Qual é a vossa experiência em RPGs?

Venho fazer uma pergunta a todos os RPers daqui do forum, já que é engraçado comparar dados.

Qual a vossa experiência em RPGs? À quanto tempo começaram a jogar RPGs? Qual o vosso sistema favorito? Qual o vosso mundo favorito? Quantos sistemas jogaram? Preferem GM ou jogar?

Portanto imaginem este tópico como sendo uma série de perguntas chatas que servirão como mote de discussão.

Para mim, eu tenho 19 anos de GMing de experiência. Nunca fui jogador. Já GM mais de 25 sistemas, desde AD&D 1st até Kult.

O meu sistema favorito até hoje é dificil de dizer. Eu tenho a filosofia que todos os sistemas tem vantagens e desvantagens, não há realmente um melhor que todos os outros, logo não tenho bem um favorito. Mas se fosse escolher um, seria o Earthdawn.

Quanto ao mundo, estou dividido entre Barsaive, de Earthdawn, e a Era Hyboriana, de Conan. De momento inclino-me mais para a Era Hyboriana, visto ser esse o mundo que mais jogo de momento.

Agora o resto da malta. Com sorte este tópico permitirá o nascimento de muitas discussões saudáveis sobre RPGs.

Hoy, :)

[quote=MGBM]Com sorte este tópico permitirá o nascimento de muitas discussões saudáveis sobre RPGs.[/quote]

Ok, tentemos! :)

[quote=MGBM]Qual a vossa experiência em RPGs?[/quote]

Mais!

[quote=MGBM]À quanto tempo começaram a jogar RPGs?[/quote]

Comecei quando tinha 14 anos e já tenho trintas e tais...

[quote=MGBM]Qual o vosso sistema favorito?[/quote]

Depende do que quero fazer. Se quero um jogo com mais trolha e mais gestão de recursos, sem dúvida alguma, 3.5 tá lá. Se quero um jogo mais emocional, com mais engagement, Shadow of Yesterday. Também curto bastante Dogs in the Vineyard e Primetime Adventures, pelo tipo de histórias que dão. Finalmente, Donjon é o meu jogo de eleição para o dungeon crawl só pró fun!

[quote=MGBM]Qual o vosso mundo favorito?[/quote]

Isto é um non-sequitur para mim. Um mundo só por si nunca é mais interessante do que as sessões que nele se jogam. Felizmente, também nunca é menos interessante! :)

[quote=MGBM]Quantos sistemas jogaram?[/quote]

Heh... Impossível contar... Repito: Mais!

[quote=MGBM]Preferem GM ou jogar?[/quote]

Again, depende da onda. Alguns dos jogos que eu gosto nem sequer têm GM.

[quote=MGBM]Para mim, eu tenho 19 anos de GMing de experiência. Nunca fui jogador. Já GM mais de 25 sistemas, desde AD&D 1st até Kult. [...] O meu sistema favorito até hoje é dificil de dizer.[/quote]

Pergunto se estás a falar de sistemas realmente diferentes uns dos outros, ou se sistemas que na prática são de facto iguais.

(Para efeitos de referência, ShadowRun, EarthDawn, L5R, Vampire, e 7th Sea são exactamente iguais uns aos outros.)

[quote=MGBM] Eu tenho a filosofia que todos os sistemas tem vantagens e desvantagens, não há realmente um melhor que todos os outros[/quote]

Acordo incondicional! :) Embora haja alguns que são só piores! ;)

Sim, completamente diferentes, como AD&D 1st, Kult, BRP, Storyteller, etc


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

[quote=MGBM]Qual a vossa experiência em RPGs?[/quote]Boa e viciante, é o melhor que consigo dizer. Citando o JMendes "Mais!".

[quote=MGBM]À quanto tempo começaram a jogar RPGs?[/quote]Se a senilidade não me enganar, qualquer coisa como 6 anos.

[quote=MGBM]Qual o vosso sistema favorito? Qual o vosso mundo favorito?[/quote](Vou meter estas duas numa).

É assim, em termos de jogos que conheço/joguei existem aqueles que considero supremos e adoro jogar/ler sobre, numa lista sem grande grau de hierarquia:
Vampire, The Masquerade
Exalted
Mage, The Ascencion
Don't Rest Your Head
Capes!
(...)

Agora, aquilo que considero ser o meu RPG Buda (se considerarmos Buda = Ser humano que atingiu a iluminação suprema, então RPG Buda = RPG que atingiu a iluminação suprema [notar o sentido claramente exagerado desta comparação/termo]) ainda não o encontrei.

Estou à procura de um realmente bom jogo de mistério, que é o género de histórias que nunca me farto e gosto imenso. Estou com fé de o encontrar em coisas como Conspiracy Of Shadows, Kult, Covenant, Unkown Armies, etc. Mas até lá, a aventura continua.

[quote=MGBM]Quantos sistemas jogaram?[/quote]Tenho andado a saltitar, maioritariamente joguei WW durante a maior parte destes anos, ando agora a deambular pelo Players Hand Book do D&D 3.5 e Capes!, estou a molhar os pés em The Shadow of Yesterday, Mortal Coil e Don't Rest Your Head (que podem ser consultados na secção Campanhas) e já tive umas experiências extremamente satisfatórias com d20 Warcraft, Capes! e Dogs In The Vineyard (a ver no fórum de Actual Play e no meu blogue).

[quote=MGBM]Preferem GM ou jogar?[/quote]Não sei, só recentemente ando a experimentar ser GM, daqui a uns tempos poderei desenvolver mais sobre este tema, mas até agora tenho-me sentido satisfeito nos dois campos (tirando uns trambulhões iniciais em TSoY hehe).

[quote=MGBM]Portanto imaginem este tópico como sendo uma série de perguntas chatas que servirão como mote de discussão.[/quote]Chamar-lhe ia recorrentes e da praxe (o que é bom), em vez de chatas (o que é mau).

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Qual a vossa experiência em RPGs?

Tem sido óptima :slight_smile: Óptima relação custo-benefício e não estou a falar de XPs :wink:

À quanto tempo começaram a jogar RPGs?

Desde Vampire: the Masquerade Revised. Isso é quando?

Qual o vosso sistema favorito?

Regras favoritas daquelas que vêem escritas num livro? Tendo em conta inovação, apresentação e possível concretização, talvez Unknown Armies. Gostava de concretizar mais jogos indie.

Qual o vosso mundo favorito?

Setting favorito daqueles que vêem escritos num livro? :slight_smile: Do que eu já experimentei com sucesso, provavelmente Exalted.

Quantos sistemas jogaram?

Não tantos quantos gostaria, mas suficientes para perceber que quem os faz é o grupo de jogo, nãs as regras que estão no livro.

Preferem GM ou jogar?

Adoro mudar de ponto de vista e perceber que mestro/jogo melhor depois de ter tido a experiência “do outro lado”.

[quote=MGBM]Venho fazer uma pergunta a todos os RPers daqui do forum, já que é engraçado comparar dados.

Qual a vossa experiência em RPGs? À quanto tempo começaram a jogar RPGs? Qual o vosso sistema favorito? Qual o vosso mundo favorito? Quantos sistemas jogaram? Preferem GM ou jogar?
nascimento de muitas discussões saudáveis sobre RPGs.[/quote]

Deixa ver, jogo RPGs ai há uns 8 anos e meio +/-
Comecei por AD&D, depois D&D 3rd e agora D&D 3.5
Também já joguei Mutants N Mastermins e gostei do sistema, joguei uma sessao demo de Vampire e não gostei.

Para mundo favorito gosto de Forgotten Realms, quer dizer gosto do mundo, não quer dizer que o use, para mim home made sempre…

Desde sempre que fui DM e prefiro sê-lo, joguei ai umas 5/6 sessões no total como jogador e onde estou confortável é mesmo por detrás de um DM Screen.

Quanto a experimentar novos sistemas até gostava mas seja por questões monetáris ou de tempo ou porque o vicio por D&D é muito, continuo fiel a D&D e defendo-o com unhas, dentes e uma vorpal sword +5