Publicidade no AbreOJogo

Boas,

Não sei se já viram este tópico:

https://www.abreojogo.com/blog/jogonamesa/2011/12/sugestoes_para_prendas#new

Acham conveniente que se faça alguma coisa como, por exemplo, des-publicar o tópico?

Não me recordo se já houve alguma situação similar que levasse a isso portanto não queria estar a tomar uma atitude que não fosse coerente com outras tomadas no passado.

Aguardo um par de dias pela vossa resposta. Pessoalmente penso que o post vai gerar mais problemas do que é necessário e que, tendo o Vasco manifestado que já não acredita no projecto AbreOjogo, parece-me incoerente que use para fazer publicidade.

Acho que já houveram vários tópicos da Homem Azul, Runadrake e mais uma outra empresa que só se registaram no abreojogo para fazer publicidade. Neste caso, é um tópico arrumado no blogue do próprio utilizador, coisa que normalmente fica ignorada se ninguém lhe responder. Acho mais grave quando a hipótese de publicar um artigo na primeira página é abusada para benefício de um utilizador e não tanto para o interesse geral da comunidade.

Não sei se já houve alguma despublicação no passado sobre publicidade relacionada com os jogos de tabuleiro no AOJ mas, sei que já houve mais casos de publicidade que foram publicados e que não foram removidos.

Como alguém já sugeriu no tópico do Vasco, poderia passar a haver uma pequena janela de publicidade no AOJ que serviria para ajudar a pagar o alojamento do site e o domínio do nome. No entanto, não sei se, principalmente, o Ricardo Madeira estará de acordo com a direção que o AOJ poderá tomar (visto que julgo ser ele que tem pago estas despesas e ser ele o mentor do AOJ). No entanto, se se avançar para a criação dessa pequena janela será preciso, antes de qualquer outra coisa, que alguém o faça.

Ao avançar-se para a criação dessa pequena janela para publicidade (que no meu entender só poderia ser utilizada para publicidade a algo relacionado com jogos de tabuleiro) já faria sentido não permitir tópicos de publicidade gratuita. Tal como o AOJ está agora, não vejo razão para não permitir esses tópicos desde que os mesmos sejam colocados nos tópicos corretos. Não concordaria se o conteúdo tivesse sido criado como artigo de forma a ter ido automaticamente parar à primeira página.

A colocação num blog, como exposto pelo Rick realmente é menos nociva do que o que foi feito anteriormente, por exemplo com recurso à utilização de notícias como forma de promoção à página principal. Por outro lado, a resposta ao próprio blog foi claramente uma forma de promover o tópico ao topo da listagem de actualizações precisamente para dar mais exposição ao post.

Francamente não me agrada esta utilização do AbreOJogo. Pelo menos enquanto não se opte por uma possibilidade de publicidade paga. O AbreOJogo não tem nem nunca teve fins lucrativos e a colocação de publicidade paga irá subverter esse conceito, seja ou não o rendimento destinado à manutenção do site.

Agrava este meu desagrado que esta utilização seja feita por alguém que conhece o site, a sua natureza e funcionamento e que tenha por várias vezes manifestado já "não acreditar" neste projecto. Pelo vistos não acredita mas acha compensador fazer publicidade aqui.

Estive a pensar nesta questão e estou com dificuldade em decidir qual a melhor opção. Pensei em enviar um mail a pedir à empresa jogonamesa que apagasse o conteúdo dos artigos, deixando-os em branco, devido à natureza não lucrativa deste site/comunidade. Pensei em mandar um mail pessoal ao Vasco com a mesma orientação geral. Pensei em simplesmente des-publicar o post...

Não sei realmente o que fazer. Se vos parece que deixar tudo como está é a melhor opção, temos que pensar que futuras situações semelhantes terão que ser toleradas desde que, para isso, a loja em causa use o blog disponibilizado pelo AoJ...

É verdade que só foi usado o blog da loja. É verdade que as sugestões poderiam ser interessantes para visitantes à procura das mesmas. Também é verdade que ambas as situações são meros subterfúgios para justificar publicidade gratuita...

O meu voto é de que se despublique o post e que se bloqueie o utilizador jogonamesa se a situação se repetir.

Sei que poderemos, eventualmente, enfrentar algum drama por parte do Vasco, mas para isso bastará lembrar-lhe o que foi feito nas situações similares anteriores em que ele era administrador deste site.

Independentemente do que se faça, esta situação veio reforçar a minha sensação de que é URGENTE remodelar o AoJ tanto a nível de suporte da publicação como de estrutura administrativa. Precisamos de estabelecer regras claras, de decidir se o site irá ter publicidade ou não, etc...

Ois, Só agora tive a oportunidade de me inteirar do assunto em causa.

Estive a rever os fóruns disponibilizados pelo AoJ e na verdade já existe uma secção dedicada para as lojas, https://www.abreojogo.com/forum/anuncios_negocios/lojas.

Eu diria que qualquer tópico relacionado com publicidade e venda de artigos de jogo deviam ser colocados nessa secção, não sendo alvo de promoção à primeira página, em vez de ser colocados como artigos de blogue.

Considerando a estrutura, tal como ela é agora, do site acho que esta é a solução mais coerente.

Não querendo fazer de advogado do diabo, é preciso também não esquecer que a jogosnamesa não faz apenas publicidade ao seu stock, sendo também um promotor de eventos de boardgames.

Em relação à pessoa em causa (Vasco), acho que isso não deveria entrar como critério na nossa decisão, quer achemos a atitude dele hipócrita ou não, não nos cabe a nós gerir o conteúdo do site de acordo com esse tipo de critérios, mas sim de acordo com as regras estabelecidas de publicação.

Em resumo, toda a publicidade de lojas deve ser alocada ao respectivo fórum das lojas e quem publicar fora da mesa deve ser avisado aquando a sua primeira infracção, se a situação continuar outras medidas poderão ser tomadas.

Quanto a uma futura alteração da estrutura de funcionamento do site, acho que essa discussão já existe à bastante tempo, e vai ser de difícil e demorada conclusão e se não estou em erro já começou a ser discutida aqui: https://www.abreojogo.com/comite_central/2011/05/evolucao_do_abreojogo

Podemos discutir outra filosofia de publicação para implementação futura.

De acordo com as regras que existem _agora_, existe um espaço para publicidade de empresas. O facto de uma empresa ser também um promotor de encontros não tem nada a ver para o caso. Aliás acho que ninguém comichou-se com a JnM estar na página principal com os eventos que promove, embora seja a única com fins lucrativos que lá está.

Concordo com o RedPissLegion, no que diz respeito ao espaço onde colocar a notícia.
E tal como o Mallgur disse, pode ser a altura de pensar numa re-estruturação formal do site e quem sabe abrir as portas a sponsors pagos. Dinheiros esses que podem ajudar a essa mesma re-estruturação do site.

Acho que todos concordamos com essa reestruturação e que já o site o merece há muito tempo. Mas deve-se avançar primeiro com o “redesenhar” ou com a política de “financiamento”? É que de momento ele não é muito atrativo para a segunda iniciativa. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Para mim, a reestruturação do AoJ deve começar tão breve quanto possível. A política de financiamento poderá ser uma possibilidade mas só se tal se mostrar absolutamente necessário. É mais importante tornar o AoJ num site mais fácil de usar, mais seguro, mais rápido e fiável para que continue a crescer e a ser uma referência para quem se interesse pelos jogos de tabuleiro e RPG e fale Português. Se isso acontecer, pode tornar-se num espaço atractivo para eventuais patrocinadores/mecenas que se entendam ser necessário contactar.

Existe já um outro tópico sobre este assunto e penso que deveremos retomá-lo. Não seria um boa resolução de ano novo levar este projecto para a frente?

Concordo. Que este próximo ano seja o ano para essas mudanças. :slight_smile:

Fora da área de classificados: https://www.abreojogo.com/blog/jogonamesa/2012/01/novo_servico_de_encomendas

Está no blog. É uma sugestão possivelmente útil como uma lista de prendas de natal?

Aceita-se?

A minha posição mantém-se, mas agora temos um problema de estar aberto o precedente de que as lojas poderão usar os blogs para fazer publicidade...

Ou aproveitamos que esta não está disfarçada de sugestão e pomos já travão a isto antes que seja tarde demais?

Peço imensa desculpa, mas entretanto perdi o fio desta conversa.

Chegou-se a dizer ao Vasco para colocar as coisas da Jogonamesa no forum de classificados/lojas da outra vez?

Not me

Creio que não foi nada dito.

Se o consenso for esse, pedir que este tipo de anúncio seja feito na área referida, não tenho qualquer problema em fazer o texto.

Usa-se o formulário de contacto e manda-se algo. Em relação a este post, "despublica-se" ou não?