Qual o jogo de tabuleiro que gostavas de ter criado e porquê

O pessoal que gosta de board games encontra mil e uma razões para escolher este ou aquele jogo para jogar. Por vezes as escolhas não são assim tão óbvias para todos. Ou porque uns gostam do jogo em causa e outros não, ou porque hoje é sexta-feira e estou cansado é melhor jogar uma coisa mais básica, enfim, uma data de situações. E isto léva-nos ao jogo preferido. Aquele que, pelo menos na maior parte das vezes, nos apetece jogar. Mas a questão aqui não tem que ver com o nosso jogo preferido, tem que ver com aquele que gostaríamos de ter criado. É uma espécie de óscar para o melhor filme em que se pode deixar de lado os outros óscares de interpretação, realização e argumento.

Eu escolho o Die Macher. Não é o meu jogo preferido, mas é aquele que eu gostaria de ter criado. Porque é brilhante, é uma espécie de pai dos eurogames (não sei quem é a mãe) e aborda um tema muito original.

O Civilization/Advanced Civilization da AH. Sim, é o meu jogo preferido mas não é por isso que o escolho.

Eu escolho-o porque o boardgame incorpora literalmente todas as mecânicas conhecidas dos eurogames e incorpora-as de maneira genial, criando um jogo que é puro divertimento do principio ao fim. Se eu fizesse o design de um boardgame assim poderia fazer o design de qualquer boardgame.

“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

eu escolhia o monopolio... e estava podre de rico Laughing

Já cheguei à conclusão que não tenho jogos favoritos, porque todos acabam por ter um pormenor engraçado e jogar sempre a mesma coisa tambem farta (e mata).

Quanto aos jogos que gostaria de ter inventado:

- Tigris e Eufrates - um jogo em que com accoes relativamente simples, podes ter repercussoes fantasticas. As jogadas que podem ser feitas ou imaginadas quase parecem filosoficas, misturando poder de batalha com bluff e um estilo muito proprio de cada jogador. Definitivamente cinco estrelas....

- Carcassonne - com jogadas quase infantis, levanta decisões muito interessantes, e o mapa tem um efeito visual muito bom.... Um sucesso em muitas mesas, mesmo para non-gamers.

- Chinatown - ainda apenas joguei uma vez, mas à primeira vista apenas tenho duas palavras: negociação pura. Antes apenas conhecia o Bonhanza, mas este jogo gera trocas extremamente interessantes e mesmo livres, que tal como o tigris permite ver com grande precisao o estilo/personalidade de cada jogador.... lindo!

Ou então o Risco

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM