulo ou vai ficar apenas para compras/vendas?

Este módulo permite configurar campos para preenchimento?

Seria bom que desse para criar campos onde se pudesse preencher:

• link para o BGG
  • versão do jogo (ver BGG)
  • ano do jogo
  • preço
  • estado
  • … etc…

no fundo, seria bom conseguir manter-se a informação que está neste momento nos classificados mas devidamente estruturada e com possibilidade de pesquisa.

Creio que se podem incluir classificados de procura de jogadores… Talvez a questão da expiração possa ser um problema aí mas se quem cria os classificados souber o que faz pode colocar a data de expiração com muita margem.

O módulo permite criar campos específicos.

Como dizia no meu post inicial, sou ainda um bocado trengo com estas coisas do Drupal e não consegui que aparecessem nos exemplos que mostrei.

Quanto à possibilidade de pesquisa, penso que terá que passar pela pesquisa global do site. Não vi muitas possibilidades de pesquisa apenas dentro dos classificados.

O módulo encontra-se em https://drupal.org/project/ed_classified para quem quiser experimentar.

Já agora, se alhuém também quiser dar uma vista de olhos na ligação às redes sociais, o módulo que estou a testar está em https://drupal.org/project/easy_social.

Entretanto, como estamos em relação ao módulo de ligação ao BGG? Será que conseguimos anunciar algum destes módulos no início de Julho?

Falta limar umas arestas, mas na ultima semana, devido ao meu envolvimento na Ludopolis, não foi possível ultimar este.

Penso que sim… inicio de Julho será uma boa data para tornarmos público o módulo

Excelente!

Gosto do módulo de classificados e tem como grande vantagem o facto de não obrigar a malta a sair do AoJ.

Enquanto não temos um módulo de classificados a sério…

… e porque creio que o Excel não resulta:

• aborrecido de actualizar: vejo lá jogos de pessoas que já não devem actualizar aquilo há meses e que já nem estão em Portugal;
  • não creio ter um aspecto apelativo e fácil de pesquisar;
  • pode ser facilmente estragado e alterado (inclusive preços) sem que se saiba quem foi;

Que tal colocarmos o link de classificados a apontar para aqui: https://www.abreojogo.com/forum/jogos_de_tabuleiro_cartas_boardgames_cardgames/classificado ?

Podemos também criar uma nova página nos classificados que ficará sempre no topo e que poderá ter algumas regras ou outras coisas para as quais queiramos alertar…

Boas,

Acho bem essa alteração.

Entretanto não tenho podido ver esta questão do módulo. Alguém pode pegar nisso?

… a ver o que havia de modulos disponiveis, mas para Drupal 6 não encontrei nada de jeito que desse para adaptar…

… Neste momento estou considerar criar um de raiz mas ainda não tive tempo para fazer a análise do mesmo.

Viste aquele que eu testei e mencionei uns posts acima? Dava para Drupal 6 e até me pareceu interessante… Eu é que não sou suficientemente conhecedor de Drupal para configurar aquilo como deve ser…

… mas já não me lembro porque não o achei suficiente… acho que tinha a ver com as possibilidades (ou não) de configuração… tenho de voltar a ver…

Alterado o link dos classificados.

A questão agora é onde colocar o link antigo? cria-se um novo post com o link antigo e coloca-se o mesmo sempre no topo?

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Ag17DUJ06S7idFM2ZTJNcmxoUUo2TjhBZXZGaWFFdHc