Olá pessoal, quais estilos de jogos vocês preferem jogar e o motivo??? Preferem D&D pelo sistema de jogo? Vampiro pela ambientação? Vamos lá!
Começando por mim, prefiro vampiro pois o drama do jogo incentiva aos jogadores a criarem um background interessante ao personagem por iniciativa própria.
Gosto de jogar no sistema WoD (novo e antigo) por permitir praticamente todos os tipos de desafios com igual relevo. Pena em certos momentos descambar para a xulice, mas ninguém é perfeito. Também gostei do sistema de PTA pela maneira generalista de resolver as coisas mantendo a realidade.
Em ambientes, prefiro contemporâneo em vez fantasia ou sci-fi. Vampire é um dos meus jogos de eleição, mas depois de experimentar Promethean vi que não é o único. Se tiver de jogar fantasia, tem de ser em ambiente steam-punk. Prefiro histórias de conspiração e suspense, e acho que hack'n'slash puro é uma perda de tempo.
Light allows us to see, Darkness forces us to create...
Em RPGs, eu sou daqueles gajos que tem o problema de gostar de tudo o que seja bom :)
Ás vezes, para bem da minha carteira, eu devia poder dizer "ah, Reign é fantasia medieval, não faz o meu estilo" mas infelizmente é mais "cá está mais um jogo com regras excelentes e um setting do gajo que fez Unknown Armies!", por isso não tenho desculpas para não comprar :P
Ou então "não percebo nada de mechs, mas só sei que Bliss Stage tem um potencial dramático brutal, aaarg não posso gastar mais dinheiro" :)
Já paravam de fazer jogos bons, pá, não há tempo para os jogar a todos.
Por isso, sim, encontram-me tanto na mesa de D&D como na mesa de Vampire. Curto tanto Paranoia como Heroquest, Dogs in the Vineyard como Call of Cthulhu.
Mas, se calhar, perguntam-me então o que são, para mim, "jogos bons"?
São aqueles RPGs que têem bastante de jogo, mas também um pouco de arte. São aqueles jogos em que se nota uma intencionalidade que vai desde cada uma das regras até ao último pormenor do setting; em que se revela uma grande criatividade para fazer de forma melhor o que sempre se fez igual aos outros e em que o livro, não só se lê, mas leva o leitor a jogar.
Só conheço Vampire e Dungeons&Dragons. Gosto muito mais de Dungeons&Dragons.
Tenho muita pena de não conhecer todos esses RPG's que se falam mais, PTA, etc, muita mesmo. Se houver alguem que tenha espaço para mais um numa party de qualquer um desses jogos, por favor digam-me qualquer coisa que gostava muito de experimentar! Além de que, profissionalmente, me dava muito jeito. Obrigado.
Se quiseres experimentar Qin - Os Estados Guerreiros (clica no nome) estás à vontade. Contacta-me e podemos combinar. Jogamos aqui no Barreiro que, afinal, não fica tão longe do Seixal / Almada. Já agora, porquê profissionalmente?
"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"
Realmente concordo com vc, existem muitos estilos que são ótimos, mas nem tudo pode agradar ao jogador que sempre tem preferencia por algo. Eu por exemplo reconheço que D&D é um grande sistema, tem muitos jogadores e existe uma arte fantástica por trás do mesmo. Mas até agora( peo menos até agora!!), eu não venho a gostar muito do jogo. Talvez os GMs que tenha narrado para mim não souberam explicar direito as regras do jogo e tudo o mais...
Este ano dei aulas aí perto, na Sec. de St. António da Charneca =:-)
Não percebo nada de Japão Medieval (que pareceu-me ser a época em que esse RPG se passa), apesar de ter devorado os episódios todos do Samurai X lol!
Profissionalmente porque nas Escolas onde lecciono tenho sempre um Clube de Jogos de Aventura e Estratégia. Este ano os Card Games e os Board games foram um fracasso (com pouca adesão), tendo o Dungeons&Dragons sido o jogo preferido dos alunos.
Como de RPG's só conheço D&D e Vampire, e porque detesto Vampiros, gostava de alargar o leque de RPG's disponivel no meu Clube. Para isso nada como jogar e conhecer mais uns quantos.
Obrigado.
[quote=Feldon Harmafara]
Este ano dei aulas aí perto, na Sec. de St. António da Charneca =:-)[/quote]
De facto é perto, é.
[quote=Feldon Harmafara] Não percebo nada de Japão Medieval (que pareceu-me ser a época em que esse RPG se passa), apesar de ter devorado os episódios todos do Samurai X lol![/quote]
Não, Qin passa-se no ano 240 AC antes da unificação da China. Os Estados Guerreiros são os estados que existem até o Qin Shi Huang os ter unificado em 221 AC. Apesar de Qin poder ser jogado dando mais ênfase aos elementos históricos, nós procuramos os elementos mais fantasiosos que constituem o género Wuxia.
[quote=Feldon Harmafara] Profissionalmente porque nas Escolas onde lecciono tenho sempre um Clube de Jogos de Aventura e Estratégia. Este ano os Card Games e os Board games foram um fracasso (com pouca adesão), tendo o Dungeons&Dragons sido o jogo preferido dos alunos.[/quote]
De facto, é a grande vantagem e desvantagem do D&D. Não há ninguém hoje em dia que não o conheça de uma forma ou de outra, mas para quem gosta de roleplays e não de D&D é uma desvantagem porque se torna difícil arranjar grupos. Mas eles andam por aí... basta ver este site.
[quote=Feldon Harmafara] Como de RPG's só conheço D&D e Vampire, e porque detesto Vampiros, gostava de alargar o leque de RPG's disponivel no meu Clube. Para isso nada como jogar e conhecer mais uns quantos.
[/quote]
Mais uma vez te estendo o convite. Contacta-me e arranjamos uma sessão a que possas assistir ou mesmo jogar.
"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"
bom, eu costumo dar-me bem com todos os estilos. Adapto-me facilmente.
mesmo assim, Vampire não faz muito o meu estilo, e tendo a apreciar mais rpgs em que as pessoas colaborem umas com as outras e não cada um para seu lado.
por falar nisso, já vos disse que ando À procura de grupo para jogar ?? ( lol )
see here