Qual é o vosso "Best Of" de 2006?

Agora que estamos no fim de um novo ano, quais foram os melhores (quer em qualidade, inovação, ou puro divertimento) Jogos de Tabuleiro, RPG ou Wargames que jogaram ou compraram em 2006 e que não conseguem deixar passar sem inscreverem os seus nomes aqui?

P.S.: Boas festas e muito jogatanas a todos! :D

Nota: Meio indeciso acabei por alterar o texto do que seria considerado um "Best Of" de 2007 e acabei por juntar o melhor de dois mundos. Algumas respostas que vos pareçam restritas advêm deste facto.

Melhores RPGs: Burning Empires, Spirit of the Century, Dying Earth, InSpectres, Kult, Don't Rest Your Head, Tribe 8, Mortal Coil, Exalted 2nd Edition;

Melhores Jogos de Tabuleiro: Chinatown, Dune, El Grande, Tsuro, Caracassonne;

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Weapons of the Gods como não podia deixar de ser. A melhor surpresa para mim dos últimos 2 anos. Tenho que admitir, apesar de não jogar, que estou lendo Exalted 2nd edition e estou a gostar bastante daquilo até porque tem muitos paralelos com WotG e misticismo oriental.

"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

Exalted 2ed, 'nuff said.

Arkham Horror, Tsuru, nos boards.

Edit: depois de ver o edit, vou acrescentar:

My Life With Master, The Shadow of Yesterday, The 101 (como me pude esquecer?!), InSpectres, e MnM 2ed.

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

De notar que Exalted saiu em 2000, o novo é só um re-hash das regras.

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Weapons of the Gods, Call of Cthulhu, GURPS 4th Ed, Deadlands, Mutants & Masterminds 2E

“Don’t hesitate, don’t apologise - it’s a sign of weakness.”
John Ford, cineasta

Falando de boardgames (o resto não conheço), 2006 foi um ano muito produtivo.

Die Macher; Perikles; Antike; Ys; Leonardo da Vinci... enfim. Vou restringir ao top 5 do ano.

Ah! Uma palavra muito especial para a eggert-spiele e para a Ystari. As coisas boas que eles têm feito não podem ser só por acaso. Viva.

Muito bom tópico mariano. Daqui a um ano não te esqueças de repetir.....

Top boardgames:

1 - Tigris & Euphrates - tantas possibilidades....

2 - Chinatown - o Bonhanza passou para segundo lugar de negociação pura, pura.

3 - Railroad Tycoon - fusão magnifica de tema com sistema

Em seguida aparecem o Torres, o Maharaja e o Gheos. Talvez antes do fim do ano acrescente o Die Macher.

Top eventos para ficar com um vicio:

1 - Abreojogo.com (obrigado ricardo, obrigado comunidade)

Obrigado tambem ao Phillip pelo espaço que cede às quartas (obrigado a quem comparece), e tambem aos encontros mensais (sessão de 13 horas com sala cheia) e tambem aos torneios (competição saudavel). Um abraço especial ao Luis por ter trazido tres dos meus tops, ao João Tereso por ser o meu arqui-inimigo, ao MGBM pelas reviews e a mim proprio por tentativas de design e uma quadriologia.

Esquizofrenico....

:smiley: Obrigado! De momento ando ocupado com a univ (Teses e coisas assim) mas as reviews são para continuar mais tarde. :smiley:

O melhor de 2006 para mim:

Conan RPG - O meu mundo de fantasia favorito!

Advanced Civilization - O jogo tem quase 25 anos mas continua a ser o meu melhor boardgame.

Goa - Muito bom boardgame. Viciante.

Os meus grupos de boardgamers e RPGers - A vocês devo todo o tempo passado a divertir-me a sério. Sem falar que são os meus melhores amigos. :smiley:

abreojogo.com - Grande site! :smiley:

Phillip Moringer - Grande amigo e grande fornecedor de RPGs e boardgames. Não se pode pedir melhor. :smiley:

“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

[quote=vch]

ao Luis por ter trazido tres dos meus tops,

[/quote]

Oh Vasco, agora deixaste-me sem palavras… obrigado eu! à vossa conta, já consegui por quase todos os meus "unplayed games" na mesa… graças a Deus que ainda tenho mais! :wink:

Os meus Boardgames of the year:

Arkham horror, War of the ring, Chinatown, Battleline e cheira-me que ainda vou incluir o Battlelore (iupi, já vem a caminho!)

Naturalmente um grande muito obrigado à comunidade em geral (não vou fazer como nos óscares e vomitar aqui uma série de nomes), mas um abraço especial para o Ricardo por ter criado aqui o site!

já agora aproveito para anunciar os meus desejos pessoais para 2007: continuar a jogar com a malta, aumentar a minha coleção (em especial com clássicos OOP - Civ, Liberté, etc…), jogar Dune, Die Macher e Republic of Rome e, finalmente, continuar a dar abadas ao João Tereso Laughing

Bom, desde já um pedido de desculpas por não ter aparecido, mas esqueci-me da pass...o Rui! obrigou-me a ir à procura dela..:D

RPGs: Exalted, MnM 2nd Ed

Boardgames: Tsuro, Shadows over Camelot, Crown Jewels, BloodBowl.

BoardGames: CAYLUS, ANTIKE, HERMAGOR, IMPERIAL, KRETA, LEONARDO DA VINCI, PERIKLES, TEMPUS, THURN UND TAXIS, TALUVA e YSPAHAN

Na Internet: os sites abreojogo e bgg, os blogs spielportugal e jogosdetabuleiro.

FELIZ NATAL A TODOS!!!

https://oblogdocosta.blogspot.com

Vou escrever não sobre os que sairam este ano mas os que joguei este ano e gostei.

RPGs - Exalted 2nd Ed, Don't Rest Your Head, Spirit Of The Century, Capes, Dogs In The Vineyard. d20 Warcraft, The Shadow Of Yesterday, Mortal Coil, The 101;

Boardgames - Puerto Rico, Memoir' 44, Ticket To Ride, Taluva;

Jogos de Cartas (CCG e outros) - Vampire The Eternal Strugle, Saboteur, San Juan, Blue Moon, Bang.

O facto da comunidade de Flames of War (FOW) se estar cada vez mais a consolidar e com um excelente nucleo duro! :D sabe sempre muito bem acompanhar as evoluções deste jogo/comunidade! em especial pelos eventos realizados por pessoal que os faz puramente por diversão e amor ao hobby!

E também de ter aparecido um espaço fisico e on-line que está a agregar a comunidade dos boardgames em Portugal... por acaso já tinhamos feito umas boas noitadas de board-games (o inesquecivel: "O lourenço Morreu! Queimadinho!"), mas penso que esta comunidade mais dedicada ao cartão tem muito para dar/receber!

PS: e que tal um topico chamado "O que planeias para 2007?" Laughing

Apenas vou apontar o Weapons of the Gods. Absorveu completamente as três vertentes de qualidade, inovação e divertimento a RODOS. Ainda teve a particularidade de me acordar para o mundo do Wuxia, e o ritmo e tramas alucinantes das suas histórias.

E quando se aprende com um RPG, isso é uma mais valia do caraças...!

Abraços,

Vítor

Top 10:

• Flames of War - durante o ano de 2006 a comunidade de FoW aproximou-se a passos largos do ponto critico de se estabelecer definitivamente ou de se esbater no mundo do hobby de miniaturas em Portugal, acreditando eu bastante mais na primeira hipótese

• A quantidade de pessoal que encontrei que também curte bué Jogos de Tabuleiro (com ou sem dados LOL)

• WWII: Barbarossa to Berlin - grandes jogatanas que fiz disto!!!

• Formula Dé - continua um dos meus favoritos

• Runebound - o ter apresentado tanta gente a este excelente jogo

• Ticket to Ride Europe/Marklin Edition - o que seria dos meus serões com o meu miúdo sem estes jogos?

• Advanced Squad Leader - finalmente perdi-lhe o medo, encontrei jogadores e dei o mergulho neste sistema fenomenal

• Commands & Colors: Ancients - a Antiguidade Clássica no seu melhor!!! Obrigado a todos quantos quiseram aproveitar aprender a joga-lo!!!

• Tsuro - OBRIGADÃO VASCO!!! O MEU MIÚDO TAMBÉM TE AGREDECE!!! Bem como cerca de uma dúzia de amigos meus que depois à minha conta foram também a correr comprá-lo !!! LOL

• às lojas que me vão aturando: Homem Azul e Runadrake, têm um lugar especial no meu top 10!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

O meu TOP não será necessáriamente circunscrito aos jogos que sairam em 2006, mas sim, de entre aqueles que eu li ou mais joguei durante este ano.

Assim, os jogos RPG de que mais gostei de jogar em 2006 foram:

1. The Shadow of Yesterday; 2. Dogs in the Vineyard; 3. Warhammer Fantasy Roleplay.

Os jogos de RPG que mais gostei de ler em 2006, mas que não joguei:

1. Burning Wheel; 2. My Life With Master; 3. The Mountain Witch.

E os jogos de tabuleiro que mais gostei de jogar em 2006:

1. C&C: The Ancients; 2. War of the Ring; 3. Princes of the Renaissance.

E ainda, menção especial para o melhor site de 2006:

1. Abreojogo.com

Para 2007 vou continuar a investir ainda mais em jogos de gateway para non-gamers. Para primeiro passo, nem sempre o melhor é o mais acessivel....

E já agora, a ver se não passa deste proximo ano jogar o CC ;-)