Qual a diferença entre RolePlaying Game e StoryGame?

É como diz o título.

Não consigo perceber a diferença, embora tenha ouvido mais do que três pessoas a usar os dois termos para identificar algo que para mim é a mesma coisa.

Para vocês, qual é a diferença?

Uma regra: respostas como "não sei explicar, mas sei reconhecê-lo quando o vejo" para mim não servem mais do que dizer "não gosto disso por isso vou catalogá-lo de maneira diferente".

Bom, estás basicamente a perguntar a cada pessoa para te dar a sua definição pessoal do que é cada termo (se é que elas o usam; eu, por exemplo, assim de repente não me recordo de ninguém aqui que use o termo Story Game para algo).

Acho que o termo entra realmente no nosso vocabulário com a criação do fórum www.story-games.com

E quem melhor para nos falar disso que o próprio webmaster/criador?

[quote]What is a Story Game?

It used to be my pet term for the new wave of roleplaying games that does something a little… different… than what we’ve seen in our beloved adventure gaming hobby for the past 30 years. It’s just a hippie label, man, don’t pin me to define what is and isn’t a Story Game (^.^).

Discussions of “Is THIS a Story Game?” “Why is X a Story Game and Y Not?” etc will tend to go nowhere. It’s a term to seperate one style/category of gaming from another to focus on the phenomena within that category. It’s not meant to point out which games or gaming styles are “Good” and which are “Bad”.

Interestingly enough, though, since the term was jokingly vomited forth, it has gathered some weight. I still feel ‘weird’ when I refer to “Story Games” or “Story Gaming” in a non-toungue in cheek manner. It may become its own thing. So far, the definition’s convention has come to mean basically the following (but will no doubt evolve):

:::A Story Game is a type of role-playing game or gaming experience with a lesser focus on My Character and a greater focus on Our Story.:::

Playing a game “Story Games Style” is no more important or “better” than playing a game in the traditional adventure game style. Nor by definition must Story Games (the games themselves) contain certain rules or playstyles, emphasis or de-emphasis on a central game-master, light/crunchy rules, etc. Story Gamers are not better. We are not the Chosen Ones. We simply do things a little differently.

Outside of that? It’s synonymous with “Dirty Hippie Roleplaying”. :slight_smile:

([i]de https://www.story-games.com/forums/comments.php?DiscussionID=4&page=1#Item_4[/i])[/quote]

E é isso. Para mim (e outros) a única grande utilidade do termo é mesmo que permite ter discussões sobre “Story Games isto, e Story Games aquilo” sem aparecerem velhos do Restelo a dizer “mas eu jogo RPG há 30 anos e nunca ouvi maior parvoeira” ou “mas isso nem sequer é um RPG!”, LOL. É uma paz de alma para toda a gente envolvida, tanto para os que querem discutir algo “diferente”, como para os que se acham no direito à exclusividade do termo “RPG” e não querem que lhes misturem leite no seu café. :wink:

A definição do story-games faz-me pensar que todo e qualquer jogo que se tenha jogado até aqui é um story game e não um roleplaying game, já que muitas vezes as definições são, e ainda hoje vejo isso a ser vendido e defendido, as pessoas juntam-se para contar uma história.

Isto sem qualquer tentativa de defender uma ou outra posição, notem.

Obrigado pela definição, Ric. :slight_smile:

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Numa loooonga entrevista ao o Ron Edwards (que postei aqui e entretanto esqueci onde está) ele fala de Story Games e Adventure Games como coisas diferentes. Pelo que eu percebi, os Story Games seriam aqueles onde a malta tá lá para jogar uma história no sentido literário, com o foco no tema e nos personagens, e os Adventure Games seriam aqueles onde a malta tá lá para explorar o mistério e matar os monstros, com o foco na descoberta e nas cenas “fixes”.

No contexto daquela entrevista, não me pareceu que a distinção fosse feita para afastar os “velhos do Restelo”, como disse o Ricardo. Serviu mais para comparar aquilo que os jogadores tradicionais geralmente íam à procura nos RPGs (sendo o entrevistador um desses jogadores) com aquilo que o Ron foi à procura, e posteriormente trouxe para a Forge. E também para explicar porque é que muitos jogadores não tiraram grande coisa da massa crítica gerada na Forge, enquanto outros tiraram bastante. Mas explicar sem teoria :wink: