Qual o rpg mais popular?

No repositório de todo o conhecimento há uma thread engraçada onde se diz que em vários países da Europa o D&D não é o colosso que é nos States, inclusivé se dá um exemplo de um rpg, desconhecido entre nós, de nome Eon, terrivelmente mais popular que D&D.

E por cá?

Lembro-me que D&D sempre foi grande, mas que nos anos 90 se jogavam outras coisas que não D&D, como Vampire, Shadowrun, Call of Cthulhu, e que agora nos anos 2000 o Exalted é um jogo muito popular.

Qual é, para vocês, o jogo mais popular agora, em Portugal? Qual é o que merece o título de "Gorila de 500kgs"?

Ah, e shôr webmaster, há maneira de isto ir para a home page? :wink:

[quote=Rui]Qual é, para vocês, o jogo mais popular agora, em Portugal? [/quote]D&D, forte como sempre. É verdade que, na década de 90, houve um crescendo de jogadores novos a partir de Vampire, mas isso perdeu-se com o fim do velho WoD. Entretanto, D&D sempre esteve presente e continua popular com cada nova edição.

Em outros países europeus, a avaliação da popularidade é completamente diferente, pois eles têem mercado suficientemente grande para que os RPGs sejam vendidos na língua deles e em concorrência com produtos nacionais.

Basicamente - excepção feita a esta nossa ilustre comunidade - RPG em Portugal quase não existe e o que existe é D&D.

Concordo. Apesar do peso financeiro (3 manuais de base, mais manuais para um setting é um abuso), DD tem a vantagem de ser muito acessível a nível temático: toda a gente já viu/ouviu contos medievais/fantásticos e pode-se adaptar para todos os gostos. O mesmo não se passa com Vampire ou CoC.

Some-se que o D&D conta com o peso das adaptações para videojogo (quem é que não ouviu falar do Neverwinter Nights e do Baldur’s Gate), além de ser o RPG que permite o estilo de jogo mais próximo do estilo dos RPGs de computador.

Basta ver a adesão entusiástica do D&D Gameday em Lisboa. Definitivamente um gorila incontornável...

Duas questões:

- O que aconteceria se o D&D 3.X fosse editado em PT?

- Qual é o gorila alternativo a D&D?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Depende do marketing e da distribuição.

Real ou hipotético? No primeiro caso, e restringindo-me a Portugal, julgo que é o WoD (ainda). No segundo, é difícil de dizer. O D&D é um gorila com mais de 30 anos que nunca teve rival à altura (os potenciais vieram e foram sem lhe causar grande mossa: T&T, RQ, Rifts, Vampire, etc.) Não sei se isso se deve ao facto de ter sido o primeiro, à qualidade do material, à simplicidade das regras, à familiaridade e abrangência do(s) setting(s), ao equilíbrio entre história e pancadaria, ao corresponder à vontade do público ou mesmo ao poder do marketing e do boca-a-boca. Deduzo que a resposta mais correcta seja: o conjunto de todos estes factores. Por isso diria que para se arranjar outro gorila que possa suplantar o D&D, terá de ser um RPG que consiga fazer isto tudo ainda melhor…

E num canto pesando 500Kgs, ainda o destemido e poderoso, D&D! Mais de 30 anos mas sempre a dar-lhe com alma!

Agora a pergunta deveria ser… quem está no outro canto?

Quem é o aspirante a gorila de 500kgs?

[quote=Demonknight]Agora a pergunta deveria ser… quem está no outro canto?[/quote]Tendo em conta o tempo e a experência que tens só a mestrar D&D, talvez nos queiras dar tu a resposta? :slight_smile: O que é que D&D tem que te leva a não experimentar mais nada? E, se tivesses de experimentar, qual era o primeiro?

D&D dá-me o ambiente de fantasia que gosto num RPG, gosto que os pcs podem estar à vontade e fazer tudo que lhes dê na gana, e o RPG em si dá para fazer de tudo, desde porrada até dirigir um inn.

Sobre o resto… Bem, interessa-me um dia experimentar ser GM em MnM, mas isso também é D20…
Para mim a questao principal é falta de tempo para experimentar algo mais. Tendo em conta que o tempo escasseia fico-me por aquilo que me continua a apaixonar, D&D

Um dos RPGs que ja joguei embora nao muito conhecido em portugal é Starwars D20, claro que tem é dos gajos mas prontos... Mais um quilito a adicionar ao D&D visto que tambem é deles.

Aparte disso é um jogo muito bom embora tenha pena que o livro base nao de muita diversidade e seja um bocado mau a nivel de feats.

o D&D é incontornável porque é um colosso da indústria mas, acima de tudo, por causa do franchise! jogos de computador aos quilos, a maior parte bastante boa por sinal (tudo o que foi feito pela obsidian/black isle), dezenas largas de novelas (fundamentalmente fantasia) baseadas nos settings oficiais e escritas por nomes sonantes da FC, filmes inclusive.

e nunca menosprezando o facto de ser, de longe, o rpg mais citado na cultura pop, um equivalente da guerra das estrelas em versão fantasia (muito embora agora com a trilogia do peter jackson a coisa poder mudar de figura): perguntem a qualquer comum mortal sobre este tipo de jogos e o que vos respondem? D&D. o que é que os geeks jogam no secundário na américa? D&D. quem é que os firebrand preachers do bible belt acusam de satanismo? D&D. e por aí diante.

o D&D é uma espécie de embaixador do nosso hobby, quer queiramos quer não. e nas suas várias metamorfoses, é o mais vendido, o mais velho e o mais jogado. e o que iniciou mais gente.

____________________________________________________________

Luke: "What's in there?"

Yoda: "Only what you take with you."

Qual é o critério para isto?

É que eu conheço grupos que preferem D&D, ShadowRun, WoD, etc, em exclusividade. Mas toda a gente joga uma perninha de Call of Cthulhu de vez em quando. Pode não ser o jogo mais popular, mas parece-me o mais universalmente jogado, dentro da malta que conheço.

Isto também surgiu numa sondagem que vi online algures. CoC aparecia como o jogo mais popular, isto porque embora o jogo número 1 variasse, CoC aparecia sempre em número 2 ou 3 :slight_smile:

O CoC era, até há pouco (não sei se continua a ser), o RPG mais popular em França, salvo erro sendo o país onde se vendia mais material do jogo. Creio também ter lido uma entrevista ao presidente da Chaosium em que este dizia que actualmente vendiam mais material para a Europa do que para os Estados Unidos (não sei se em termos absolutos ou relativos).

Creio que é um RPG que, fora um núcleo de fãs, funciona como 2.º RPG para muita gente, como um intervalo breve em campanhas mais longas de outros sistemas. Para isso deve contribuir o formato de aventuras breves (para o que contribui a elevadíssima taxa de mortalidade de PCs), a facilidade de criação de personagens e o sistema de jogo muito intuitivo e transparente.

Infelizmente...

Portugal tem toda uma história de amor com o D&D (vide a primeira edição traduzida) embora para mim o D&D sempre tenha sido um jogo com óptimas ambientações e péssimas regras.

Quando a Wizards lançou a licença D20 era óbvio que iria dominar o mercado embora eu ache as regras D20 realmente más orientadas muito mais para acção do que para representação.

A licença é pseudo-aberta o que criou uma sinergia entre títulos famosos e a wizards o que valeu lançamentos para D20, dentre outros: Call of Cthulhu, Conan, Gamma World, Feng Shui, etc...

Lembro de quando o AD&D era o sistema mais usado juntamete com o GURPS, depois do WoD, e por fim o D20. É uma pena pois a Europa lançou óptimos RPGs como Nephilim, Pendragon, etc...

Mesmo na cena dos RPGs abertos a Wizards conseguiu dominar por uma clara predominância do fator Money. O D20 é melhor do que os outros sistemas com base no dinheiro e no marketing, não na qualidade em si.

Gostaria de ver sistemas abertos como FATE se tornarem mais utilizados, até por que são realmente gratuitos.

Apesar de ter os livros básicos e de reconhecer claramente uma maior populariedade do D20, quero distância deste sistema.

[quote]O D&D é um gorila com mais de 30 anos que nunca teve rival à altura (os potenciais vieram e foram sem lhe causar grande mossa: T&T, RQ, Rifts, Vampire, etc.) Não sei se isso se deve ao facto de ter sido o primeiro, à qualidade do material, à simplicidade das regras, à familiaridade e abrangência do(s) setting(s), ao equilíbrio entre história e pancadaria, ao corresponder à vontade do público ou mesmo ao poder do marketing e do boca-a-boca. Deduzo que a resposta mais correcta seja: o conjunto de todos estes factores.[/quote]
Não, não é nada disso. O factor chave é outro, chama-se WotC. A TSR estava a ir para o buraco levando o D&D consigo quando os bolsos fartos da WotC alteraram completamente o panorama. Tivesse a WotC apostado noutra empresa e noutro sistema de jogo e a história dos rpgs seria completamente diferente. O D&D seria hoje apenas uma referência histórica e haveria outra marca e sistema a dominar o óbi com as mesmas "qualidade do material", "familiaridade e abrangência do(s) setting(s)", "equilíbrio entre história e pancadaria", correspondência "à vontade do público" e "poder do marketing e do boca-a-boca". Talvez até com maior "simplicidade das regras" (as regras do D&D são simples? Dá-me vontade de rir).

Junte-se a isto a aquisição da WotC pela Hasbro quando esta tinha acabado de adquirir a Avalon Hill - o que retirou do mercado uma das empresas com mais potencial no mercado de rpgs - e as sinergias que isso possibilitou com as empresas de jogos para computador ; some-se o efeito sempre benéfico de ter sido o criador do mercado rpg e de ter uma imagem de marca invejável; e tem-se uma fórmula ganhadora independentemente dos méritos do produto em causa (D&D jogo e D&D brand são duas coisas distintas; por isso é que a versão corrente do jogo pouco tem a ver com a versão original, estando mesmo mais próxima de outros jogos dos anos 70 como o RuneQuest do que do velhinho Basic Dungeons & Dragons).

[quote=jrmariano]

Basta ver a adesão entusiástica do D&D Gameday em Lisboa. Definitivamente um gorila incontornável…

Duas questões:

- O que aconteceria se o D&D 3.X fosse editado em PT?

- Qual é o gorila alternativo a D&D?

[/quote]

 

1- As questões da adesão ao D&D game day prendem-se mais com as particularidades da comunidade de jogadores do que da popularidade do jogo, e, não esquecendo, a data em que decorreu. Compare-se com o evento similar que decorreu ainda nas férias do verão, e que atraiu várias pessoas que nem sequer conheciam a loja (runedrake); levando-se em conta a paupérrima publicidade que foi feita.

2- Há tradução do PHB para português (do Brasil).

3- Em portugal? Como disse o JPn, a questão fundamental é a forma/critérios de avaliar isto. Se os critérios forem os mais comuns (número de jogadores e cota de mercado), julgo que NÃO HÁ outro gorila. Haverá talvez um babuíno de dentes afiados, que é o Vampire (contanto com as várias versões. tal como se contam as várias versões de D&D.).

Por outro lado, se formos avaliar quais os jogos mais populares dentro das mini-comunidades de jogadores inveterados e regulares (como a grande maioria dos que frequentam este fórum), julgo que tanto o D&D como o Vampire ficariam atrás de Exalted ou outros. Mas quanto a isto estou apenas a fazer suposições.