![](https://jogoeu.files.wordpress.com/2019/07/sint-purzel.png?w=600)
Sinopse:
Com a queda das folhas e das bolotas durante o outono, os esquilos esforçam-se por esconder os seus mantimentos para se alimentarem durante a estação do inverno. Os esquilos que tiverem a melhor memória para se recordarem onde esconderam as bolotas, ganham o jogo.
Como se joga:
⇒ Setup
No início da partida monta-se a árvore e depois coloca-se uma folha em cada ramo. Depois de todos os ramos terem uma folha, coloca-se uma bolota em cada ramo.
Os buracos que forma o solo onde a árvore está plantada é todo coberto com os discos de outono (desenho de folhas e ramos). O lado com vestígios de neve (inverno) fica oculto.
⇒ Desenvolvimento
No seu turno os jogadores escolhem um buraco e destapam-no. Em seguida, com a ajuda de uma folha de um ramo, empurram a respetiva bolota de forma a que ela caia no buraco aberto. Duas coisas podem acontecer:
Acerta no buraco: nesse caso o jogador fica com a folha para si e depois tapa novamente o buraco, com a face de inverno voltada para cima (neve);
Não acerta no buraco: nesse caso o jogador volta a tapar o buraco com a face de inverno voltada para cima (neve) e por cima dela coloca a folha que usou para tirar a bolota; em seguida tem 3 possibilidades:
1 – Se a bolota parar sobre um disco, o jogador destapa esse buraco, coloca aí a bolota e depois tapa novamente o buraco com estava (face outono, sem neve);
2 – Se a bolota parar entre discos, o jogador coloca a bolota no buraco mais próximo da bolota e depois tapa novamente o buraco com estava (face outono, sem neve), se estiver à mesma distância de vários buracos, escolhe onde quer colocar a bolota;
3 – Se a bolota cair fora da caixa, é o jogador à esquerda do jogador ativo que escolhe o buraco onde quer enterrar a bolota.
Regra de ouro para tapar os buracos: sempre que uma bolota cai num buraco, a folha é colocada com a face inverno virada para cima, em todos os outros casos tapa-se o buraco com a face outono da folha virada para cima.
Depois de todas as folhas estarem viradas para a sua face de inverno (com neve), começa a segunda fase do jogo.
Na fase do inverno, os jogadores vão procurar as bolotas escondidas nos buracos. Começa o jogador que tenha colecionado menos folhas no outono.
Na sua vez, cada jogador destapa um buraco ficando com todas as folhas que aí se encontrem para si, e verifica se tem bolota(s) ou não:
- Se tiver 1 ou mais bolotas, o jogador retira-as para si e volta a tapar o buraco com a face de inverno voltada para cima;
- Se não tiver mais bolotas, o jogador volta a tapar o buraco com a face de outono voltada para cima;
⇒ Fim do jogo
O jogo termina quando as fichas de inverno estiverem voltas para a face de outono, ou seja, depois de todas as bolotas terem sido descobertas.
Contam-se as folhas e as bolotas colecionadas e ganha quem tiver mais pontos. Em caso de empate, ganha quem tiver mais bolotas. Se o empate persistir, há vários vencedores.
Avaliação:
Purzelbaum é um daqueles jogos infantis que dá gosto abrir, cheio de de bom material, uma árvore em madeira, bolotas em madeira de boa qualidade e cartão grosso e resistente.
A ilustração tem identidade, e para os que vão acompanhando o universo dos jogos facilmente descobre o nome de Doris Matthäus pelo traço indiscutivelmente único.
Como é normal na casa de Fürth, Matthaus Zoch nunca deixa sair um jogo que não tenha um selo indiscutível de qualidade na sua produção. Purzelbaum confirma a política Zoch.
O jogo atrai de imediato as crianças pelo magnetismo que a árvore provoca em todos, explorando competências de coordenação óculo manual e estímulo da memória e um tema que permite trabalhar os conteúdos relacionados com as estações do ano e o clima associado a cada uma dela.
Um bom cocktail embalado num jogo que a pequenada vai querer jogar vezes sem conta.