Quais os melhores jogos para dois jogadores ?

Boas, para os mais experientes quais os melhores boardgames para 2 pessoas ? Queria arranjar um jogo para jogar com a minha namorada, que de jogos só experimentou até agora os classicos monopolio, scrabble, uno e century spice road





Ela gostou bastante deste ultimo , por isso algo do genero e divertido seria bem vindo :slight_smile:

Os que eu mais costumo jogar a 2 são:



7 wonders duel. demora meia hora, precisa de pouco espaço, é bastante interactivo (tirar a carta que o outro precisa, etc, pode ter consequências negativas)

e porque o setup é random tem muita variabilidade (com expansões ainda mais, apesar de até agora ainda não ter sentido necessidade de comprar. tenho umas 10 partidas jogadas



targi: 1h, também tem bastante interacção, mas é mais tactico / menos estratégico que o 7w, e tem mais sorte. a parte que me cheteia é ter de estar sempre a fazer replenish das cartas no centro. no 7w faz-se o mini setup 3x e depois é só tirar :wink:



patchwork: 30min. menos confronto que os anteriores, mas também tem decisões interessantes



se ela gostou do century tb deve gostar do splendor. estes 2 para além de funcionare bem a 2 tem como sabes a vantagem de dar para mais (4 se n me engano)



o ingenious também é giro, e se tiveres a versão de viagem (exclusiva para 2p) dá para jogar em qualquer lado! o mesmo para o "hive"



o mr jack pocket também é giro, e é assimétrico, 1 é o criminoso que tem de fugir dos policias controlados pelo 2º jogador





depois tens os card games exclusivos para 2, tipo game of thrones, e o netrunner, mas esses n conheço :wink:

Bem,



Os que foram mencionados acima eu também teria referido a sua maioria.

Além desses lembro-me do Jaipur e do Azul, como sendo jogos fáceis de ensinar à namorada! :wink:



cmps

Márcio



Se ela gostou do Century Spice Road e tem ainda pouca experiência com jogos modernos, então eu recomendaria:
- Splendor
- Santorini
- 7 Wonders: Duel


Estes três são jogos rápidos, com regras simples mas com bastante para pensar. Só o Splendor foi editado em Portugal, mas os outros são fáceis de conseguir online.

Se e quando ela quiser aumentar um pouco a complexidade, podes avançar para jogos como:
- Suburbia
- As Viagens de Marco Polo (um dos raros jogos que conheço que é igualmente bom com 2,3 ou 4 jogadores)
- Targi

As Viagens de Marco Polo foi editado em português (embora o jogo em si seja independente da língua), o Targi tem um versão espanhola (chamada Tuareg, que é a que eu tenho), o Suburbia só há em inglês. 

Se ela quiser continuar a avançar, então diz qualquer coisa! 

Já agora, fica aqui o meu top 10 de jogos para jogar a 2. Nem todos são jogos apenas para dois, mas todos se jogam bem a dois (ou não estariam aqui!)
1. Twilight Struggle
2. A Feast for Odin
3. As Viagens de Marco Polo
4. Terraforming Mars
5, Santorini
6. Targi
7. 7 Wonders: Duel
8. Race for the Galaxy
9. Suburbia
10. Le Havre

O jogo mais regularmente recomendado para este tipo de situação é:



Exploradores (aka Lost Cities) (1999)

As outras recomendações também foram muito boas, especialmente o Patchwork, mas a resposta correcta é Lost Cities.
_

E por que não?



Star Realms / Hero Realms



Experimentar um LCG cooperativo:



Lord Of The Rings LCG

Arkham Horror LCG



ou um Cardgame não LCG mas coop também:



Pathfinder cardgame.



E claro Marvel Legendary.



E sim, só card games…

Mas LCG não é uma coisa que goste muito . Pessoalmente queria uma cena de tabuleiro, mas a maior parte que vejo para 2 é tipo cartas…

mas meh, não me parece nada de especial…

Já tinha visto o splendor que é praticamente como o Century, mas acho o century mais giro não sei se por causa da qualidade do desenho



Os outros só analisando, as viagens de marco polo parecem interessantes mas secalhar confuso de aprender nao ?

O twilight struggle parece muito grande e não sei se não é muito demorado ou interessante ? mas gosto do tema dele.


vou analisar, obrigado :slight_smile:

Há alguns anos esta questão foi aqui respondida democraticamente através de um inquérito:



https://www.abreojogo.com/2013/02/qual_melhor_jogo_de_sempre_exclusivamente_para_2_jogadores



Eu não participei neste inquérito mas, como os 3 primeiros lugares correspondem a preferências minhas, diria que a questão estava respondida…



Não o digo porque admito que os jogos em causa tenham curvas de aprendizagem longas, necessárias a poder extrair algum prazer em jogá-los, mas que não são propriamente atrativas para quem não tem uma prévia motivação.



Mas julgo que essa é uma característica comum a grande parte dos (bons) jogos exclusivos para 2, sobre os quais se poderá dizer constituirem um sub-grupo muito particular mas onde o aspeto estratégico/competitivo é talvez mais intenso porque…aquilo que um jogador ganha, é exatamente o que o outro perde!




Ok. Tu é que sabes o que procuras…

Veremos se dos outros todos aqui falados haverá edições contínuas durante quase 20 anos (faz para o ano)!

Há razões porque alguns jogos se tornam clássicos e outros não vão muito além de serem novidades.



Entretanto lembrei-me de mais algumas coisas:

Onitama

Lord of the Rings: The confrontation

Fungi

Claustrophobia



Wargames? Interessa?

_

hex



https://www.boardgamegeek.com/boardgame/4112/hex/ratings?pageid=1&rating=10



demora 15 segundos a explicar (a sério), e dá para acabar em 5 minutos, mas passadas 100 partidas ainda vão estar a aprender truques



não permite empates, e tem um truque quase perfeito para eliminar o 1st player advantage (tipico dos jogos a 2, desde o xadrez ao 7 wonders duel)

O Twilight Struggle é o meu jogo favorito, por isso sou suspeito no que vou dizer. :slight_smile: Não é nada complexo - é até bastante elegante, na minha opinião - e está cheio até ao topo com decisões interessantes e tensão do princípio ao fim (ou não fosse um jogo sobre a Guerra Fria!). E agora até há uma edição da Devir em português do Brasil.



Diria que a única desvantagem é o tempo. Um jogo que dure as 10 rondas pode chegar as 2,5/3 horas - e até às 4 horas quando os jogadores estão a aprender. Na maior parte dos casos, acaba antes disso - há várias condições de vitória alternativas - mas conta sempre com pelo menos 2 horas.



As Viagens de Marco Polo é muito mais rápido - a dois, joga-se numa hora ou até um pouco menos. As regras são razoavelmente simples. Em poucas palavras, cada jogador lança 5 dados da sua cor no início de cada turno (o jogo tem 5 turnos no total) e depois vai colocando-os alternadamente em diferentes espaços no tabuleiro para realizar ações. Essas ações incluem conseguir recursos, mover-se no tabuleiro ou ir buscar contratos (que, quando cumpridos, dão pontos). Depois, à medida que os jogadores andam pelo tabuleiro, vão conseguindo ter acesso a outro tipo de ações, em geral mais eficientes do que as ações base. Há vários bons tutoriais na net: por exemplo este em português (do Brasil) ou este em inglês.